Repository logo
 
Publication

Caracterização e promoção do desenvolvimento lexical de um grupo de crianças de 4 e 5 anos

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorHorta, Maria Helena Martins da Cruz
dc.contributor.advisorRodrigues, Susana Filipa Viegas
dc.contributor.authorEstrada, Fânia Raquel Amendoeira
dc.date.accessioned2020-09-02T15:08:32Z
dc.date.available2020-09-02T15:08:32Z
dc.date.issued2020-01-23
dc.description.abstractA investigação decorreu com um grupo de sete crianças onde primeiramente foi realizada uma avaliação-diagnóstico do desenvolvimento lexical para posteriormente se aplicar o plano de intervenção pedagógica e realizar uma nova avaliação final. Esta investigação contou com a participação dos pais das crianças pertencentes a este grupo, uma vez que era objetivo conhecer as perceções dos pais no que toca ao desenvolvimento lexical das crianças. Estes demonstraram-se recetivos e contribuíram para o enriquecimento da presente investigação. Trata-se de um estudo de carácter exploratório, onde se privilegia uma metodologia de natureza quantitativa do tipo estudo de caso. Os instrumentos de recolha de dados foram: a vertente do Conhecimento Lexical (Parte I) do Teste de Identificação de Competências Linguísticas (TICL), os questionários aos pais e as grelhas de observação de momentos livres e das atividades. As grelhas de observação acrescentaram informações de carácter qualitativo que se revelaram importantes na interpretação dos resultados. Esta investigação decorreu ao longo de cinco meses e este foi um dado considerado na análise dos resultados. Ainda assim, os resultados revelaram evolução no desenvolvimento lexical das crianças e alguma coesão entre as perceções de alguns pais e os resultados obtidos na Parte I do TICL.pt_PT
dc.description.abstractThe research was conducted with a group of seven children where first a diagnostic evaluation of lexical development was performed to later apply the pedagogical intervention plan and carry out a new final evaluation. This research involved the parents of children belonging to this group, since it was objective to know the parents' perceptions regarding the lexical development of the children. These were receptive and contributed to the enrichment of the present research. This is an exploratory study, which focuses on a quantitative case study methodology. The data collection instruments were: the Lexical Knowledge strand (Part I) of Language Skills Identification Test (TICL), the parent questionnaires and the free time and activity observation grids. Observation grids added qualitative information that proved important in interpreting the results. This investigation took place over five months and this was considered in the analysis of the results. Nevertheless, the results revealed evolution in the lexical development of children and some cohesion between the perceptions of some parents and the results obtained in the Part I of TICL.pt_PT
dc.identifier.tid202487369pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/14672
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDesenvolvimento lexicalpt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectTICLpt_PT
dc.titleCaracterização e promoção do desenvolvimento lexical de um grupo de crianças de 4 e 5 anospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Investigação - Fânia Estrada.pdf
Size:
4.26 MB
Format:
Adobe Portable Document Format