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Abstract(s)
Com este estudo pretendeu-se identificar as concepções dos professores acerca
da diversidade dos alunos e do impacto de tal diversidade nos processos de gestão do
currículo. Nesse sentido foi identificada a relevância atribuída pelos sujeitos do estudo a
diversos factores identitários, as suas preferências em relação à composição social,
étnica e cultural das turmas e, consequentemente, o impacto da diversidade dos alunos
da turma na qualidade das aprendizagens e nos processos de gestão do currículo. Neste
aspecto foram identificados os objectivos mais valorizados na gestão do currículo e as
estratégias privilegiadas face a essa diversidade, incluindo a aprendizagem cooperativa.
O estudo envolveu uma amostra de trinta e oito professores de quatro escolas
públicas do 1º Ciclo do Ensino Básico da região da Grande Lisboa.
Foi utilizada uma metodologia quantitativa e qualitativa, centrando-se a recolha
de dados na realização de questionários, entrevistas a dois professores da amostra e em
observações em contexto de sala de aula.
Os resultados obtidos permitem afirmar que os professores valorizam os factores
identitários embora com graus distintos não tendo isso sido confirmado pelos
inquiridos, tendo estes desvalorizado a sua influência na qualidade das aprendizagens.
Os professores afirmam imprimir mudanças curriculares em consequência da
diversidade étnica, social e cultural da turma embora encontrem nesta gestão alguns
constrangimentos. Um grupo significativo considera a diversidade como um factor
vantajoso e destaca a relevância do conjunto de objectivos que se prendem com o
domínio pessoal.
As entrevistas revelaram a existência de dois níveis de discurso, um de carácter
teórico e geral, baseado em princípios de direitos humanos como a igualdade e outro
mais concreto tendo como referência as práticas dos entrevistados em contextos reais de
sala de aula.
As estratégias/ atitudes que afirmam promover distanciam-se daquelas que
caracterizam a aprendizagem cooperativa.
Description
Dissertação mest., Ciências da educação - Educação de infância, Universidade do Algarve, 2008
Keywords
Teses Educação infantil Diversidade Identidade Aprendizagem
