Publication
Competências parentais e perceção das dificuldades e capacidades dos filhos. Um estudo com pais e mães algarvios
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Nunes, Cristina | |
dc.contributor.author | Oliveira, Ângela Sofia Tavares | |
dc.date.accessioned | 2018-06-20T13:32:44Z | |
dc.date.available | 2018-06-20T13:32:44Z | |
dc.date.issued | 2017-12-18 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.description.abstract | As competências parentais percebidas são um constructo cognitivo e emocional que se refere aos julgamentos que os pais fazem sobre suas competências para desempenhar tarefas relacionadas com a parentalidade. São um determinante importante do comportamento parental e estão estreitamente relacionadas com o ajustamento e bem-estar infantil. O presente estudo teve como objetivo analisar as diferenças entre pais e mães nas competências parentais e na perceção das capacidades e dificuldades dos filhos. Participaram 164 pais (85 mães e 79 pais) com uma idade média de 39,15 anos aos quais foram aplicados, através de uma entrevista individual, os seguintes instrumentos: A Escala de Sentimento de Competência Parental, o Questionário de Capacidades e Dificuldades e um questionário de dados sociodemográficos. Não se observaram diferenças significativas entre as competências parentais percebidas de pais e mães nem na sua perceção acerca das dificuldades dos filhos. No entanto, na perceção das capacidades, os pais pontuaram mais baixo os filhos no comportamento pró-social do que as mães. Não se observaram diferenças nas competências parentais em função da idade e sexo dos filhos, nem ao nível do rendimento familiar. No entanto, as mães com mais idade consideraram-se menos eficazes no exercício parental. Quanto à perceção das capacidades e dificuldades dos filhos, os pais percecionaram os rapazes como sendo mais hiperativos e as raparigas como tendo mais comportamentos pró-sociais. Podemos concluir que quanto mais os pais se percecionam eficazes e satisfeitos no seu exercício parental menos problemas de comportamento e hiperatividade relatam nos filhos. A eficácia e satisfação parental são duas dimensões relevantes na parentalidade e deverão ser tidas em conta nos programas de promoção da parentalidade positiva. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201930358 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/10693 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Competências parentais percebidas | pt_PT |
dc.subject | Satisfação parental | pt_PT |
dc.subject | Eficácia parental | pt_PT |
dc.subject | Problemas de ajustamento infantil | pt_PT |
dc.title | Competências parentais e perceção das dificuldades e capacidades dos filhos. Um estudo com pais e mães algarvios | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Psicologia da Educação | pt_PT |