Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A música e a escrita criativa baseada em temas de textos sugeridos no plano nacional de leitura

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de prática de ensino supervisionada inserida no ciclo de estudos do mestrado em ensino do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico. Este relatório inclui um estudo de investigação educacional. O estudo versa sobre a música como potenciadora do desenvolvimento da escrita criativa. Para esta atividade, foi proposto explorar o papel da música no processo da escrita criativa a partir de textos do plano nacional de leitura (PNL) que são estudados em sala de aula. Neste caso foi escolhida a obra Ulisses de Maria Alberta Menéres. A escrita criativa é referida frequentemente nalguns documentos oficiais, mas isso não encontra eco na sala de aula. Face a este problema, decidiu-se incluir a música na disciplina de Português no sentido de estimular a imaginação dos alunos na prática da escrita criativa. Para determinar a importância da música nesse processo de escrita, duas atividades foram implementadas utilizando variadas estratégias próprias das regras de escrita criativa. Apenas uma delas (atividade B) envolve o recurso à música. Foi assim possível estabelecer uma comparação de resultados entre ambas as atividades. Verificou-se que, em comparação com a atividade A, na atividade B houve uma melhoria dos produtos. Porém devido principalmente ao limitado número de elementos da amostra, os resultados não permitem qualquer extrapolação. Assim, a questão proposta fica ainda em aberto.

Description

Dissertação de mestrado, Ensino do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2015

Keywords

Ensino Música Criatividade Escrita criativa Plano nacional de leitura

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License