Repository logo
 
Publication

O e-learning nos processos de RVCC de nível secundário: estratégia de inclusão, económica e ecológica

dc.contributor.advisorFernandes, José Pedro
dc.contributor.advisorGonçalves, Fernando Ribeiro
dc.contributor.authorRicardo, Luís Miguel Pirocas
dc.date.accessioned2012-07-19T17:09:28Z
dc.date.available2012-07-19T17:09:28Z
dc.date.issued2011
dc.descriptionDissertação de mest., Ciências da Educação (Educação e Formação de Adultos), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2010por
dc.description.abstractDesde que se iniciaram em Portugal os Processos de RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências) de nível secundário, alguns problemas inerentes ao mesmo começaram a evidenciar-se. Uns mais visíveis (abandonos), outros quase silenciosos (económico e ecológico) ao senso dos intervenientes. A identificação desta trilogia problemática: abandonos, gastos económicos e consequências ecológicas constituem o ponto de partida do presente estudo. A aplicação de metodologias e-Learning ao Processo de RVCC de Nível Secundário é a proposta avançada para modificar o cenário de intervenção. Mostrar como este método de ensino à distância pode ser aplicado aos Processos de RVCC de Nível Secundário (usando como referência a metodologia e-Learning do IEFP – implementada desde 2008), analisar os sucessos e constrangimentos da metodologia e verificar as suas potencialidades enquanto: estratégia de inclusão dos candidatos impossibilitados de frequentar o Processo pelo método convencional (presencial); estratégia económica e estratégia ecológica, reduzindo os gastos financeiros e simultaneamente as implicações ambientais daí resultantes representam os pontos-chave da investigação. Para se obter uma perspectiva o mais abrangente possível do fenómeno de pesquisa, foram envolvidos no estudo vários agentes intervenientes nos Processos. Desta participação diversificada resultou a validação (com base em entrevista semi-directivas aos colaboradores com vínculo ao contexto de estudo) da proposta de intervenção apresentada (metodologias e-Learning) enquanto estratégia de inclusão, de redução de custos e de redução do impacto ecológico negativo dos Processos de RVCC de nível secundário.por
dc.identifier.other374.7 RIC*e-l Cave
dc.identifier.tid202207188
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/1492
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectProcesso RVCCpor
dc.subjectCompetênciaspor
dc.subjecte-Learningpor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectEconomiapor
dc.subjectEcologiapor
dc.titleO e-learning nos processos de RVCC de nível secundário: estratégia de inclusão, económica e ecológicapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociaispor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação. Educação e Formação de Adultospor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 5 of 8
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese - O e-Learning nos Processos de RVCC de Nível Secundário.pdf
Size:
1.17 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Tese
Loading...
Thumbnail Image
Name:
anexos XVIII-XLIII - Entrevistas Grupo 2 (Equipas CNO).pdf
Size:
659.67 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Anexos
Loading...
Thumbnail Image
Name:
anexos XLIX-LIII - Entrevistas Grupo 4 (Especialistas).pdf
Size:
279.57 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Anexos
Loading...
Thumbnail Image
Name:
anexos XLIV-XLVIII - Entrevistas Grupo 3 (Avaliadores Externos).pdf
Size:
220.8 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Anexos
Loading...
Thumbnail Image
Name:
anexos VII - XVII - Entrevistas Grupo 1 (Candidatos).pdf
Size:
257.18 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Anexos
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: