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  • Práticas de colaboração entre o Ensino Superior e o Projeto TEIP: reflexões sobre um campo frutífero para a formação dos professores dos vários níveis de ensino
    Publication . Quintas, Helena; Borges, Maria Leonor; Amado, Nélia; Sérgio Vieira, Luís
    A presente comunicação pretende analisar as mútuas vantagens para a formação e desenvolvimento profissional docente que advêm da relação entre o Ensino Superior e o projeto “Territórios Educativos de Intervenção Prioritária” (TEIP), da iniciativa do Ministério da Educação. Ao longo das várias fases do projeto sempre existiram parcerias locais que articulam os objetivos do projeto e as necessidades identificadas em cada agrupamento/escola com os recursos e as competências das instituições de Ensino Superior dos respetivos territórios. Por parte da Universidade, a aposta nas atividades de Extensão - que viabilizam a intervenção da Universidade na Sociedade - está, cada vez mais, a afirmar-se como um campo privilegiado da sua ação. Tradicionalmente mais vocacionadas para o ensino e para a investigação, a prestação de serviço no âmbito dos TEIP configura uma forma de atuação da vertente extensão universitária. Os autores desta comunicação, docentes de uma instituição de Ensino Superior que desde os primórdios do Projeto colabora com as escolas TEIP da região onde está inserida, analisam vários ângulos de benefício mútuo que advém desta colaboração, tais como os contributos que os peritos TEIP da universidade podem dar às escolas com quem colaboram, e o retorno, em termos de formação e de desenvolvimento profissional, que decorre dessa colaboração.
  • Meditation effects on anxiety and resilience of preadolescents and adolescents: a randomized controlled study
    Publication . Gomes, Alexandra; Santos, Joana; Vieira, Luís Sérgio
    Meditation has been described as having a positive impact on well-being while reducing anxiety and stress among those who practice, mainly working as a resource to cope with everyday difficulties. As a simple and easy to apply meditation technique, transcendental meditation (TM) has shown promising results in adults and in children, although more studies are needed to show the impact on psychological and behavioral dimensions in children and adolescents. This quasi-experimental, pre-test–post-test study, with a control group, aimed to evaluate the impact of TM on the stress and resilience of children and adolescents, with ages between 9 and 16 years old. Participants were selected within schools which implemented the Quiet Time Program (QT), from those who volunteered to participate. They were randomly assigned to an experimental group (immediate TM learning) and to a control group (delayed TM learning). A repeated measures ANOVA showed an interaction of time and group on externalizing behavior, from the strengths and difficulties measure. The experimental group decreased on externalizing less adjusted behaviors, while the control group increased in this aspect, after a twelve-week period. TM failed to reduce anxiety and to contribute to resilience in the TM experimental group. Both groups improved anxiety indicators. The results might suggest students were acting upon their expectation of improvement on practicing TM or solely modifying their behavior along the contextual factors, which affected both groups equally.
  • Exploração vocacional e vivências académicas
    Publication . Gamboa, Vitor; Vieira, Luís Sérgio
    Embora exista uma expectativa teórica suficientemente estabelecida, a investigação que considerou a exploração vocacional na qualidade de preditor do desenvolvimento de carreira é ainda bastante limitada (Blustein, 1997) e não tem produzido resultados suficientemente consistentes. Globalmente, os estudos empíricos sugerem que a exploração vocacional tem impacto na identidade vocacional (Robitschek & Cook, 1999), no progresso na tomada de decisão (Blustein, Pauling, DeMania & Faye, 1994), na cristalização do auto-conceito vocacional (Brooks et al., 1995), no recurso a programas de formação (Zikic & Saks, 2009), na formulação de expectativas de trabalho realistas (Stumpf & Hartman, 1984), no ajustamento à universidade (Soares & Taveira, 1998), entre outros. No que se refere à transição para o ensino superior, a exploração vocacional pode constituir um importante facilitador da mesma, uma vez que este processo psicológico pode garantir a actualização entre o self e as diversas solicitações que os alunos experimentam no novo contexto de aprendizagem (e.g., Jordaan, 1963). Neste sentido, o presente estudo teve como principal objectivo esclarecer se a actividade exploratória que antecedeu a entrada no ensino superior constitui um preditor significativo das vivências académicas.
  • A realização pessoal na relação pedagógica: estudo do bem-estar subjectivo de professores dos 2º e 3º Ciclos do ensino Básico e do Ensino secundário
    Publication . Sérgio Vieira, Luís; Jesus, Saul Neves de
    Neste trabalho procuramos analisar as relações entre variáveis pessoais, em especial variáveis de natureza vocacional e algumas dimensões da personalidade, variáveis contextuais, com destaque para o clima escolar e para factores socioprofissionais, e variáveis directamente relacionadas com a relação pedagógica, com o bem-estar subjectivo de professores. Foram inquiridos 526 professores dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário de todo o país de diferentes áreas científicas. Para a avaliação das variáveis em estudo utilizámos o Inventário de Interesses Vocacionais (Ferreira & Hood, 1995), o Questionário para Avaliação da Motivação do Professor (Jesus, 1996), o Inventário de Personalidade de Jackson (Ferreira, 1991; Jackson, 1976), as Escalas de Clima Social na Escola (Moos & Trickett, 1974; Bastos, 1998), a Escala da Atitude Afectiva da Time Attitude Scale (Nuttin, 1972; Santos, 1992), as Escalas da Afectividade Positiva e da Afectividade Negativa (Watson, Clark, & Tellegen, 1988; Simões, 1993) e a Escala de Satisfação com a Vida (Diener et al., 1985; Simões, 1992). Os resultados obtidos sugerem que os factores pessoais de natureza vocacional e a personalidade (inovação), a motivação intrínseca e o empenhamento profissional são as variáveis preditoras mais relevantes do bem-estar subjectivo dos professores.
