Repository logo
 
Publication

O suporte parental e autoeficácia nos processos de exploração e de tomada de decisão de carreira, em alunos do ensino secundário

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorGamboa, Vitor Manuel Pacheco
dc.contributor.authorEstreia, Micaela Isabel Vaz
dc.date.accessioned2017-11-09T08:57:34Z
dc.date.available2017-11-09T08:57:34Z
dc.date.issued2017-06-13
dc.date.submitted2017
dc.descriptionDissertação de mestrado, Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2017
dc.description.abstractO processo vocacional inicia-se muito cedo, remetendo-nos para a infância, no qual a família representa uma especial importância (Kracke, 2002; Santos, 2005; Carvalho & Taveira, 2009; Palos & Drobot, 2010; Carvalho & Taveira, 2012; Porfeli & Lee, 2012; Turan, Çelik, & Turan, 2014; Soares, 2016). Estudos empíricos evidenciam, ao longo do tempo, um aumento das atividades de exploração vocacional e uma diminuição da indecisão, consoante o suporte percebido do pai e da mãe (e.g., Dietrich et al., 2009; Germejis & Verschueren, 2009; Palos & Drobot, 2010; Dietrich et al., 2011; Zhang et al., 2015). Neste âmbito, o objetivo geral desta investigação pretende analisar o efeito do suporte parental percebido (pai e mãe) no processo de exploração e de indecisão de carreira, bem como na autoeficácia para a tomada de decisão de carreira. Os resultados das análises de regressão sustentam a relevância das duas medidas de suporte parental, uma vez que os efeitos do suporte da mãe são mais expressivos na exploração de si próprio, enquanto o suporte do pai tem um efeito significativo sobretudo na exploração do meio e na exploração sistemática. No que se refere à Autoeficácia, esta variável que surge associado ao suporte parental, revelou-se um preditor significativo da exploração e da indecisão. Por fim, são discutidas implicações para futura investigação e para a prática vocacionalpt_PT
dc.identifier.tid201741164pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/10167
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDesenvolvimento vocacionalpt_PT
dc.subjectExploração vocacionalpt_PT
dc.subjectIndecisão vocacionalpt_PT
dc.subjectSuporte parentalpt_PT
dc.subjectSuporte percebido da mãept_PT
dc.subjectSuporte percebido do paipt_PT
dc.subjectAutoeficáciapt_PT
dc.titleO suporte parental e autoeficácia nos processos de exploração e de tomada de decisão de carreira, em alunos do ensino secundáriopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.namePsicologia da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Micaela Isabel Vaz Estreia .pdf
Size:
995.82 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.41 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: