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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A presente dissertação avalia o serviço prestado pelo Instituto do Emprego e Formação
Profissional I.P. (IEFP) na área do emprego, nomeadamente em relação aos Centros de
Emprego existentes em 2011. O seu principal objetivo consiste em identificar os
Centros de Emprego com melhores desempenhos ao nível da prestação de serviços e
explorar eventuais trade-offs entre as diferentes dimensões de desempenho.
A investigação empírica utilizou a metodologia Data Envelopment Analysis (DEA) e,
através da conjugação de várias variáveis, foram desenvolvidos vários modelos cujo
objetivo fundamental foi o de procurar avaliar o desempenho de 81 Centros de Emprego
nacionais na execução das várias fases do processo de ajustamento entre a oferta e a
procura de emprego, incluindo a gestão dos programas ativos de emprego.
Os resultados da nossa análise permitiram concluir que existe uma variabilidade muito
grande entre os níveis de eficiência e eficácia dos 81 Centros de Emprego analisados,
indiciando um potencial de melhoramento muito significativo. Globalmente, os
resultados sugerem que a área onde os centros estão a fazer uma utilização mais
eficiente dos seus recursos refere-se aos programas ativos de emprego. Por sua vez, a
área com piores desempenhos diz respeito ao custo-efetividade das atividades realizadas
pelos centros. Para além disto, os resultados também indiciam a existência de trade-offs
entre as várias dimensões de desempenho, sugerindo que em alguns centros, bons
desempenhos em determinadas áreas podem estar a ser concretizados em detrimento de
outras.
Description
Dissertação de mestrado, Gestão Empresarial, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2013
Keywords
Gestão empresarial Eficiência Data envelopment analysis Centros de emprego
