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Authors
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Abstract(s)
O presente relatório intitula-se “A participação e o envolvimento das famílias no jardim de infância”, tendo sido desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, durante o ano letivo de 2012/2013.
Esta investigação desenvolveu-se num jardim de infância, da cidade de Faro, onde foi realizada a Prática de Ensino Supervisionada e teve como objetivo compreender a participação e o envolvimento das famílias naquela instituição. Como orientação para esta investigação, tomámos como referência algumas questões de estudo relacionadas com a promoção da relação entre a família e o jardim de infância, as estratégias e atividades para a sua envolvência, o tipo de participação que é desenvolvida, o responsável pela criança que mais se relaciona com a instituição e as maiores dificuldades no envolvimento da família com a instituição.
O estudo, de natureza mista, quantitativo e qualitativo, recorreu à análise documental do Projeto Educativo da instituição e do Projeto Curricular de Grupo, de uma entrevista à educadora cooperante e da aplicação de inquéritos por questionários às famílias.
Os resultados revelaram que a participação das famílias é considerada como fundamental para o desenvolvimento das crianças, não só pela educadora, como também pela maior parte das famílias inquiridas, mostrando estas um grande interesse em participarem. Contudo, apesar do reconhecimento da importância da participação e envolvimento das famílias no jardim de infância estas apontam alguns obstáculos, nomeadamente a incompatibilidade de horários.
Description
Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2013
Keywords
Educação pré-escolar Jardim de infância Famílias Participação Envolvimento