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Inclusão e qualidade de vida em crianças com necessidades educativas especiais: representações e expetativas das famílias

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBorges, Maria Leonor
dc.contributor.authorCaetano, Natércia da Conceição Mealha
dc.date.accessioned2016-04-04T09:58:36Z
dc.date.available2016-04-04T09:58:36Z
dc.date.issued2015-09-23
dc.date.submitted2015
dc.descriptionDissertação de mestrado, Educação Especial (Domínios Cognitivo e Motor), Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2015
dc.description.abstractO presente estudo, de natureza qualitativa, aborda a temática da inclusão e qualidade de vida em crianças com necessidades educativas especiais. Trata-se de dar voz aos pais procurando compreender o que significa para eles os seus filhos terem qualidade de vida e qual o papel da inclusão educativa, de forma a desenvolver estratégias que os envolva na intervenção educativa e assim, contribuir para a sua inclusão e qualidade de vida. Como tal, centramo-nos no estudo dos testemunhos de pais de crianças com necessidades educativas especiais, tendo como objetivo geral compreender as representações sobre a qualidade de vida na promoção da inclusão dos filhos. Tendo em vista o objetivo traçado, optou-se por uma metodologia qualitativa, adotando o paradigma interpretativo, recorrendo a entrevistas semiestruturadas e a uma entrevista de grupo focal (focus group). Participaram no estudo nove famílias com crianças com necessidades educativas especiais, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 3 e os 7 anos, de cinco concelhos do Algarve. Em síntese, o estudo revela que para a promoção da qualidade de vida dos seus filhos com NEE, a valorização que os pais atribuem às dimensões de bem-estar material e emocional e o acesso a serviços médicos e terapêuticos, sociais e educativos. Como principais obstáculos sobressaem as atitudes de ceticismo e discriminação, a resposta parcial ou ineficaz do sistema educativo e a manutenção da falta de intervenção do Estado.pt_PT
dc.identifier.tid201363038
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/7930
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação especialpt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectQualidade de vidapt_PT
dc.subjectFamíliaspt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectNecessidades educativas especiaispt_PT
dc.titleInclusão e qualidade de vida em crianças com necessidades educativas especiais: representações e expetativas das famíliaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especial. Domínios Cognitivo e Motorpt_PT

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