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Authors
Abstract(s)
Com base no pressuposto de que as necessidades actuais são plurais e o conhecimento
conduz, supostamente, à prosperidade, à globalização e à inclusão, procurámos salientar
no papel determinante da educação a construção do sucesso educativo emergente na
sociedade actual.
Acreditamos que a escola tem o dever e a responsabilidade de promover o sucesso
educativo dos alunos, o qual abrange e ultrapassa o sucesso escolar, tendo em vista
preparar os indivíduos para a vida.
Na mesma linha de pensamento, a informação assume-se como imprescindível e é a
base de todo o conhecimento. Porém, somente o conhecimento contextualizado e
transformacional pode conduzir ao desenvolvimento dos indivíduos e das sociedades.
A presente dissertação incide sobre questões da informação e do conhecimento e aborda
as implicações da escola e das bibliotecas escolares, designadamente a qualidade do
serviço prestado, hábitos de leitura, trabalho de pesquisa na BE e contributo para o
desempenho escolar, bem como o contributo da BE na alteração das práticas dos
professores.
A revisão da literatura permitiu-nos perceber que bibliotecas escolares pró-activas,
dinâmicas e bem apetrechadas podem constituir o recurso seguro e acessível ao sucesso
educativo.
Neste sentido, a nossa recolha de dados incidiu nas opiniões de alunos, pais e docentes
sobre o contributo específico de uma BE do 1º ciclo do ensino básico, num
agrupamento de escolas particular. Foi nossa intenção perceber o que pensam estes
intervenientes no processo educativo sobre a qualidade dos serviços prestados, hábitos
de leitura, trabalho de pesquisa na BE e contributos para o desempenho escolar e
desenvolvimento do currículo. Incluímos, pois, as percepções de pais/encarregados de
educação, bem como as de docentes sobre o papel da BE na alteração das práticas.
A pertinência da reflexão destas questões prende-se com o contributo que pretendemos
dar à escola e à sociedade em geral na valorização de um ensino promissor do sucesso
educativo.
Deste modo, o nosso contributo, ainda que modesto nesta matéria, permitiu recolher
percepções tanto de alunos, como de pais e professores relativamente à qualidade dos
IV
serviços da BE, hábitos de leitura e contributos que a BE poderá dar para um melhor
desempenho escolar dos alunos.
Description
Dissertação de mest., Observação e Análise da Relação Educativa, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2010
Keywords
Biblioteca escolar Escola Competências Leitura Literacia Pesquisa da informação Contexto familiar
