Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relação educativa escola-família: opiniões de educadores de infância do movimento da escola moderna

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
capa.pdf37.45 KBAdobe PDF Download
graça.pdf470.09 KBAdobe PDF Download
questionário.pdf37.05 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O estudo apresentado foi desenvolvido em torno da questão central: o modo como os educadores, que exercem as suas práticas segundo os princípios filosófico do MEM, concebem o trabalho com as famílias. A nível metodológico optou-se por uma perspectiva qualitativa e quantitativa, realizaram-se inquéritos por questionário em várias escolas modelo do MEM. A amostra é constituída por vinte e uma educadoras de infância que trabalham em escolas do MEM. Os questionários eram compostos por questões fechadas, semi-abertas, abertas, obteve-se assim um conjunto de dados que nos permitiram analisar de forma mais coerente e profunda o modo como os educadores do MEM concebem e constroem as relações com os pais. Conclui-se que estes educadores incentivam a família a participar activamente na vida do jardim de infância através de um conjunto de práticas educativas inerentes à filosofia do MEM, promovendo a assim o envolvimento da família na educação dos filhos.

Description

Dissertação mest., Ciências da Educação, Universidade do Algarve, 2007

Keywords

Teses Educação de infância Educadores Família MEM Participação Práticas educativas

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License