Repository logo
 
Publication

Processos de formação contínua: limitações e eficácia em contextos de 1º ciclo - a vertente da educação especial

dc.contributor.advisorSanto, José António dos Reis do Espírito
dc.contributor.authorSerafim, José Francisco de Aguiar
dc.date.accessioned2011-09-07T16:04:25Z
dc.date.available2011-09-07T16:04:25Z
dc.date.issued2007
dc.descriptionDissertação mest., Ciências da Educação, Universidade do Algarve, 2007por
dc.description.abstractTendo em conta a importância da formação para uma acção educativa adequada às crianças portadoras de Necessidades Educativas Especiais, integradas no ensino regular, procurou-se através do presente estudo, averiguar junto de uma amostra constituída por oitenta professores do 1º ciclo: (1) a sua percepção sobre a formação contínua; (2) as limitações sentidas no trabalho com crianças portadoras de Necessidades Educativas Especiais; (3) que tipo de acções de formação foram frequentadas na área das NEE ou em áreas afins; (4) qual o contributo dessas acções para o seu desenvolvimento profissional; (5) como agem perante os alunos portadores de NEE. Possui também este estudo a finalidade de levar os docentes a reflectir sobre os seus conhecimentos e técnicas para trabalhar com alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Procurou-se questionar todos os docentes do primeiro ciclo, de apoio e titulares de turma, dos agrupamentos de escolas de Amareleja, Barrancos, Moura, Pias, Serpa e Vila Nova de S. Bento, sobre as suas experiências quanto à formação contínua, de uma forma geral, e a formação em educação especial, de maneira mais restrita. O nosso estudo, de carácter exploratório, desenvolveu-se em torno de duas abordagens teóricas: Formação Contínua de Professores e Necessidades Educativas Especiais. Após a análise e interpretação dos resultados pudemos concluir que os inquiridos, apesar de deixarem entender que a Formação Contínua poderá contribuir para uma melhor eficácia do processo educativo promovendo o seu desenvolvimento pessoal e PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTÍNUA - LIMITAÇÕES E EFICÁCIA EM CONTEXTOS DE 1ºCICLO – A Vertente da Educação Especial. profissional, sentem dificuldades na acção pedagógica com alunos portadores de Necessidades Educativas Especiais.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.identifier.other374.7 SER*Pro Cave
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/315
dc.language.isoporpor
dc.subjectTesespor
dc.subjectFormação de adultospor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectFormação contínuapor
dc.subjectEnsino especialpor
dc.subjectNecessidades educativas especiaispor
dc.titleProcessos de formação contínua: limitações e eficácia em contextos de 1º ciclo - a vertente da educação especialpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociaispor
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação de Bejapor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestre em Ciências da Educação. Especialização de Educação e Formação de Adultospor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 5 of 28
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Serafim00-0_Capa.pdf
Size:
47.67 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Serafim00-1_1as_Paginas.pdf
Size:
58.08 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Serafim00-2_Introducao.pdf
Size:
34.92 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Serafim1-1_Formacao_de_Professores.pdf
Size:
164.15 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Serafim1-2_Formacao_Inicial.pdf
Size:
81.38 KB
Format:
Adobe Portable Document Format