Repository logo
 
Publication

Estratégias de intervenção para ajudar uma criança de 3 anos a lidar com situações de frustração

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCoelho, Ana Cristina Hurtado de Matos
dc.contributor.advisorLudovico, Olga Maria Teixeira Amaral
dc.contributor.authorSolá, Ana Ester Cavaleiro
dc.date.accessioned2016-05-17T12:58:08Z
dc.date.available2016-05-17T12:58:08Z
dc.date.issued2014
dc.date.submitted2014
dc.descriptionDissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014
dc.description.abstractEsta investigação surgiu no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) e tem como temática a experimentação de um conjunto de estratégias, que visam ajudar uma criança de três anos a lidar com situações de frustração, desencadeadoras de conflitos. É uma investigação de natureza qualitativa que incide apenas numa única criança de três anos. Visa compreender de que forma é que o educador pode ajudar uma criança que manifesta baixa resistência à frustração, que se encontra constantemente no seio de conflitos e que desafia a autoridade do adulto e a regra. A primeira etapa deste estudo consistiu na observação direta e participante, que permitiu o acompanhamento diário das rotinas do grupo, da intervenção da educadora e do comportamento das crianças no geral. A segunda etapa consistiu na elaboração e aplicação de fichas de registo de incidentes críticos que possibilitaram a seleção da criança a ser estudada. Complementarmente e através de duas fichas de avaliação individualizada da autoria de Portugal e Laevers (2010), realizou-se uma caracterização detalhada da criança. O estudo incluiu a implementação de um conjunto de estratégias e atividades com vista a ajudar a criança em estudo a lidar com situações frustrantes, promovendo o autoconhecimento e o autocontrolo e incluiu a realização de um teste sociométrico de forma a compreender as relações sociais da criança no seio do grupo em que estava inserida. Os resultados revelam que ocorreram alterações positivas no comportamento da criança, demonstrando maior afetividade com os colegas e um maior nível de implicação nas atividades em grande grupo. Consideramos que o desenvolvimento do autocontrolo foi benéfico para a criança e que contribuiu para o aumento da sua autoestima e para a melhoria das suas relações interpessoais. Assinalou uma melhoria do seu bem-estar no quotidiano no jardim de infância.pt_PT
dc.identifier.tid202257711
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/8254
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectInsucessopt_PT
dc.subjectConflitospt_PT
dc.subjectEstratégiaspt_PT
dc.subjectAutocontrolopt_PT
dc.titleEstratégias de intervenção para ajudar uma criança de 3 anos a lidar com situações de frustraçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 5 of 14
Loading...
Thumbnail Image
Name:
1-Estratégias de intervenção para ajudar uma criança de 3 anos....pdf
Size:
863.7 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
5-AnexoI-Ficha-de-avaliação-individualizada-F1i.pdf
Size:
223.35 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
6-AnexoII-Ficha de análise-e-reflexão-individualizada-de-crianças-F2i.pdf
Size:
196.18 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
7-AnexoIII-F1i-preenchida.pdf
Size:
320.34 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
8-AnexoIV-F2i-preenchida.pdf
Size:
182.57 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: