Repository logo
 
Publication

A criança, a publicidade e as práticas alimentares: uma investigação exploratória

dc.contributor.advisorSerra, Fernando
dc.contributor.authorRoldão, Paula Maria Espadinha
dc.date.accessioned2011-09-07T16:04:37Z
dc.date.available2011-09-07T16:04:37Z
dc.date.issued2007
dc.descriptionDissertação mest., Ciências da educação, Universidade do Algarve, 2007por
dc.description.abstractO excesso de peso e a obesidade são, no início deste século, dos mais graves problemas de saúde pública para Portugal, atingindo cerca de 52,4% da nossa população. Esta investigação teve como objectivos analisar de modo articulado: a publicidade relativa a produtos alimentares transmitida durante a programação infantil, o conteúdo alimentar das refeições intermédias das crianças e a respectiva qualidade e analisar o modo como os media são regulados em contexto doméstico e sua relação com as práticas alimentares. A investigação desenvolveu-se em três momentos; mais do que três momentos são três estudos articulados mas independentes. O primeiro estudo analisa os spots publicitários dos canais de televisão portuguesa: RTP1, SIC e TVI; o segundo debruça-se sobre as práticas alimentares de crianças em idade pré-escolar, analisando o conteúdo alimentar do respectivo lanche e merenda; o terceiro reporta-se aos resultados de um inquérito por questionário no sentido de estudar a opinião dos pais de crianças em idade pré-escolar e a influência das mensagens publicitárias televisivas no comportamento das crianças. Comprovámos pela análise e interpretação dos dados referentes aos três Estudos que: a estação que emitiu mais publicidade a produtos alimentares foi a SIC seguida da TVI; os produtos mais consumidos nas refeições intermédias pertencem às seguintes categorias: lacticínios, bolos/bolachas e cereais/derivados. Encontram-se muitos dos produtos publicitados no lanche e merenda, verificando-se que o grau de adequação alimentar das crianças é pouco adequado; a TV exerce uma forte influência sobre a criança e em particular sobre os pedidos de alimentos aos pais.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.identifier.other373.2 ROL*Cri Cave
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/402
dc.language.isoporpor
dc.subjectTesespor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectPublicidadepor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectTelevisãopor
dc.subjectConsumopor
dc.subjectAlimentaçãopor
dc.titleA criança, a publicidade e as práticas alimentares: uma investigação exploratóriapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociaispor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação. Especialização em Educação de Infânciapor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Anexos.pdf
Size:
1.55 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A Criança, a Publicidade e as Práticas Alimentares.pdf
Size:
786.7 KB
Format:
Adobe Portable Document Format