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Estudo de adaptação e validação de duas escalas de avaliação da dimensão emocional
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Vieira, Luís Sérgio | |
dc.contributor.author | Ameixa, Germana Maria da Silva | |
dc.date.accessioned | 2015-11-18T15:23:55Z | |
dc.date.available | 2015-11-18T15:23:55Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.description.abstract | Com a emergência da Psicologia Positiva os estudos empíricos e as investigações científicas sobre as emoções ganharam um novo foco. Neste novo campo de investigação multiplicaram-se os estudos que pretendem aprofundar o conhecimento das emoções, do papel que estas desempenham no processo de desenvolvimento infantil e do seu impacto nas atitudes e comportamentos. É neste contexto que surge a necessidade de se desenvolverem medidas de avaliação das emoções para crianças e jovens, cientificamente válidas e, preferencialmente, de rápida e fácil administração. Pretende-se com a presente dissertação, enquadrada neste novo paradigma da Psicologia, contribuir para aquele fim, adaptando e validando duas escalas para a população portuguesa: a Feelings, Attitudes and Behaviors Scale for Children (FAB-C) e a Escala de Afeto Positivo e Negativo para Crianças (EAPNC). A amostra do estudo é constituída por 213 alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico do Agrupamento de Escolas Professor Paula Nogueira em Olhão, dos quais 52.1% (N=111) pertenciam ao género masculino e 47.9% (N=102) ao género feminino. As idades oscilaram entre os 9 e os 14 anos, sendo a média das idades de 11.48 anos (DP=1.17). Os resultados da análise fatorial exploratória, realizada no estudo de validação da FAB-C, replicaram a estrutura original explicando cerca de 38% da variância total, tendo o índice de adequação KMO apresentado um valor de 0.70. A análise da consistência interna da estrutura multidimensional obtida evidenciou valores de alpha que variaram entre a=.52 e a=.75 para as subescalas e a=.71 para a escala total. Os resultados da análise fatorial exploratória, efetuada no estudo de validação da EAPNC, confirmaram a estrutura bidimensional da escala original explicando cerca de 37% da variância total e o índice de adequação de KMO apresentou um valor de 0.85, tendo o coeficiente de fidelidade de Alpha de Cronbach evidenciado valores de a=.85 e α=.86 para o primeiro e segundo fator respetivamente e a=.81 para a escala total. Face aos resultados verificados, pode-se inferir que as escalas apresentam boas propriedades psicométricas para serem utilizadas na população escolar ao nível do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202480984 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/7068 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Psicologia educacional | pt_PT |
dc.subject | Psicologia positiva | pt_PT |
dc.subject | Emoções | pt_PT |
dc.subject | Avaliação | pt_PT |
dc.subject | Instrumentos | pt_PT |
dc.subject | Validação | pt_PT |
dc.title | Estudo de adaptação e validação de duas escalas de avaliação da dimensão emocional | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia da Educação | pt_PT |
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