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Inclusão e qualidade de vida em crianças com necessidades educativas especiais: representações e expetativas das famílias
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Borges, Maria Leonor | |
dc.contributor.author | Caetano, Natércia da Conceição Mealha | |
dc.date.accessioned | 2016-04-04T09:58:36Z | |
dc.date.available | 2016-04-04T09:58:36Z | |
dc.date.issued | 2015-09-23 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.description | Dissertação de mestrado, Educação Especial (Domínios Cognitivo e Motor), Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2015 | |
dc.description.abstract | O presente estudo, de natureza qualitativa, aborda a temática da inclusão e qualidade de vida em crianças com necessidades educativas especiais. Trata-se de dar voz aos pais procurando compreender o que significa para eles os seus filhos terem qualidade de vida e qual o papel da inclusão educativa, de forma a desenvolver estratégias que os envolva na intervenção educativa e assim, contribuir para a sua inclusão e qualidade de vida. Como tal, centramo-nos no estudo dos testemunhos de pais de crianças com necessidades educativas especiais, tendo como objetivo geral compreender as representações sobre a qualidade de vida na promoção da inclusão dos filhos. Tendo em vista o objetivo traçado, optou-se por uma metodologia qualitativa, adotando o paradigma interpretativo, recorrendo a entrevistas semiestruturadas e a uma entrevista de grupo focal (focus group). Participaram no estudo nove famílias com crianças com necessidades educativas especiais, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 3 e os 7 anos, de cinco concelhos do Algarve. Em síntese, o estudo revela que para a promoção da qualidade de vida dos seus filhos com NEE, a valorização que os pais atribuem às dimensões de bem-estar material e emocional e o acesso a serviços médicos e terapêuticos, sociais e educativos. Como principais obstáculos sobressaem as atitudes de ceticismo e discriminação, a resposta parcial ou ineficaz do sistema educativo e a manutenção da falta de intervenção do Estado. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201363038 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/7930 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação especial | pt_PT |
dc.subject | Crianças | pt_PT |
dc.subject | Qualidade de vida | pt_PT |
dc.subject | Famílias | pt_PT |
dc.subject | Inclusão | pt_PT |
dc.subject | Necessidades educativas especiais | pt_PT |
dc.title | Inclusão e qualidade de vida em crianças com necessidades educativas especiais: representações e expetativas das famílias | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Especial. Domínios Cognitivo e Motor | pt_PT |
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