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Authors
Abstract(s)
Este trabalho centra-se na problemática do Reconhecimento e Validação de competências, mais concretamente nas representações que os profissionais e os formadores de RVCC têm das suas funções. Procura-se também investigar as representações dos adultos que frequentam ou já frequentaram o processo.
Esta investigação filia-se na metodologia de estudo de caso, incidindo na equipa técnico-pedagógica do Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária António Inácio da Cruz em Grândola.
As práticas de RVCC, objecto desta investigação, enquadram-se num paradigma de Educação/ Formação ao Longo da Vida, valorizando todo o tipo de aprendizagens realizadas pelos adultos ao longo das suas trajectórias pessoais, sociais e profissionais, incluindo as aprendizagens formais, mas valorizando, sobretudo, as aprendizagens não-formais e informais.
Encontrando suporte teórico - conceptual nas abordagens da aprendizagem e da educação/formação de adultos, estas práticas emergentes são, no entanto, do ponto de vista da investigação educativa, ainda pouco aprofundadas.
O estudo divide-se em duas partes: enquadramento teórico (primeira parte) e estudo empírico (segunda parte).
Na primeira parte é mobilizada literatura para permitir uma maior compreensão da temática em estudo.
Na segunda parte (estudo empírico), delimita-se a problemática, estabelecem-se os objectivos a atingir, menciona-se o processo metodológico seguido, apresentam-se e interpretam-se os dados recolhidos.
Por fim apresentam-se as conclusões mais relevantes decorrentes desta investigação
Description
Dissertação de mest., Ciências da Educação (Educação e Formação de Adultos), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2011
Keywords
Educação e formação de adultos Reconhecimento Validação Portefólio reflexivo de aprendizagem