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Avaliação do impacto de um programa de intervenção vocacional na autoeficácia em alunos do percurso curricular alternativo
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Vieira, Luís Sérgio | |
dc.contributor.author | Sousa, Cristiana Alexandra Ribeiro | |
dc.date.accessioned | 2017-08-31T10:51:09Z | |
dc.date.available | 2017-08-31T10:51:09Z | |
dc.date.issued | 2016-12-19 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.description | Dissertação de mestrado, Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2016 | |
dc.description.abstract | A literatura salienta o papel da intervenção de carreira na preparação das transições (Savickas, 1999). Neste âmbito, a teoria sociocognitiva da Carreira (Lent, Brown, & Hackett, 1994) foca variáveis sociocognitivas (autoeficácia, expectativas de resultados e objetivos pessoais) em interação com outras caraterísticas individuais, e a teoria da construção de carreira (Savickas, 2005) oferece uma visão das razões que cada pessoa utiliza para fundamentar as suas opções. Os programas de intervenção vocacional procuram contribuir para o desenvolvimento humano e são formas de ajudar os alunos a adquirirem conhecimentos e habilidades úteis ao futuro profissional (Gysbers, 2008). Considerando que os alunos dos percursos curriculares alternativos (PCA) são descritos com níveis inferiores de autoeficácia, de expetativas de resultado e objetivos pouco estruturados e consistentes com a realidade pessoal e do contexto, é propósito do estudo avaliar o impacto de uma intervenção, especificamente dirigida para promover a autoeficácia e construção de projetos de carreira. Os participantes são uma turma de 5.º ano e outra de 8.º ano. Analisa-se o impacto da intervenção na promoção da autoeficácia académica e de carreira. Discute-se a relevância das estratégias de intervenção vocacional associadas ao desempenho escolar e à agência de carreira, em populações específicas. Os resultados sugerem que a adoção de programas específicos de intervenção vocacional é uma estratégia útil e eficaz do ponto de vista do desenvolvimento vocacional. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201706377 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/9916 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Autoeficácia académica | pt_PT |
dc.subject | Autoeficácia de carreira | pt_PT |
dc.subject | Percursos curriculares alternativos | pt_PT |
dc.subject | Intervenção vocacional | pt_PT |
dc.title | Avaliação do impacto de um programa de intervenção vocacional na autoeficácia em alunos do percurso curricular alternativo | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Psicologia da Educação | pt_PT |
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