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Authors
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Abstract(s)
Este estudo de intervenção tem como objectivo estudar se a consciência morfológica
em crianças de cinco anos é susceptível de ser estimulada através de uma
intervenção específica, antes da iniciação formal à leitura e escrita.
Avaliaram-se os efeitos do treino em consciência morfológica na capacidade das
crianças para: a) captarem o tipo de transformação morfológica existente entre um par
de palavras e aplicarem-no, por analogia, a estímulos novos; b) usarem processos de
flexão e derivação na formação de famílias de palavras; c) acederem à constituição
morfémica dos estímulos (morfema-base e afixos), reconhecer o seu significado
particular e interpretar os morfemas em conjunto, em pseudo-palavras. Neste estudo
participaram 45 crianças de cinco anos de idade, a frequentar um jardim-de-infância,
divididas em três condições experimentais: a) grupo experimental, com intervenção em
consciência morfológica; b) grupo de controlo 1, com acesso aos mesmos materiais
mas sem intervenção em consciência morfológica; c) grupo de controlo 2, sem
intervenção.
Os resultados obtidos revelaram uma significativa superioridade das crianças do grupo
experimental, em relação aos dois grupos de controlo, quanto a duas capacidades
estudadas: o uso de processos de flexão e derivação na formação de famílias de
palavras e o acesso à constituição morfémica dos estímulos (morfema-base e afixos),
reconhecimento do seu significado particular e interpretação dos morfemas em
conjunto. No entanto, não foram encontradas diferenças quanto à habilidade para usar
analogias entre palavras. Este último resultado pode dever-se à grande complexidade
da morfologia verbal envolvida. Comprovou-se ainda que o efeito da intervenção era
específico dado que todos os grupos continuaram equivalentes em inteligência verbal.
Conclui-se assim que é possível estimular alguns aspectos importantes do
desenvolvimento da consciência morfológica em crianças de cinco anos, antes da
iniciação formal à leitura e escrita.
Description
Dissertação mest., Ciências da educação - Educação de infância, Universidade do Algarve, 2007
Keywords
Teses Educação infantil Consciência Palavras Interpretação