Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.59 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A reflexão sobre o meu percurso formativo surge como um desafio que pretende demonstrar, refletir e autoavaliar o futuro desenvolvimento do meu percurso pessoal e profissional, bem como das situações de aprendizagem que vieram contribuir para uma resposta às minhas necessidades intrínsecas e extrínsecas.
Por entre momentos de observação e de prática pedagógica, a importância de tirar partido de ambas as situações garantiu não só, a construção e desenvolvimento da minha identidade profissional, como também a evolução de um olhar crítico capaz de refletir acerca de todo o processo até então percorrido.
Deste percurso emergiu uma problemática de investigação, denominado por interdisciplinaridade (articulação curricular). Ao longo deste relatório, esse conceito toma como ideia central compreender como, e se é desenvolvida articulação curricular dentro da sala de aula e como esta é importante para o desenvolvimento do conhecimento dos alunos. Apresenta-se e interpreta-se os resultados obtidos através da análise das planificações semanais da docente titular, bem como da entrevista semiestruturada realizada à mesma como forma de resposta ao problema de investigação presente neste relatório de prática de ensino supervisionada.
Description
Dissertação de mest., Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2012
Keywords
Percurso formativo Interdisciplinaridade Articulação curricular Reflexão Prática docente