Repository logo
 
Publication

Transformações geométricas no 2.º ciclo do ensino básico: conexões com o artesanato

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorGuerreiro, António
dc.contributor.authorMoita, Matilde Pato
dc.date.accessioned2023-01-27T10:50:18Z
dc.date.available2023-01-27T10:50:18Z
dc.date.issued2022-07-28
dc.description.abstractA forma como se aprende ou como se ensina matemática depende da predisposição e dedicação do professor. As tarefas que o docente utiliza na sala de aula e a forma como são exploradas são fatores primordiais na aprendizagem da matemática. A presente investigação foi desenvolvida numa turma do 6.º ano do 2.º ciclo do ensino básico, no concelho de Faro, composta por vinte e três alunos. O principal objetivo desta investigação era desenvolver diferentes estratégias de ensino de forma que as transformações geométricas sejam compreendidas e exploradas, sem recorrer à exposição tradicional e aos manuais escolares. Assim sendo, foram delineados quatro momentos de intervenção interligados com o artesanato, mais concretamente com os Tapetes de Arraiolos. Para sistematizar a investigação foram delineadas duas questões de pesquisa: (i) De que forma é que a geometria articulada com o artesanato promove aprendizagens significativas, associadas às transformações geométricas, em alunos do 6.º ano? (ii) Que potencialidades e limitações têm a implementação destas tarefas, na aprendizagem das isometrias? Para este estudo optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa de caráter exploratório. Os instrumentos de recolha de dados foram as observações diretas, os registos fotográficos, as gravações áudio, que possibilitaram registar os diálogos e as discussões em sala de aula, e as produções dos alunos. Desta forma, através de uma panóplia de instrumentos de recolha de dados, podemos concluir que as tarefas matemáticas contribuíram para o desenvolvimento da comunicação, do raciocínio e da argumentação, em que os alunos mostraram uma significativa participação, um desempenho satisfatório e, ainda, despertaram o gosto pela matemática e pelo artesanato.pt_PT
dc.description.abstractThe way mathematics is learned or taught depends on the teacher's predisposition and dedication. The tasks that the teacher uses in the classroom and the way they are explored are key factors in learning mathematics. This research was developed in a 6th grade class of the 2nd cycle of basic education, in the municipality of Faro, composed of twenty-three students. The main goal of this research was to develop different teaching strategies so that geometric transformations are understood and explored, without resorting to traditional exposition and textbooks. Therefore, four moments of intervention were outlined, interconnected with handicraft, more specifically with Arraiolos carpets. To systematize the research were outlined two research questions: (i) How does the geometry articulated with handicrafts promotes meaningful learning, associated with geometric transformations, in students of the 6th grade? (ii) What potential and limitations have the implementation of these tasks, in learning isometries? For this study we chose a qualitative methodology of exploratory nature. The instruments for data collection were direct observations, photographic records, audio recordings, which allowed recording the dialogues and discussions in the classroom, and the students' productions. Thus, through a panoply of data collection instruments, we can conclude that the mathematical tasks contributed to the development of communication, reasoning and argumentation, in which students showed significant participation, satisfactory performance, and also awakened a taste for mathematics and handicraft.pt_PT
dc.identifier.tid203072766pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/18950
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectTransformações geométricaspt_PT
dc.subjectArtesanatopt_PT
dc.subjectTapetes de arraiolospt_PT
dc.subjectTarefas matemáticaspt_PT
dc.subjectEnsino exploratóriopt_PT
dc.titleTransformações geométricas no 2.º ciclo do ensino básico: conexões com o artesanatopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório PES _ Matilde Moita _ 2022.pdf
Size:
2.75 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: