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Avaliação do impacto de um programa de intervenção vocacional na autoeficácia em alunos do percurso curricular alternativo

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorVieira, Luís Sérgio
dc.contributor.authorSousa, Cristiana Alexandra Ribeiro
dc.date.accessioned2017-08-31T10:51:09Z
dc.date.available2017-08-31T10:51:09Z
dc.date.issued2016-12-19
dc.date.submitted2016
dc.descriptionDissertação de mestrado, Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2016
dc.description.abstractA literatura salienta o papel da intervenção de carreira na preparação das transições (Savickas, 1999). Neste âmbito, a teoria sociocognitiva da Carreira (Lent, Brown, & Hackett, 1994) foca variáveis sociocognitivas (autoeficácia, expectativas de resultados e objetivos pessoais) em interação com outras caraterísticas individuais, e a teoria da construção de carreira (Savickas, 2005) oferece uma visão das razões que cada pessoa utiliza para fundamentar as suas opções. Os programas de intervenção vocacional procuram contribuir para o desenvolvimento humano e são formas de ajudar os alunos a adquirirem conhecimentos e habilidades úteis ao futuro profissional (Gysbers, 2008). Considerando que os alunos dos percursos curriculares alternativos (PCA) são descritos com níveis inferiores de autoeficácia, de expetativas de resultado e objetivos pouco estruturados e consistentes com a realidade pessoal e do contexto, é propósito do estudo avaliar o impacto de uma intervenção, especificamente dirigida para promover a autoeficácia e construção de projetos de carreira. Os participantes são uma turma de 5.º ano e outra de 8.º ano. Analisa-se o impacto da intervenção na promoção da autoeficácia académica e de carreira. Discute-se a relevância das estratégias de intervenção vocacional associadas ao desempenho escolar e à agência de carreira, em populações específicas. Os resultados sugerem que a adoção de programas específicos de intervenção vocacional é uma estratégia útil e eficaz do ponto de vista do desenvolvimento vocacional.pt_PT
dc.identifier.tid201706377pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/9916
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAutoeficácia académicapt_PT
dc.subjectAutoeficácia de carreirapt_PT
dc.subjectPercursos curriculares alternativospt_PT
dc.subjectIntervenção vocacionalpt_PT
dc.titleAvaliação do impacto de um programa de intervenção vocacional na autoeficácia em alunos do percurso curricular alternativopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.namePsicologia da Educaçãopt_PT

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