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O suporte parental e autoeficácia nos processos de exploração e de tomada de decisão de carreira, em alunos do ensino secundário
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Gamboa, Vitor Manuel Pacheco | |
dc.contributor.author | Estreia, Micaela Isabel Vaz | |
dc.date.accessioned | 2017-11-09T08:57:34Z | |
dc.date.available | 2017-11-09T08:57:34Z | |
dc.date.issued | 2017-06-13 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.description | Dissertação de mestrado, Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2017 | |
dc.description.abstract | O processo vocacional inicia-se muito cedo, remetendo-nos para a infância, no qual a família representa uma especial importância (Kracke, 2002; Santos, 2005; Carvalho & Taveira, 2009; Palos & Drobot, 2010; Carvalho & Taveira, 2012; Porfeli & Lee, 2012; Turan, Çelik, & Turan, 2014; Soares, 2016). Estudos empíricos evidenciam, ao longo do tempo, um aumento das atividades de exploração vocacional e uma diminuição da indecisão, consoante o suporte percebido do pai e da mãe (e.g., Dietrich et al., 2009; Germejis & Verschueren, 2009; Palos & Drobot, 2010; Dietrich et al., 2011; Zhang et al., 2015). Neste âmbito, o objetivo geral desta investigação pretende analisar o efeito do suporte parental percebido (pai e mãe) no processo de exploração e de indecisão de carreira, bem como na autoeficácia para a tomada de decisão de carreira. Os resultados das análises de regressão sustentam a relevância das duas medidas de suporte parental, uma vez que os efeitos do suporte da mãe são mais expressivos na exploração de si próprio, enquanto o suporte do pai tem um efeito significativo sobretudo na exploração do meio e na exploração sistemática. No que se refere à Autoeficácia, esta variável que surge associado ao suporte parental, revelou-se um preditor significativo da exploração e da indecisão. Por fim, são discutidas implicações para futura investigação e para a prática vocacional | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201741164 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/10167 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento vocacional | pt_PT |
dc.subject | Exploração vocacional | pt_PT |
dc.subject | Indecisão vocacional | pt_PT |
dc.subject | Suporte parental | pt_PT |
dc.subject | Suporte percebido da mãe | pt_PT |
dc.subject | Suporte percebido do pai | pt_PT |
dc.subject | Autoeficácia | pt_PT |
dc.title | O suporte parental e autoeficácia nos processos de exploração e de tomada de decisão de carreira, em alunos do ensino secundário | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Psicologia da Educação | pt_PT |