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Browsing FCH1-Teses by advisor "Almeida, Ana Susana"
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- A disponibilidade emocional parental e o stress e o burnout académicos: o papel mediador da regulação emocional e da autoeficácia em estudantes universitáriosPublication . Sousa, Bárbara Helena Rodrigues; Almeida, Ana SusanaTendo em consideração o crescente número de alunos que sofrem de stress e burnout académico e atendendo à necessidade de combater os efeitos que estes problemas causam, considerou-se relevante explorar possíveis ligações entre estes problemas e variáveis que possam ser manipuladas, por forma a evitar ou diminuir as consequências negativas. Neste sentido, a presente investigação tem como principal objetivo a exploração da relação entre a disponibilidade emocional parental percecionada e o stress e o burnout académico, sendo esta relação mediada pelas crenças de autoeficácia e pela regulação emocional. Participaram neste estudo 357 alunos do ensino superior, com idades compreendidas entre os 18 e os 59 anos. A recolha de dados foi feita a partir de um formulário online composto por: (a) um questionário para recolha de dados sociodemográficos; (b) a Lum Emotional Availability of Parents, para a avaliação da disponibilidade emocional parental percecionada; (c) a Escala de Dificuldades de Regulação Emocional, para avaliar a regulação emocional; (d) a Perceived Stress Scale para avaliar os níveis de stress; (e) o Inventário de Burnout de Maslach para estudantes, para avaliar os níveis de burnout; (f) a Escala de Avaliação da Autoeficácia Geral, para avaliar as crenças de autoeficácia; e a (g) Escala de Desejabilidade Social de 20 itens, para avaliar a desejabilidade social, que serviu como variável de controlo. Os resultados sugerem que: (1) a disponibilidade emocional parental encontra-se negativamente associada às dificuldades de regulação emocional; (2) as dificuldades de regulação emocional encontram-se positivamente associadas ao stress e ao burnout académicos; (3) o stress encontra-se positivamente associado ao burnout académico; (4) a autoeficácia encontra-se negativamente associada ao burnout académico; (5) a disponibilidade emocional parental relaciona-se com o stress académico, através da mediação das dificuldades de regulação emocional; (6) a disponibilidade emocional parental associa-se ao burnout através do efeito mediador da autoeficácia e das dificuldades de regulação emocional. São apresentadas as limitações e as mais-valias, teóricas e práticas, deste estudo para a comunidade científica.
- Disponibilidade emocional parental na perceção dos filhos: um estudo de validação da LEAP em jovens adultos portuguesesPublication . Martins, Catarina Alexandra Viegas; Almeida, Ana SusanaA Disponibilidade Emocional (DE) é um construto em expansão na literatura científica devido à sua relevância ao nível da saúde mental e bem-estar, bem como pela sua influência no desenvolvimento, em diferentes domínios, nomeadamente no emocional e cognitivo. No entanto, evidencia-se uma escassez de instrumentos adaptados e validados para a população portuguesa. O presente estudo pretendeu a adaptação e validação da escala Lum emotional availability of parents (LEAP), desenvolvida por Lum e Phares em 2005 para a população norte-americana. A LEAP visa avaliar a DE percebida dos filhos (entre os 18-25 anos), relativamente aos pais. O presente estudo contou com 413 participantes, 83% do sexo feminino. Para além da LEAP utilizou-se o EMBU, a EDREVR, a EVA e ainda a EDS-20. A LEAP foi traduzida de acordo com o procedimento tradução-retroversão. A análise fatorial confirmatória evidenciou que a LEAP materna e a LEAP paterna apresentam índices de ajustamento satisfatórios. Foi realizada uma análise fatorial confirmatória. Os fatores LEAP materna e a LEAP paterna apresentam uma boa consistência interna, bem como resultados adequados relativos às validades, nomeadamente convergente associando-se significativa e positivamente com a dimensão de Apoio Emocional (conforto e aceitação) e negativamente com as dimensões Sobreproteção (desvalorização e pressão) e Rejeição (intrusão e controlo excessivo). A DE parental correlaciona-se positivamente com a RE, evidenciando a validade convergente. A versão Portuguesa da Lum Emotional Availability of Parents (LEAP), a LEAP-PT apresenta propriedades psicométricas adequadas, com potencial para ser utilizada por profissionais e investigadores no âmbito da avaliação da disponibilidade emocional parental percebida em jovens adultos portugueses, dos 18 aos 25 anos de idade.
- Preditores da disponibilidade emocional nas mães adotivasPublication . Tubal, Lara Marisa Néné; Almeida, Ana SusanaA disponibilidade emocional das mães adotivas revela-se como um importante fator para a relação com os filhos e para o desenvolvimento destes. Assim, considerou-se relevante explorar os possíveis preditores desta disponibilidade emocional. A presente investigação tem como principal objetivo explorar a relação entre a vinculação das mães adotivas, as práticas educativas parentais dos seus pais e a sua disponibilidade emocional com os filhos adotivos. Neste estudo, participaram 48 mães adotivas, residentes na região do Algarve. Foram utilizados os Questionários de Opinião Parental do Processo Adotivo (QOPPA) para obtenção dos dados sociodemográficos. A disponibilidade emocional diádica foi avaliada através das Escalas de Disponibilidade Emocional (EDE). As perceções das mães relativas às suas relações de afeto foram avaliadas através da Escala de Vinculação do Adulto (EVA). A Escala de Memórias de Infância (EMBU) foi utilizada para avaliar a perceção acerca da frequência com que determinadas práticas educativas parentais foram experienciadas durante a sua infância e adolescência. Os resultados sugerem que: (1) a sensibilidade materna encontra-se negativamente associada à ansiedade na vinculação; (2) a estruturação materna encontra-se positivamente associada ao conforto e confiança nas relações de vinculação; (3) o suporte emocional experienciado pelos pais estava correlacionado com a vinculação do adulto, e com o conforto e confiança nestas relações, e encontrava-se negativamente correlacionado com a ansiedade sentida nas mesmas. Implicações práticas são discutidas, visando a formação dos profissionais que integram as equipas de adoção, bem como a sensibilização e a promoção de competências parentais.