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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A presente investigação, no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação/Área de especialização em Formação de Adultos, assumiu, como principal objetivo, conhecer as causas e as consequências do abandono do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) ocorrido no CNO de Cuba, no período 2006-2010.
Para a realização deste projeto de intervenção, foi adotada uma metodologia de caráter qualitativo baseada nas informações obtidas através da aplicação de entrevistas semiestruturadas. Por conseguinte, realizaram-se entrevistas a nove adultos que desistiram do processo de RVCC, no período 2006-2010, do Centro Novas Oportunidades de Cuba.
O trabalho de projeto está dividido em duas partes: uma parte que sustenta os principais contributos teóricos, centradas na Educação Permanente/Educação de Adultos/Aprendizagem ao Longo da Vida/Abandono/Processo de RVCC em Portugal – perspetiva histórica e na contextualização da pesquisa; uma parte prática, que comporta o desenho da investigação, análise e interpretação da informação recolhida.
A análise dos resultados permitiu-nos concluir que foram várias as razões para a não conclusão do processo. No entanto, as que mais se destacaram foram: o horário em que decorriam as sessões, que não era compatível com os horários profissionais, o desagrado com a forma como o processo se desenvolvia e, também, as questões pessoais e profissionais.
Description
Dissertação de mest., Educação e Formação de Adultos, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2012
Keywords
Educação de adultos Formação de adultos Educação permanente Abandono escolar RVCC