Repository logo
 
Publication

A pertinência da expressão artística na educação pré-escolar: conceções de uma educadora

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSantos, Jorge Tomás Ferreira dos
dc.contributor.advisorGil, Francisco Baptista
dc.contributor.authorRosa, Cláudia Ramires
dc.date.accessioned2015-10-12T10:20:17Z
dc.date.available2015-10-12T10:20:17Z
dc.date.issued2013
dc.date.submitted2013
dc.descriptionDissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2013
dc.description.abstractO presente relatório desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada e intitula-se: “A Pertinência da Expressão Artística na Educação Pré-Escolar: Conceções de uma Educadora”. O estudo realizou-se num jardim de infância privado, localizado na cidade de Faro, no ano letivo de 2012/2013. Ao reconhecer a arte como parte integrante da nossa sociedade e da nossa cultura, como um elemento impulsionador da construção do conhecimento e do desenvolvimento do ser humano, considera-se fundamental a sua integração no início do processo educativo. O objetivo deste estudo consiste em compreender os fundamentos pedagógicos de uma ação educativa que privilegia a educação artística e que resultados se evidenciam. Para a obtenção das respostas às questões desta investigação procedeu-se à observação participante da ação educativa e à entrevista semiestruturada à educadora cooperante, no sentido de compreender as suas conceções acerca da importância da educação artística no desenvolvimento da criança e, ainda, identificar a sua metodologia de trabalho. No que diz respeito ao quadro metodológico, o presente estudo é de natureza qualitativa. Os resultados que emergiram desta investigação evidenciam que a educação artística contribui efetivamente para o desenvolvimento equilibrado das crianças, pelo que a sua inclusão no início do percurso escolar constitui um aspeto crucial. Concluiu-se que a educação artística possibilita a construção do conhecimento num ambiente educativo estimulante e motivador e que o papel do educador, a sua intencionalidade educativa e a gestão do ambiente educativo representam aspetos decisivos para o desenvolvimento global da criança.pt_PT
dc.identifier.tid202210952
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/6886
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectExpressão artísticapt_PT
dc.subjectMétodos pedagógicospt_PT
dc.subjectAmbiente educativopt_PT
dc.subjectDesenvolvimento das criançaspt_PT
dc.titleA pertinência da expressão artística na educação pré-escolar: conceções de uma educadorapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 5 of 7
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Estágio.pdf
Size:
1.43 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Anexo A Rede de ideias Projeto dos Artistas.pdf
Size:
125.78 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Anexo B Guião da Entrevista à Educadora Cooperante.pdf
Size:
88.06 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Anexo C Protocolo da Entrevista à Educadora Cooperante.pdf
Size:
139.05 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Anexo D Primeiro tratamento da Entrevista à Educadora Cooperante.pdf
Size:
200.5 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: