Publication
A pertinência da expressão artística na educação pré-escolar: conceções de uma educadora
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Santos, Jorge Tomás Ferreira dos | |
dc.contributor.advisor | Gil, Francisco Baptista | |
dc.contributor.author | Rosa, Cláudia Ramires | |
dc.date.accessioned | 2015-10-12T10:20:17Z | |
dc.date.available | 2015-10-12T10:20:17Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.description | Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2013 | |
dc.description.abstract | O presente relatório desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada e intitula-se: “A Pertinência da Expressão Artística na Educação Pré-Escolar: Conceções de uma Educadora”. O estudo realizou-se num jardim de infância privado, localizado na cidade de Faro, no ano letivo de 2012/2013. Ao reconhecer a arte como parte integrante da nossa sociedade e da nossa cultura, como um elemento impulsionador da construção do conhecimento e do desenvolvimento do ser humano, considera-se fundamental a sua integração no início do processo educativo. O objetivo deste estudo consiste em compreender os fundamentos pedagógicos de uma ação educativa que privilegia a educação artística e que resultados se evidenciam. Para a obtenção das respostas às questões desta investigação procedeu-se à observação participante da ação educativa e à entrevista semiestruturada à educadora cooperante, no sentido de compreender as suas conceções acerca da importância da educação artística no desenvolvimento da criança e, ainda, identificar a sua metodologia de trabalho. No que diz respeito ao quadro metodológico, o presente estudo é de natureza qualitativa. Os resultados que emergiram desta investigação evidenciam que a educação artística contribui efetivamente para o desenvolvimento equilibrado das crianças, pelo que a sua inclusão no início do percurso escolar constitui um aspeto crucial. Concluiu-se que a educação artística possibilita a construção do conhecimento num ambiente educativo estimulante e motivador e que o papel do educador, a sua intencionalidade educativa e a gestão do ambiente educativo representam aspetos decisivos para o desenvolvimento global da criança. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202210952 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/6886 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Expressão artística | pt_PT |
dc.subject | Métodos pedagógicos | pt_PT |
dc.subject | Ambiente educativo | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento das crianças | pt_PT |
dc.title | A pertinência da expressão artística na educação pré-escolar: conceções de uma educadora | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 5 of 7
Loading...
- Name:
- Anexo A Rede de ideias Projeto dos Artistas.pdf
- Size:
- 125.78 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
Loading...
- Name:
- Anexo B Guião da Entrevista à Educadora Cooperante.pdf
- Size:
- 88.06 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
Loading...
- Name:
- Anexo C Protocolo da Entrevista à Educadora Cooperante.pdf
- Size:
- 139.05 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
Loading...
- Name:
- Anexo D Primeiro tratamento da Entrevista à Educadora Cooperante.pdf
- Size:
- 200.5 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 3.46 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: