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Cultura organizacional: biblioteca escolar/competências dos alunos - estudo de um agrupamento de escolas de Faro
| dc.contributor.advisor | Valadas, Sandra Teodósio | |
| dc.contributor.advisor | Bárrios, Amália da Conceição Garrido | |
| dc.contributor.author | Vaz, Anabela Gavinho | |
| dc.date.accessioned | 2012-09-20T16:44:49Z | |
| dc.date.available | 2012-09-20T16:44:49Z | |
| dc.date.issued | 2010 | |
| dc.description | Dissertação de mest., Observação e Análise da Relação Educativa, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2010 | por |
| dc.description.abstract | Com base no pressuposto de que as necessidades actuais são plurais e o conhecimento conduz, supostamente, à prosperidade, à globalização e à inclusão, procurámos salientar no papel determinante da educação a construção do sucesso educativo emergente na sociedade actual. Acreditamos que a escola tem o dever e a responsabilidade de promover o sucesso educativo dos alunos, o qual abrange e ultrapassa o sucesso escolar, tendo em vista preparar os indivíduos para a vida. Na mesma linha de pensamento, a informação assume-se como imprescindível e é a base de todo o conhecimento. Porém, somente o conhecimento contextualizado e transformacional pode conduzir ao desenvolvimento dos indivíduos e das sociedades. A presente dissertação incide sobre questões da informação e do conhecimento e aborda as implicações da escola e das bibliotecas escolares, designadamente a qualidade do serviço prestado, hábitos de leitura, trabalho de pesquisa na BE e contributo para o desempenho escolar, bem como o contributo da BE na alteração das práticas dos professores. A revisão da literatura permitiu-nos perceber que bibliotecas escolares pró-activas, dinâmicas e bem apetrechadas podem constituir o recurso seguro e acessível ao sucesso educativo. Neste sentido, a nossa recolha de dados incidiu nas opiniões de alunos, pais e docentes sobre o contributo específico de uma BE do 1º ciclo do ensino básico, num agrupamento de escolas particular. Foi nossa intenção perceber o que pensam estes intervenientes no processo educativo sobre a qualidade dos serviços prestados, hábitos de leitura, trabalho de pesquisa na BE e contributos para o desempenho escolar e desenvolvimento do currículo. Incluímos, pois, as percepções de pais/encarregados de educação, bem como as de docentes sobre o papel da BE na alteração das práticas. A pertinência da reflexão destas questões prende-se com o contributo que pretendemos dar à escola e à sociedade em geral na valorização de um ensino promissor do sucesso educativo. Deste modo, o nosso contributo, ainda que modesto nesta matéria, permitiu recolher percepções tanto de alunos, como de pais e professores relativamente à qualidade dos IV serviços da BE, hábitos de leitura e contributos que a BE poderá dar para um melhor desempenho escolar dos alunos. | por |
| dc.identifier.other | 027.8 VAZ*Cul Cave | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/1662 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.peerreviewed | yes | por |
| dc.subject | Biblioteca escolar | por |
| dc.subject | Escola | por |
| dc.subject | Competências | por |
| dc.subject | Leitura | por |
| dc.subject | Literacia | por |
| dc.subject | Pesquisa da informação | por |
| dc.subject | Contexto familiar | por |
| dc.title | Cultura organizacional: biblioteca escolar/competências dos alunos - estudo de um agrupamento de escolas de Faro | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
| thesis.degree.level | Mestre | por |
| thesis.degree.name | Mestrado em Observação e Análise da Relação Educativa | por |
