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As perceções dos educadores sociais do Algarve sobre a pobreza

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorAlmeida, António Fragoso de
dc.contributor.authorInácio, Clara Isabel Café
dc.date.accessioned2017-09-15T15:18:20Z
dc.date.available2017-09-15T15:18:20Z
dc.date.issued2016-10-27
dc.date.submitted2016
dc.descriptionDissertação de mestrado, Educação Social, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2016
dc.description.abstractA pobreza é um fenómeno multidimensional, que afeta grande parte da população mundial, e é um flagelo que implica uma desigualdade de acesso a bens, serviços, estatuto e poder. Os implicados são desfavorecidos a vários níveis, tais como o económico, social e psicológico. A pobreza tem várias consequências, entre elas a desvalorização ou exclusão social e a cidadania é posta em causa. Em Portugal existem dois tipos de pobreza: A pobreza persistente e consistente, que é transmitida de forma intergeracional, e a pobreza que deriva de uma instabilidade económica e financeira, e que tem oscilações. Estes dois tipos de pobreza têm especificidades próprias e afetam diferentes tipos de pessoas. A educação social e os educadores sociais surgem com um papel importante na diminuição da pobreza, pelas características da profissão, e pelas suas referências éticas. A presente investigação tem um carácter qualitativo, e foi realizada através do método de estudo de caso. Pretendeu-se conhecer as perceções dos educadores sociais relativamente à pobreza. Através deste estudo foi possível concluir que os profissionais são na sua maioria mulheres, e há uma grande parte que nunca desempenhou funções como educador social. As maiores entidades empregadoras são as IPSS e poucas se dedicam exclusivamente à pobreza. Não há uma grande atualização científica por parte dos educadores sociais relativamente à pobreza. As ações mais importantes realizadas pelos educadores sociais relativamente a casos de pobreza são a promoção da autonomia e a mudança de consciências e atitudes. No entanto, o trabalho que mais realizam tem um carácter assistencialista.pt_PT
dc.identifier.tid201708493pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/9957
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPobrezapt_PT
dc.subjectPobreza em Portugalpt_PT
dc.subjectEducação socialpt_PT
dc.subjectAutonomiapt_PT
dc.titleAs perceções dos educadores sociais do Algarve sobre a pobrezapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve, Escola Superior de Educação e Comunicação
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameEducação Socialpt_PT

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