Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Histórias com história dentro

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O presente relatório pretende aprofundar conhecimentos acerca do contributo da transversalidade/transdisciplinaridade e monodocência em sala de aula. O trabalho define-se como um estudo de caráter qualitativo, realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionado do curso de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, em duas escolas do Agrupamento de Escolas Albufeira Poente, envolvendo duas turmas do 5.º e 6.º anos do ensino básico. Defino, como objetivo central de estudo e intervenção educativa, compreender a forma pela qual um docente de duas áreas disciplinares distintas, como é o caso do Português e da História e Geografia de Portugal, pode utilizar o mesmo recurso pedagógico nas duas disciplinas, simultaneamente, para lecionar conteúdos diferentes, permitindo-lhe, assim, uma maior e melhor flexibilidade curricular. O estudo assenta numa atividade em sala de aula, tendo sido definida uma estratégia de ação para os vários momentos de leitura. O recurso utilizado foi a obra literária de José Gomes Ferreira, as Aventuras de João Sem Medo. Panfleto mágico em forma de romance (1963), incluído no Plano Nacional de Leitura, envolvendo os alunos no processo enquanto atores ativos acerca da exequibilidade, ou não, do mesmo recurso para diferentes áreas disciplinares.
This report aims to deepen knowledge about the contribution of transverse / transdisciplinary and single teaching in the classroom. This project work is defined as a qualitative study, carried out under the Supervised Teaching Practice of the Master's degree in Teaching of the 1st and 2nd cycle of primary education in two schools of the Group of Schools of Albufeira Poente, involving two classes of the 5th and 6th grade of primary education. My main objective of study and educational intervention is to understand how a teacher in two subject areas, such as Portuguese/History and Geography of Portugal, can use the same teaching resources in both cases at the same time to teach different contents, allowing a bigger and better curriculum flexibility. The study is based on a classroom activity and an action plan for the various moments of reading is set. The resource used was the literary work of José Gomes Ferreira, the Aventuras de João Sem Medo (1963), included in the National Reading Plan and involving students in the process as active actors concerning the viability, or not, of the same resource to different subject areas.

Description

Dissertação de Mestrado, Educação de 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2016

Keywords

Transversalidade Transdisciplinaridade Ensino-aprendizagem Monodocência Leitura Transversal Transdisciplinary Teaching and learning Teacher for all content Lecture

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License