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Authors
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Abstract(s)
Hoje em dia, em Portugal, os dados revelam que o número de pessoas idosas é superior ao das crianças a nascer. Consecutivamente o índice de longevidade e de dependência da população idosa aumentaram. Para dar resposta às suas necessidades, existem diversas respostas formais, privilegiando-se neste estudo, as Estruturas Residenciais para Idosos, antes designadas por lares, uma das mais procuradas no País, devido à sua oferta de apoio permanente. Sendo uma resposta tão requisitada e necessária atualmente, todos os que nestas instituições exercem funções, devem garantir que a pessoa idosa tenha acesso aos melhores cuidados e devem assegurar a monotorização dos mesmos, para que estejam de acordo com as suas necessidades, gostos e expetativas. Os sistemas de qualidade são de extrema importância nesta avaliação e são uma responsabilidade cada vez mais presente.
Assim, o objetivo geral deste estudo era percecionar o grau de satisfação dos clientes (12) e dos seus responsáveis (9) acerca dos cuidados prestados no Lar e Centro de Dia Maria Ribeiro Vicente dos Balurcos, no Concelho de Alcoutim, uma região do Interior do Algarve. Foi realizado um estudo de caso descritivo, com recurso a análise documental, realização de inquéritos com questões abertas e fechadas e observação.
De um modo geral, concluiu-se que relativamente à satisfação dos clientes/responsáveis com os cuidados prestados, todos os serviços foram avaliados positivamente, em que a maioria das respostas variou entre “Muito Satisfeito” e “Satisfeito”.
Description
Keywords
Idoso Algarve Envelhecimento Institucionalização Satisfação do cliente
Citation
Publisher
Editorial Aranzadi