Publication
A importância do método TEACCH na inclusão de uma criança autista: estudo de caso
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Luísa, Cláudia | |
dc.contributor.author | Fortunato, Ana Rita Jesus | |
dc.date.accessioned | 2016-03-17T16:48:59Z | |
dc.date.available | 2016-03-17T16:48:59Z | |
dc.date.issued | 2016-01-20 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.description | Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2015 | |
dc.description.abstract | Este relatório de investigação intitulado de A importância do Método TEACCH na inclusão de uma criança autista partiu do vasto interesse que me despertam as Necessidades Educativas Especiais e o desejo de querer saber mais sobre o tema. Este estudo tem como objetivos aprofundar conhecimentos acerca da Perturbação do Espectro do Autismo, perceber como funciona o Método TEACCH - Treatment and Education of Autistic and Related Communication Handicapped Children e compreender em que medida o referido método é facilitador do processo de inclusão na educação pré-escolar. De forma a atingir todos os objetivos foi necessário pensar na metodologia mais adequada. Assim, começámos por fazer uma pesquisa bibliográfica acerca do tema, por realizar entrevistas semiestruturas às técnicas da instituição e por fazer observação participante na sala. Sendo que o relatório de investigação recai sobre o estudo de caso de uma criança autista em idade pré-escolar, foram também realizadas atividades com o menino de forma a melhorar as suas necessidades e agilizar as suas fragilidades. Finalizado o trabalho foi possível aprofundar e ficar conhecedora de muitos assuntos referidos nas PEA - Perturbação do Espectro do Autismo bem como acerca do método TEACCH e verificar em que medida o mesmo ajudou na inclusão da criança em contexto escolar. Concluí-se também que existiu uma melhoria global do desempenho das tarefas diárias em sala e uma integração da criança no grupo. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201374170 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/7874 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Autismo | pt_PT |
dc.subject | Métodos pedagógicos | pt_PT |
dc.subject | Inclusão | pt_PT |
dc.title | A importância do método TEACCH na inclusão de uma criança autista: estudo de caso | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- A importânia do Método TEACCH na inclusão de uma criança autista.pdf
- Size:
- 1.13 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 3.46 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: