Repository logo
 
Publication

A abordagem à escrita na educação pré-escolar: representações das educadoras de infância cooperantes

dc.contributor.advisorGonçalves, José Alberto Mendonça
dc.contributor.authorHorta, Maria Helena
dc.date.accessioned2011-09-07T16:05:10Z
dc.date.available2011-09-07T16:05:10Z
dc.date.issued2006
dc.descriptionDissertação mest., Ciências da Educação, Universidade do Algarve, 2006por
dc.description.abstractEstudos desenvolvidos por diferentes especialistas revelam que a confrontação tardia da criança com a linguagem escrita (com intencionalidade educativa subjacente) é tida como a principal responsável pelo insucesso na aprendizagem e no desenvolvimento das competências linguísticas. No entanto, vários factores têm contribuído para dificultar o processo de combate a este insucesso, especialmente as questões que se prendem com a definição clara do papel do educador neste domínio, as representações dos agentes educativos envolvidos e o modo como os contextos se têm organizado. No presente estudo, de natureza essencialmente qualitativa, procurámos identificar e compreender as representações das vinte e oito educadoras de infância cooperantes da Prática Pedagógica I, do 3.º ano da Licenciatura em Educação de Infância da Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve, no ano lectivo de 2004/2005, face à abordagem à escrita na educação pré-escolar. Era igualmente nosso objectivo identificar algumas das actividades desenvolvidas pelas educadoras cooperantes que possam favorecer o desenvolvimento das concepções sobre a escrita em crianças em idade pré-escolar, bem como identificar os benefícios que estas educadoras perspectivam sobre a abordagem à escrita na educação pré-escolar e, ainda, compreender se a sua posição, relativamente à importância que atribuem à apropriação da escrita pelas crianças se modificou após a publicação das Orientações Curriculares. Em síntese, o estudo indica-nos que nas práticas das educadoras se encontra, ainda, muito enraizada, a necessidade do desenvolvimento de “pré-requisitos” na abordagem à escrita e que consideram o desenvolvimento deste domínio competência a ser desenvolvida (essencialmente) no 1.º ciclo.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.identifier.other373.2 HOR*Abo Cave
dc.identifier.otherAUT: HHO01913;
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/630
dc.language.isoporpor
dc.subjectTesespor
dc.subjectEducação pré-escolarpor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectEducação de infânciapor
dc.subjectRepresentaçõespor
dc.subjectLinguagem escritapor
dc.subjectFormaçãopor
dc.titleA abordagem à escrita na educação pré-escolar: representações das educadoras de infância cooperantespor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameHorta
person.givenNameMaria Helena
person.identifier.ciencia-idA51B-8AA8-4969
person.identifier.orcid0000-0002-5490-6399
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
relation.isAuthorOfPublicatione2162877-00a1-4c19-8d01-d68ba0768a69
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye2162877-00a1-4c19-8d01-d68ba0768a69
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociaispor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação. Especialização em Educação de Infânciapor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TESE SEGUIDA.pdf
Size:
1.01 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ANEXOS.pdf
Size:
578.32 KB
Format:
Adobe Portable Document Format