FCH1-Teses
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCH1-Teses by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 1547
Results Per Page
Sort Options
- A viagem iniciática em seis contos populares PortuguesesPublication . Cardigos, IsabelAs raizes deste trabalho estão sem dúvida no meu continuado deslumbramento por " contos de fadas" que, ao contrário dos contos manufacturados para crianças, mantiveram o fascínio de mistérios por resolver. A tarefa de os pensar e de me debruçar sobre quem os estudou mais não fez do que aprofundar o mistério que, se o é, por definição é irresolúvel.
- A escultura Barroca AlgarviaPublication . Lameira, Francisco; Correia, José Eduardo HortaO presente estudo tem as suas raízes mais profundas em 1983, ano em que o Dr. Álvaro Vieira Simões, meu antigo professor de várias cadeiras de História da Arte na Faculdade de Letras de Lisboa me incentivou e orientou na listagem de identificação, ordenamento e classificação do espólio de obras de talha e escultura na cidade de Faro desde os finais do século XVI até ao primeiro quartel do século XIX..
- Problemas lineares complementares monótonosPublication . Pires, Fernanda Marília Daniel; Júdice, Joaquim JoãoApesar da sua origem relativamente recente, o Problema Linear Complementar ( LCP ) tem sido objecto de muitos e variados estudos, existindo actualmente um elevado número de algoritmos mais ou menos eficientes para a sua resolução. Além disso, este problema tem encontrado variadíssimas aplicações nas diferentes áreas da ciência, engenharia e economia, nomeadamente em problemas de selecções de portfolios, equilíbrio económico, teoria dos jogos e análise elástica e elastoplástica de estruturas.
- Preservação do património lúdico: estudo comparativo das actividades lúdicas tradicionais praticadas ainda hoje em Portugal e em Goa, Damão e DiuPublication . Brás, Constança de Fátima Lago; Gamito, Teresa Júdice; Brito, António de PaulaEsta investigação insere-se no campo da Etnologia e tem por objectivo o estudo comparativo das actividades lúdicas tradicionais, praticadas, ainda hoje, em Portugal e em Goa, Damão e Diu; enquadrou-se em contextos geográficos situados em continentes distintos, mas sofrendo na Índia, uma forte influência socio-cultural portuguesa, durante cerca de 450 anos. A metodologia utilizada baseou-se na recolha etnográfica servindo-se da observação participante para o registo e recolha de dados e do método comparativo para a sua análise. Foram valorizados os registos, áudio, vídeo e fotográfico assim como a recolha de materiais, como meios de preservar o património lúdico. Dos resultados obtidos verificou-se haver, ainda hoje, práticas lúdicas comuns - jogos, danças, rondas, jogos cantados infantis, assim como festividades e tradições populares dos adultos. São analisadas as semelhanças e as influências encontradas. Do estudo dos objectos lúdicos observaram-se semelhanças nas improvisações feitas com os materiais utilizados. Da abordagem que fizemos aos espaços, ressaltou a importância do sítio do jogo. Desta investigação resulta a necessidade de, em futuros estudos, aprofundar fontes ligadas às artes plásticas, à música, ao cinema, à literatura e de prestar especial atenção às novas formas de criação e comunicação. A preservação deste património lúdico poderá ajudar a manter a identidade cultural, assim como contribuir para a continuidade da existência dos laços que ligam Portugal e Goa, Damão e Diu.
- Contribuição para o estudo do Romanceiro do Algarve de Estácio da Veiga à luz de manuscritos inéditosPublication . Marques, J. J. DiasNuma época em que a literatura oral, no nosso país e no resto do mundo, é, finalmente, estudada com a atenção que merece, parece-nos fazer todo o sentido dedicar este trabalho de síntese ao estudo dum dos subgéneros fundamentais dessa literatura em Portugal: o romanceiro.
- O lugar do património no desenvolvimento local e regional - o caso de SantarémPublication . Gabriel, Maria Emília Ogando; Gamito, Teresa Júdice; Custódio, JorgeHouve três razões que me levaram a concretizar este estudo. A primeira, de ordem profissional, decorre da necessidade de formação académica, a segunda, de ordem pessoal, prende-se com uma relação afectiva com a cidade de Santarém e a Região do Ribatejo. A terceira surgiu quando, durante um estágio no âmbito deste mestrado, que levei a efeito no Département des Études et de la Prospective (DEP) do Ministério da Cultura em Paris, me chamaram a atenção para o problema do emprego cultural. Gostava, porém, de salientar razão se impôs à primeira, logo que me apercebi de que o trabalho seria verdadeiramente gigantesco, atendendo ao curto espaço de tempo que teria para o realizar. Assim, depois de ultrapassar a fase, que a todos assiste, de enveredar pela desistência e, contando com a minha capacidade de trabalho, optei por continuar a pesquisa, ciente, porém, das minhas limitações e sem grandes pretensões de carácter cientifico. O que era importante era conseguir levar a cabo a "missão" que me propusera. Depois, não posso esquecer todos os ensinamentos que recebi em Santarém, durante o tempo em que lá vivi, e em que fui particularmente sensibilizada para as questões do património, pelo grupo, que posteriormente, viria a fundar a Associação de Estudo e Desfesa do Património Histórico-Cultural de Santarém.
- Formaçao de público para o cinemaPublication . Lobo, Maria da Graça da Silva; Gamito, Teresa Júdice; Reia-Baptista, VictorNo âmbito do Mestrado Europeu em Gestão Cultural, motivada para encontrar um campo de intervenção na área da cultura, e tendo em conta a minha própria experiência e os meus interesses, surgiu-me a ideia da criação de um projecto de formação de público para o cinema.
- A filosofia do poder : Nomos e Physis e a lei do mais forte em TucídidesPublication . Nogueira, Adriana; Jaboille, Victor; Rusten, JeffreyPensamos que com este estudo conseguimos mostrar que Tucídides é um pensador moderno para o seu tempo, que as suas reflexões sobre a natureza das leis e sobre as leis da natureza nos podem ajudar a compreender a nossa contemporaneidade na suas conjunturas socio-políticas e que, influenciado ou não pelos ensinamentos de outros, os seus escritos revelam capacidade de observação e de tirar conclusões a partir dela, por acreditar que a história se repete258 e, sendo uma forma de memória, dizemos nós, serve para ensinar e para aprender
- Sintaxe dos predicados nominais construídos com o verbo-suporte ser dePublication . Batista, Jorge; Ranchhod, Elisabete Marques; Eleutério, Samuel MartinsEste estudo tem como objectivo determinar o léxico e a sintaxe dos nomes predicativos que se constroem com o verbo-suporte ser de.
- Educar para a cultura: o caso da literatura e do teatroPublication . Martins, Célia Maria de Jesus; Branco, António; Gamito, Teresa JúdiceFace à ausência de hábitos de leitura, bem como do gosto pela literatura e pelo teatro, neste trabalho pretende-se pesquisar que projectos são dinamizados, neste âmbito, para motivar os alunos dos 13 aos 18 anos integrados no sistema de ensino, no nosso país, em França, Inglaterra e em Itália.