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Concepções e práticas em contextos de diversidade

dc.contributor.advisorCardoso, Carlos
dc.contributor.authorMestre, Paula Cristina Félix Pereira de Carvalho
dc.date.accessioned2011-09-07T16:05:32Z
dc.date.available2011-09-07T16:05:32Z
dc.date.issued2007
dc.descriptionDissertação mest., Ciências da educação - Educação de infância, Universidade do Algarve, 2008por
dc.description.abstractCom este estudo pretendeu-se identificar as concepções dos professores acerca da diversidade dos alunos e do impacto de tal diversidade nos processos de gestão do currículo. Nesse sentido foi identificada a relevância atribuída pelos sujeitos do estudo a diversos factores identitários, as suas preferências em relação à composição social, étnica e cultural das turmas e, consequentemente, o impacto da diversidade dos alunos da turma na qualidade das aprendizagens e nos processos de gestão do currículo. Neste aspecto foram identificados os objectivos mais valorizados na gestão do currículo e as estratégias privilegiadas face a essa diversidade, incluindo a aprendizagem cooperativa. O estudo envolveu uma amostra de trinta e oito professores de quatro escolas públicas do 1º Ciclo do Ensino Básico da região da Grande Lisboa. Foi utilizada uma metodologia quantitativa e qualitativa, centrando-se a recolha de dados na realização de questionários, entrevistas a dois professores da amostra e em observações em contexto de sala de aula. Os resultados obtidos permitem afirmar que os professores valorizam os factores identitários embora com graus distintos não tendo isso sido confirmado pelos inquiridos, tendo estes desvalorizado a sua influência na qualidade das aprendizagens. Os professores afirmam imprimir mudanças curriculares em consequência da diversidade étnica, social e cultural da turma embora encontrem nesta gestão alguns constrangimentos. Um grupo significativo considera a diversidade como um factor vantajoso e destaca a relevância do conjunto de objectivos que se prendem com o domínio pessoal. As entrevistas revelaram a existência de dois níveis de discurso, um de carácter teórico e geral, baseado em princípios de direitos humanos como a igualdade e outro mais concreto tendo como referência as práticas dos entrevistados em contextos reais de sala de aula. As estratégias/ atitudes que afirmam promover distanciam-se daquelas que caracterizam a aprendizagem cooperativa.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.identifier.other373.2 MES*Con Cave
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/769
dc.language.isoporpor
dc.subjectTesespor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectDiversidadepor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectAprendizagempor
dc.titleConcepções e práticas em contextos de diversidadepor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de CIências HUmanas e Sociaispor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação. Especilaização em Educação de Infânciapor

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