O impacto do aumento das taxas moderadoras no serviço de gastroenterologia do Centro Hospital do Algarve, E.P.E. - Hospital de Faro

Dada a conjetura económica atual, as taxas moderadoras são um dos temas de maior visibilidade para a população. Apesar de bem documentada observa-se uma carência de estudos nacionais e internacionais que analisam a utilização dos serviços de saúde e questões relacionadas com o acesso e a partilha de custos em saúde. Assim, esta dissertação tem como objetivo analisar o impacto do aumento das taxas moderadoras, evidenciado em Janeiro de 2012, no serviço de Gastroenterologia do Centro Hospitalar do Algarve. Empiricamente recorre-se a uma análise documental para encontrar alterações na utilização de consultas, unidade de técnicas e hospital de dia do serviço. Seguidamente realiza-se uma investigação por questionário, inquirindo-se 231 utentes, de forma a detetar a concordância com a existência e aumento das taxas moderadoras, a não ocorrência de utilização devido às taxas moderadoras e opinião dos utentes acerca da finalidade destas taxas e sua influência nas condições de saúde, no acesso e na qualidade dos cuidados prestados. Os principais resultados obtidos descrevem alterações na utilização dos cuidados de saúde prestados no serviço, embora estas não pareçam motivadas pelo aumento das taxas moderadoras. De uma forma geral, os utentes inquiridos perspetivam as taxas moderadoras de forma negativa, sendo que 17% viu o acesso aos cuidados de saúde condicionado pelo seu aumento. Há uma tendência para concordarem com a existência de taxas moderadoras, utentes com um melhor estado de saúde, que não necessitam regularmente de cuidados, que são mais letrados e auferem de rendimentos mais elevados.

Dissertação de mestrado, Gestão de Unidades de Saúde, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2013

Gestão empresarial Serviços de saúde Procura Acesso Custos Taxas moderadoras