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Authors
Abstract(s)
Esta investigação surgiu no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) e tem como temática a experimentação de um conjunto de estratégias, que visam ajudar uma criança de três anos a lidar com situações de frustração, desencadeadoras de conflitos.
É uma investigação de natureza qualitativa que incide apenas numa única criança de três anos. Visa compreender de que forma é que o educador pode ajudar uma criança que manifesta baixa resistência à frustração, que se encontra constantemente no seio de conflitos e que desafia a autoridade do adulto e a regra.
A primeira etapa deste estudo consistiu na observação direta e participante, que permitiu o acompanhamento diário das rotinas do grupo, da intervenção da educadora e do comportamento das crianças no geral. A segunda etapa consistiu na elaboração e aplicação de fichas de registo de incidentes críticos que possibilitaram a seleção da criança a ser estudada. Complementarmente e através de duas fichas de avaliação individualizada da autoria de Portugal e Laevers (2010), realizou-se uma caracterização detalhada da criança. O estudo incluiu a implementação de um conjunto de estratégias e atividades com vista a ajudar a criança em estudo a lidar com situações frustrantes, promovendo o autoconhecimento e o autocontrolo e incluiu a realização de um teste sociométrico de forma a compreender as relações sociais da criança no seio do grupo em que estava inserida.
Os resultados revelam que ocorreram alterações positivas no comportamento da criança, demonstrando maior afetividade com os colegas e um maior nível de implicação nas atividades em grande grupo. Consideramos que o desenvolvimento do autocontrolo foi benéfico para a criança e que contribuiu para o aumento da sua autoestima e para a melhoria das suas relações interpessoais. Assinalou uma melhoria do seu bem-estar no quotidiano no jardim de infância.
Description
Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014
Keywords
Educação pré-escolar Insucesso Conflitos Estratégias Autocontrolo
