Repository logo
 
Publication

Conceções dos/as estudantes sobre a ditadura e a democracia em Portugal em uma turma do 2.º ciclo do Ensino Básico no Algarve

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorAnica, Aurízia
dc.contributor.advisorDias, Maria do Livramento
dc.contributor.authorSantos, Ana Vanessa
dc.date.accessioned2023-01-23T17:26:44Z
dc.date.available2023-01-23T17:26:44Z
dc.date.issued2022-06-14
dc.description.abstractO presente estudo procura compreender as conceções de Ditadura e de Democracia dos/as estudantes do final do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Ambos os conceitos começam a ser estudados em História e Geografia de Portugal no 6.º ano, com o tema Portugal no passado: o conceito de Ditadura começa a ser tratado aquando do estudo do subtema “Os anos de ditadura” e o conceito de Democracia no subtema “O 25 de Abril e a construção da democracia”. A investigação decorreu no ano letivo 2020/2021, durante a Prática de Ensino Supervisionada, com uma turma de 6.º ano de uma Escola Básica do concelho de Olhão. A recolha de dados foi realizada à distância, devido à pandemia COVID-19 que se vivia no momento e que obrigou ao fecho das escolas no concelho. O estudo pretende responder à questão: Quais as conceções de estudantes do final do 2.º CEB sobre a Ditadura e a Democracia em Portugal? A metodologia utilizada foi predominantemente qualitativa/interpretativa, pois o objetivo principal era conhecer as suas noções sobre o tema. Contudo, sempre que necessário, foram utilizados, também, métodos quantitativos, para proceder a uma melhor leitura e compreensão dos dados obtidos. Para a recolha de dados foi aplicado um inquérito por questionário na plataforma Google Forms e, posteriormente, solicitou-se aos/às participantes que escrevessem um texto acerca do tema. Os resultados obtidos sugerem que os/as estudantes da turma têm plena consciência de que um regime ditatorial é autoritário e absoluto, que nega direitos e liberdades aos/às cidadãos/ãs, sobretudo às mulheres. Além disto, todos/as os/as participantes no estudo afirmaram que o regime democrático é o mais favorável, visto ser constitucional e liberal.pt_PT
dc.identifier.tid203072715pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/18900
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectNoção de democraciapt_PT
dc.subjectNoção de ditadurapt_PT
dc.subjectEB 2.º ciclopt_PT
dc.subjectEnsino da história e geografia de Portugalpt_PT
dc.titleConceções dos/as estudantes sobre a ditadura e a democracia em Portugal em uma turma do 2.º ciclo do Ensino Básico no Algarvept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de PES - Ana Santos (n.º 57893).pdf
Size:
1.06 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: