Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.3 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do Curso de Mestrado em Educação Pré-escolar, tendo como temática o jogo dramático na promoção das interações entre crianças em idade pré-escolar.
Tomando como ponto de partida a problemática identificada no seio do grupo, onde observei problemas relacionais, nomeadamente a não-aceitação de uma das crianças que integrou o grupo apenas no presente ano letivo, pretendi investigar em que medida o jogo dramático, numa perspetiva pedagógica de Educação pela Arte, poderia contribuir para a promoção da interação dentro do grupo, promovendo a integração social desta nova criança e a sua aceitação no mesmo, contribuindo, ao mesmo tempo, para o fomentar da sua capacidade de afirmação, a sua autonomia e autoestima.
Neste sentido delineei um estudo investigativo de cariz qualitativo assente num projeto equiparável a uma metodologia de investigação-ação. Assim, foram planificadas seis sessões de expressão dramática, implementadas durante seis semanas consecutivas, tendo por base, uma metodologia de trabalho que entende a criança como um ser ativo e competente na construção do seu conhecimento e privilegiando a expressividade e a criatividade livre da criança.
Desta forma, privilegiei o jogo dramático como estratégia de atuação na medida em que o considero como uma forma de atuação que toma a criança como um todo, concorrendo para o seu desenvolvimento biopsicossocial.
O estudo revelou alterações no comportamento da criança alvo, bem como no grupo, denunciando o início da aceitação e integração desta criança e contribuindo, igualmente, para fomentar a sua autoconfiança, autoestima e autoafirmação.
Description
Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2013
Keywords
Educação pré-escolar Interação social Educação pela arte Artes dramáticas Jogos dramáticos