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Conceções dos/as estudantes sobre a ditadura e a democracia em Portugal em uma turma do 2.º ciclo do Ensino Básico no Algarve
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Anica, Aurízia | |
dc.contributor.advisor | Dias, Maria do Livramento | |
dc.contributor.author | Santos, Ana Vanessa | |
dc.date.accessioned | 2023-01-23T17:26:44Z | |
dc.date.available | 2023-01-23T17:26:44Z | |
dc.date.issued | 2022-06-14 | |
dc.description.abstract | O presente estudo procura compreender as conceções de Ditadura e de Democracia dos/as estudantes do final do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Ambos os conceitos começam a ser estudados em História e Geografia de Portugal no 6.º ano, com o tema Portugal no passado: o conceito de Ditadura começa a ser tratado aquando do estudo do subtema “Os anos de ditadura” e o conceito de Democracia no subtema “O 25 de Abril e a construção da democracia”. A investigação decorreu no ano letivo 2020/2021, durante a Prática de Ensino Supervisionada, com uma turma de 6.º ano de uma Escola Básica do concelho de Olhão. A recolha de dados foi realizada à distância, devido à pandemia COVID-19 que se vivia no momento e que obrigou ao fecho das escolas no concelho. O estudo pretende responder à questão: Quais as conceções de estudantes do final do 2.º CEB sobre a Ditadura e a Democracia em Portugal? A metodologia utilizada foi predominantemente qualitativa/interpretativa, pois o objetivo principal era conhecer as suas noções sobre o tema. Contudo, sempre que necessário, foram utilizados, também, métodos quantitativos, para proceder a uma melhor leitura e compreensão dos dados obtidos. Para a recolha de dados foi aplicado um inquérito por questionário na plataforma Google Forms e, posteriormente, solicitou-se aos/às participantes que escrevessem um texto acerca do tema. Os resultados obtidos sugerem que os/as estudantes da turma têm plena consciência de que um regime ditatorial é autoritário e absoluto, que nega direitos e liberdades aos/às cidadãos/ãs, sobretudo às mulheres. Além disto, todos/as os/as participantes no estudo afirmaram que o regime democrático é o mais favorável, visto ser constitucional e liberal. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203072715 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/18900 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Noção de democracia | pt_PT |
dc.subject | Noção de ditadura | pt_PT |
dc.subject | EB 2.º ciclo | pt_PT |
dc.subject | Ensino da história e geografia de Portugal | pt_PT |
dc.title | Conceções dos/as estudantes sobre a ditadura e a democracia em Portugal em uma turma do 2.º ciclo do Ensino Básico no Algarve | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |