| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 656.49 KB | Adobe PDF | |||
| 5.38 MB | Adobe PDF | |||
| 6.08 MB | Adobe PDF | |||
| 72 KB | Microsoft Excel |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de prática de ensino supervisionada inserida no ciclo de estudos do mestrado em ensino do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico. Este relatório inclui um estudo de investigação educacional.
O estudo versa sobre a música como potenciadora do desenvolvimento da escrita criativa. Para esta atividade, foi proposto explorar o papel da música no processo da escrita criativa a partir de textos do plano nacional de leitura (PNL) que são estudados em sala de aula. Neste caso foi escolhida a obra Ulisses de Maria Alberta Menéres.
A escrita criativa é referida frequentemente nalguns documentos oficiais, mas isso não encontra eco na sala de aula. Face a este problema, decidiu-se incluir a música na disciplina de Português no sentido de estimular a imaginação dos alunos na prática da escrita criativa.
Para determinar a importância da música nesse processo de escrita, duas atividades foram implementadas utilizando variadas estratégias próprias das regras de escrita criativa. Apenas uma delas (atividade B) envolve o recurso à música. Foi assim possível estabelecer uma comparação de resultados entre ambas as atividades.
Verificou-se que, em comparação com a atividade A, na atividade B houve uma melhoria dos produtos. Porém devido principalmente ao limitado número de elementos da amostra, os resultados não permitem qualquer extrapolação. Assim, a questão proposta fica ainda em aberto.
Description
Dissertação de mestrado, Ensino do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2015
Keywords
Ensino Música Criatividade Escrita criativa Plano nacional de leitura
