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Advisor(s)
Abstract(s)
O Grupo de Ajuda a Toxicodependentes (GATO) é uma instituição, sem fins lucrativos
e de utilidade pública, que atua ao nível da prevenção, tratamento e (re)inserção de
pessoas com problemas de consumo de drogas ilícitas, crianças e jovens em risco,
população desfavorecida e inserida na medida de Rendimento Social de Inserção (RSI).
No desenvolvimento da atividade do GATO são executadas campanhas de marketing de
cariz social que, através da informação veiculada e meios utilizados, procuram
sensibilizar a sua população-alvo, captar clientes, promover a sua aproximação à
instituição e a apropriação de comportamentos preventivos, bem como difusão da
imagem da instituição junto da restante comunidade.
Neste pressuposto, o presente estudo permitirá, não só através de um inquérito por
questionário aplicado à população-alvo constituída pelos clientes da Instituição GATO,
como também de informação recolhida junto dos técnicos responsáveis, recolher dados
que serão analisados mediante um esquema metodológico composto por duas etapas.
Numa primeira fase aplicar-se-á uma Análise Não Linear de Correlações Canónicas
(OVERALS) com o objetivo de detetar padrões entre os vários conjuntos de variáveis.
Numa segunda etapa, com os resultados obtidos e com o recurso a uma Análise Não
Hierárquica de Cluster, designadamente o procedimento Two-Step Clustering, será
possível constituir grupos de indivíduos, os quais serão posteriormente validados
mediante o Teste de Bonferroni de forma a constituírem-se Topologias e Tipologias de
clientes que possibilitem orientações para o desenvolvimento de campanhas de
marketing, consentâneas com o objeto social da organização.
Description
Keywords
Marketing social Rendimento mínimo Toxicodependentes Prevenção Tratamento Inserção social