  • The contribution of professional coach for emotional and psychological adjustment of soccer player
    Publication . Silva, José Eduardo; Sérgio Vieira, Luís; Gomes, Alexandra
    ABSTRACT: The aim of this study was to explore the perception of professional soccer coaches about their contribution to the psychological and emotional player's adjustment. It is a qualitative study and dates were obtained by semi-structured interviews conducted with ten professional soccer coaches. A descendent hierarchical corpus identified four classes organized into two themes. Theme 1 (the coach and soccer player toward competition demands) corresponds to class 1 (soccer coach profile) and 2 (soccer player in competition), and theme 2 (the coach and player psychological dimension), class 3 (player psychological dimension) and 4 (relationship coach-player).Results allowed us to understand that coaches appreciate the player psychological dimension, but they reveal a fragile domain on regular mastery of strategies for player's psychological and emotional regulation.
  • Modelo integrativo de teorias cognitivas da motivação. Uma investigação realizada com professores
    Publication . Jesus, Saúl; Sérgio Vieira, Luís; Almeida, H.; Santos, J.; Gomes, Alexandra; Martins, C.
    Neste estudo começamos por fundamentar a pertinência de um modelo integrativo que integre diversas teorias cognitivistas da motivação, no sentido de explicar como é que diversas variáveis motivacionais se relacionam e influenciam mutuamente, para melhor compreender o empenhamento e também o bem-estar profissional. O modelo que apresentamos parte do Modelo do Desânimo Aprendido e dos Modelos Expectativa-Valor da Motivação Humana, em particular do Modelo da Discrepância Motivacional, mas procura superar algumas das limitações destes modelos, integrando também os contributos da Teoria da Motivação Intrínseca e da Teoria da Auto-Eficácia. Posteriormente procurou-se validar empiricamente o modelo proposto, formulando instrumentos para avaliação das variáveis em estudo e realizando uma investigação em que participaram algumas centenas de professores, a qual permitiu demonstrar o sentido empírico do modelo. Desta forma, o modelo proposto e validado pode servir de suporte teórico para fundamentar algumas estratégias de formação que podem ser usadas para promover a motivação e o bem-estar profissional, em particular dos professores. Terminamos apontando para futuras linhas de investigação em que, noutros domínios de realização, nomeadamente alunos em contexto escolar, a motivação pode ser prevista e incentivada.
  • Análisis bibliométrico de la interacción profesoralumno a través de las redes sociales
    Publication . Garcia Gonzalez, Alfonso Javier; Froment, Facundo; Bohorquez Gomez-Millan, Rocio; Vieira, Luís Sérgio
    Palabras clave: Interaccion, Comunicacion, Profesores, Estudiantes, Redes sociales. A bibliometric analysis of the teacher-student interaction through social networks is performed. 42 documents in English have been examined, ranging from 2006 to 2015. The most productive authors are six; the most prolific journals are two and an American university is the most representative institution. The contents focus on virtual teacher-student interaction, its consequences, teacher ' s credibility, friend requests, profiles and privacy. Price index is 49.81%, which means that the teacher-student interaction through social networks is a growing topic.
  • Cognitive, affective and behavioural repercussions of perceived quality in tourism vocational education: insights from self-determination theory
    Publication . Silva, Rejane Santana da; Souki, Gustavo; Oliveira, Alessandro Silva de; Vieira, Luís Sérgio; Dionísio Serra, Manuel António
    Purpose This study aimed to investigate the influence of the perceived quality by students regarding their experiences in vocational schools in tourism, hospitality and food service on cognitive and affective responses (satisfaction, self-efficacy expectations and self-regulation strategies of motivation for learning - SRSML) and commitment (behavioural response). Design/methodology/approach A cross-sectional survey was conducted with 454 students from twelve Turismo de Portugal IP-affiliated schools. The theoretical framework was rooted in Self-Determination Theory (SDT) and PLS-SEM, using ADANCO 2.3 software to test the proposed model. Findings Perceived quality by students concerning their school experiences are socio-contextual factors that directly influence their satisfaction and self-efficacy expectations (cognitive and affective responses). Satisfaction and self-efficacy expectations positively affected SRSML. Finally, satisfaction and the SRSML positively impacted the students` commitment to schools (behavioural response). Originality/value This study contributes to academia by comprehensively addressing 16 perceived quality dimensions within vocational education. It aligns with SDT, revealing that socio-contextual factors affect students’ cognitive, affective, and behavioural responses. Additionally, it demonstrates positive relationships between student satisfaction, self-efficacy expectations, SRSML, and students’ commitment to vocational education institutions. This study emphasises the multidimensional nature of perceived quality, urging educational institutions to address tangible and intangible dimensions to develop strategies to provide high-quality experiences, increasing students` satisfaction, self-efficacy expectations, motivation, and commitment.