Publication
A música e a escrita criativa baseada em temas de textos sugeridos no plano nacional de leitura
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Lopes, António | |
| dc.contributor.author | Pereira, Miliza Isabel Curtinha | |
| dc.date.accessioned | 2016-05-05T09:49:22Z | |
| dc.date.available | 2016-05-05T09:49:22Z | |
| dc.date.issued | 2015-07-16 | |
| dc.date.submitted | 2015 | |
| dc.description | Dissertação de mestrado, Ensino do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2015 | |
| dc.description.abstract | O presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de prática de ensino supervisionada inserida no ciclo de estudos do mestrado em ensino do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico. Este relatório inclui um estudo de investigação educacional. O estudo versa sobre a música como potenciadora do desenvolvimento da escrita criativa. Para esta atividade, foi proposto explorar o papel da música no processo da escrita criativa a partir de textos do plano nacional de leitura (PNL) que são estudados em sala de aula. Neste caso foi escolhida a obra Ulisses de Maria Alberta Menéres. A escrita criativa é referida frequentemente nalguns documentos oficiais, mas isso não encontra eco na sala de aula. Face a este problema, decidiu-se incluir a música na disciplina de Português no sentido de estimular a imaginação dos alunos na prática da escrita criativa. Para determinar a importância da música nesse processo de escrita, duas atividades foram implementadas utilizando variadas estratégias próprias das regras de escrita criativa. Apenas uma delas (atividade B) envolve o recurso à música. Foi assim possível estabelecer uma comparação de resultados entre ambas as atividades. Verificou-se que, em comparação com a atividade A, na atividade B houve uma melhoria dos produtos. Porém devido principalmente ao limitado número de elementos da amostra, os resultados não permitem qualquer extrapolação. Assim, a questão proposta fica ainda em aberto. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 201374161 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/8142 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Ensino | pt_PT |
| dc.subject | Música | pt_PT |
| dc.subject | Criatividade | pt_PT |
| dc.subject | Escrita criativa | pt_PT |
| dc.subject | Plano nacional de leitura | pt_PT |
| dc.title | A música e a escrita criativa baseada em temas de textos sugeridos no plano nacional de leitura | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação | |
| thesis.degree.level | Mestre | |
| thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 4 of 4
Loading...
- Name:
- Relatório Miliza Pereira Nº 40715.pdf
- Size:
- 656.49 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
- Name:
- Folha de cálculo para avaliação.xls
- Size:
- 72 KB
- Format:
- Microsoft Excel
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 3.46 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
