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A influência das tecnologias de informação e de comunicação na procura turística: uma abordagem com dados em macro panel

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Abstract(s)

A tese aborda o facto do desenvolvimento das Tecnologias de Informação e de Comunicação em turismo terem facilitado a partilha, comunicação e reserva de produtos turísticos através da Internet, o que tem provocado um acentuado crescimento da procura turística através deste canal de distribuição. A procura turística efectuada através da Internet, reveste-se de uma importância cada vez maior em consequência do crescimento acentuado do número de reservas online observado nos últimos anos, originando inclusive o surgimento de um novo tipo de viajante: o turista mais experiente, sofisticado e sábio, que procura valores excepcionais nas suas viagens. A análise da procura turística atual não pode negligenciar as características do turismo electrónico, dado que o volume de compras de produtos turísticos efectuado através da Internet é cada vez mais acentuado. Neste contexto, os modelos de dados em painel apresentam-se como abordagem indicada para a análise da procura turística. Devido às suas características, permitem a utilização de dados de séries temporais e seccionais, possibilitando também a inclusão de variáveis sociais e variáveis observadas ao longo de um período de tempo. O principal objectivo do presente estudo materializa-se na resposta às seguintes questões: Se as TIC, principalmente a Internet, têm contribuído para o aumento da procura turística de um determinado país? Se as TIC motivam ou limitam o desenvolvimento da atividade turística? Que tipo de contribuição as TIC dão ao aumento da procura turística? A metodologia proposta para modelar e estimar a procura turística através de macro painéis é baseada em: (i) a formulação de hipóteses baseada na teoria da procura; (ii) a especificação do modelo da procura turística; (iii) a recolha de dados considerados relevantes para o estudo da procura turística; (iv) a modelação e estimação da procura turística; (v) testar as hipóteses consideradas; (vi) efetuar previsões e (vii) avaliar os resultados da previsão. A investigação empírica analisou a procura turística através de modelos de dados em painel, recorrendo a modelos contemporâneos (estáticos), dinâmicos (ARDL), com mecanismos corretores de erros através de uma equação única (ECM) e através de vectores autoregressivos (VECM). Os resultados permitem concluir que quanto maior o número de utilizadores de Internet maior a probabilidade de a procura turística aumentar. Neste contexto, é de salientar a elevada relevância da presença online de um organismo público ou privado, ligado à atividade turística, quer para consulta quer para compra de componentes de viagem. As conclusões apuradas da modelação e da estimação da procura turística efectuada através de dados em painel de grandes dimensões, permitem concluir que o ambiente tecnológico que envolve a atividade turística tem incentivado o aumento da procura turística e que pode ser um dos factores que a determinam na conjuntura que caracteriza a sociedade atual.

Description

Tese de Doutoramento em Métodos Quantitativos Aplicados à Economia e à Gestão, Especialização em Econometria, Universidade do Algarve

Keywords

Modelação em painéis dinâmicos Procura turística Previsão Sistemas de informação Turismo electrónico (eturismo) Vectores autoregressivos em dados em painel

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