Publication
Processos de formação contínua: limitações e eficácia em contextos de 1º ciclo - a vertente da educação especial
dc.contributor.advisor | Santo, José António dos Reis do Espírito | |
dc.contributor.author | Serafim, José Francisco de Aguiar | |
dc.date.accessioned | 2011-09-07T16:04:25Z | |
dc.date.available | 2011-09-07T16:04:25Z | |
dc.date.issued | 2007 | |
dc.description | Dissertação mest., Ciências da Educação, Universidade do Algarve, 2007 | por |
dc.description.abstract | Tendo em conta a importância da formação para uma acção educativa adequada às crianças portadoras de Necessidades Educativas Especiais, integradas no ensino regular, procurou-se através do presente estudo, averiguar junto de uma amostra constituída por oitenta professores do 1º ciclo: (1) a sua percepção sobre a formação contínua; (2) as limitações sentidas no trabalho com crianças portadoras de Necessidades Educativas Especiais; (3) que tipo de acções de formação foram frequentadas na área das NEE ou em áreas afins; (4) qual o contributo dessas acções para o seu desenvolvimento profissional; (5) como agem perante os alunos portadores de NEE. Possui também este estudo a finalidade de levar os docentes a reflectir sobre os seus conhecimentos e técnicas para trabalhar com alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Procurou-se questionar todos os docentes do primeiro ciclo, de apoio e titulares de turma, dos agrupamentos de escolas de Amareleja, Barrancos, Moura, Pias, Serpa e Vila Nova de S. Bento, sobre as suas experiências quanto à formação contínua, de uma forma geral, e a formação em educação especial, de maneira mais restrita. O nosso estudo, de carácter exploratório, desenvolveu-se em torno de duas abordagens teóricas: Formação Contínua de Professores e Necessidades Educativas Especiais. Após a análise e interpretação dos resultados pudemos concluir que os inquiridos, apesar de deixarem entender que a Formação Contínua poderá contribuir para uma melhor eficácia do processo educativo promovendo o seu desenvolvimento pessoal e PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTÍNUA - LIMITAÇÕES E EFICÁCIA EM CONTEXTOS DE 1ºCICLO – A Vertente da Educação Especial. profissional, sentem dificuldades na acção pedagógica com alunos portadores de Necessidades Educativas Especiais. | por |
dc.format | application/pdf | por |
dc.identifier.other | 374.7 SER*Pro Cave | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/315 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Teses | por |
dc.subject | Formação de adultos | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Formação contínua | por |
dc.subject | Ensino especial | por |
dc.subject | Necessidades educativas especiais | por |
dc.title | Processos de formação contínua: limitações e eficácia em contextos de 1º ciclo - a vertente da educação especial | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | por |
thesis.degree.grantor | Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação de Beja | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestre em Ciências da Educação. Especialização de Educação e Formação de Adultos | por |
Files
Original bundle
1 - 5 of 28
Loading...
- Name:
- Serafim00-1_1as_Paginas.pdf
- Size:
- 58.08 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
Loading...
- Name:
- Serafim00-2_Introducao.pdf
- Size:
- 34.92 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
Loading...
- Name:
- Serafim1-1_Formacao_de_Professores.pdf
- Size:
- 164.15 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
Loading...
- Name:
- Serafim1-2_Formacao_Inicial.pdf
- Size:
- 81.38 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format