Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
82 KB | Microsoft Word |
Advisor(s)
Abstract(s)
A presente comunicação pretende analisar as mútuas vantagens para a formação e desenvolvimento profissional docente que advêm da relação entre o Ensino Superior e o projeto “Territórios Educativos de Intervenção Prioritária” (TEIP), da iniciativa do Ministério da Educação.
Ao longo das várias fases do projeto sempre existiram parcerias locais que articulam os objetivos do projeto e as necessidades identificadas em cada agrupamento/escola com os recursos e as competências das instituições de Ensino Superior dos respetivos territórios. Por parte da Universidade, a aposta nas atividades de Extensão - que viabilizam a intervenção da Universidade na Sociedade - está, cada vez mais, a afirmar-se como um campo privilegiado da sua ação. Tradicionalmente mais vocacionadas para o ensino e para a investigação, a prestação de serviço no âmbito dos TEIP configura uma forma de atuação da vertente extensão universitária.
Os autores desta comunicação, docentes de uma instituição de Ensino Superior que desde os primórdios do Projeto colabora com as escolas TEIP da região onde está inserida, analisam vários ângulos de benefício mútuo que advém desta colaboração, tais como os contributos que os peritos TEIP da universidade podem dar às escolas com quem colaboram, e o retorno, em termos de formação e de desenvolvimento profissional, que decorre dessa colaboração.
Description
Reflexão sobre o trabalho dos peritos da Universidade do Algarve, no âmbito da colaboração entre esta Universidade e o Ministério da Educação no "Projeto TEIP-3"
Keywords
Extensão Universitária Territórios Educativos de Intervenção Prioritária Formação de professores
Citation
Publisher
Congresso ISATT 2014, Universidade do Minho