Publication
Especificidades do discurso na realização de imagens animadas, competências fundamentais na formação de animadores profissionais
dc.contributor.author | Graça, Marina Estela | |
dc.date.accessioned | 2015-11-30T12:37:53Z | |
dc.date.available | 2015-11-30T12:37:53Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description | Publicação por convite decorrente de conferência como oradora convidada nos Encontros do CEAA /4, "Corte e Abertura", em 9 de abril de 2010, ESAP, Porto | pt_PT |
dc.description.abstract | O discurso fílmico faz-se no contexto das condições elementares subjacentes à produção cinematográfica: o dispositivo técnico e tecnológico (em evolução) que a suporta; os modos de codificação que se vão disponibilizando e aparecendo como próprios num tempo e lugar determinados. Formalmente, num filme, a parte visual do discurso corresponde a uma sucessão de sequências de imagens que produzem uma ilusão de movimento ao serem projectadas (ou emitidas) num ecrã. No filme animado, a ilusão de movimento que vemos tem origem no modo como o animador manipula a relação de diferença/semelhança gráfica entre duas imagens contíguas em cada sequência. A sua competência profissional define-se segundo três axiologias (a partir de Pierre Hébert): manipulação dos modos de codificação gráfica; manipulação da composição de movimento; manipulação da relação de continuidade/descontinuidade. Este artigo tem como objectivo elucidar sobre o teor das competências profissionais, a prever na formação de um animador, pela análise (ainda que sumária) dos modos de codificação implicados. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Graça, ME (2015). "Especificidades do discurso na realização de imagens animadas, Competências fundamentais na formação de animadores profissionais". In Melo Ferreira, C, Oliveira, M, Pinto, JA (eds). Corte e Abertura. CEAA: Porto. | pt_PT |
dc.identifier.issn | 978-972-8784-54-6 | |
dc.identifier.other | AUT: MGR00043; | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/7213 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | CEAA, Centro de Estudos Arnaldo Araújo da CESAP/ESAP | pt_PT |
dc.relation | Strategic Project - UI 4041 - 2014 | |
dc.subject | Animação | pt_PT |
dc.subject | Ensino formal em animação | pt_PT |
dc.subject | Cinema de Animação | pt_PT |
dc.title | Especificidades do discurso na realização de imagens animadas, competências fundamentais na formação de animadores profissionais | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardTitle | Strategic Project - UI 4041 - 2014 | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/PEst-OE%2FEAT%2FUI4041%2F2014/PT | |
oaire.citation.conferencePlace | Porto, Portugal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 63 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 53 | pt_PT |
oaire.citation.title | Corte e Abertura | pt_PT |
oaire.fundingStream | 6817 - DCRRNI ID | |
person.familyName | de Vasconcelos Gonçalves Graça | |
person.givenName | Marina Estela | |
person.identifier.ciencia-id | FD16-B85E-8DC8 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4990-0176 | |
person.identifier.rid | P-2825-2018 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | e328bb5e-8fa2-4cad-88e1-b37c3dd74f7b | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | e328bb5e-8fa2-4cad-88e1-b37c3dd74f7b | |
relation.isProjectOfPublication | f3e1772e-c490-40bb-85fc-bc50ad5b1115 | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | f3e1772e-c490-40bb-85fc-bc50ad5b1115 |