FCH1-Teses
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCH1-Teses by Title
Now showing 1 - 10 of 1546
Results Per Page
Sort Options
- "À conversa com a Ansiedade Social": Resultados de um estudo piloto sobre uma Intervenção inovadora para o aumento da LiteraciaPublication . Antunes, André Bastos; Rós, AntóniaA Perturbação de Ansiedade Social (PAS) é um dos quadros psicopatológicos mais prevalentes (4% - 12%) contudo, menos de 5% desta população procura ajuda profissional e aqueles que procuram, demoram cerca de 16 anos. Na base da reduzida procura de ajuda parecem encontrar-se baixos níveis de literacia. Torna-se assim necessário dispormos de intervenções viáveis e aceitáveis com demonstrada capacidade para aumentar os níveis de literacia das populações acerca desta perturbação. Uma vez testadas, estas intervenções poderão ser aplicadas com segurança evitando o desperdício de recursos, a desmotivação e saturação com eventual efeito contrário ao desejado nas comunidades alvo destes programas. Propusemo-nos, neste estudo, conceber e comparar a viabilidade e eficácia, num estudo piloto, de duas intervenções online inovadoras destinadas ao aumento da literacia na PAS. Participaram no estudo 104 indivíduos portugueses com idades compreendidas entre os 18 e 81 anos. Foi pedido aos participantes que escutassem um podcast de 5 episódios, em função da condição experimental: (a) Programa literacia PAS com episódio sobre barreiras à procura de ajuda na fase inicial; (b) Programa literacia PAS com episódio sobre barreiras à procura de ajuda na fase final; e (c) Controlo. Os resultados da comparação entre os programas revelaram que a apresentação progressiva e sequencial da informação, em que a reestruturação das barreiras se produz no fim foi mais eficaz para o aumento de conhecimento e intenção de procura de ajuda. A diminuição a curto e médio prazo do estigma pareceu beneficiar, no entanto, do programa em que a reestruturação das barreiras à procura de ajuda foi abordada na fase inicial da intervenção. Apesar da elevada mortalidade da amostra em especial dos participantes com menos intenções de procura de ajuda no pré-teste, a aceitabilidade e compreensão de ambos os programas foram excelentes. Concluímos que, num programa de aumento de literacia em PAS, a seleção e progressão de conteúdos, poderá ser realizada em função das variáveis, que integram o construto da literacia (conhecimento, estigma, atitudes, intenção e comportamento de procura de ajuda) e se propõe alterar. Os resultados do nosso estudo poderão ser replicados em ensaios clínicos controlados.
- A disponibilidade emocional parental e o stress e o burnout académicos: o papel mediador da regulação emocional e da autoeficácia em estudantes universitáriosPublication . Sousa, Bárbara Helena Rodrigues; Almeida, Ana SusanaTendo em consideração o crescente número de alunos que sofrem de stress e burnout académico e atendendo à necessidade de combater os efeitos que estes problemas causam, considerou-se relevante explorar possíveis ligações entre estes problemas e variáveis que possam ser manipuladas, por forma a evitar ou diminuir as consequências negativas. Neste sentido, a presente investigação tem como principal objetivo a exploração da relação entre a disponibilidade emocional parental percecionada e o stress e o burnout académico, sendo esta relação mediada pelas crenças de autoeficácia e pela regulação emocional. Participaram neste estudo 357 alunos do ensino superior, com idades compreendidas entre os 18 e os 59 anos. A recolha de dados foi feita a partir de um formulário online composto por: (a) um questionário para recolha de dados sociodemográficos; (b) a Lum Emotional Availability of Parents, para a avaliação da disponibilidade emocional parental percecionada; (c) a Escala de Dificuldades de Regulação Emocional, para avaliar a regulação emocional; (d) a Perceived Stress Scale para avaliar os níveis de stress; (e) o Inventário de Burnout de Maslach para estudantes, para avaliar os níveis de burnout; (f) a Escala de Avaliação da Autoeficácia Geral, para avaliar as crenças de autoeficácia; e a (g) Escala de Desejabilidade Social de 20 itens, para avaliar a desejabilidade social, que serviu como variável de controlo. Os resultados sugerem que: (1) a disponibilidade emocional parental encontra-se negativamente associada às dificuldades de regulação emocional; (2) as dificuldades de regulação emocional encontram-se positivamente associadas ao stress e ao burnout académicos; (3) o stress encontra-se positivamente associado ao burnout académico; (4) a autoeficácia encontra-se negativamente associada ao burnout académico; (5) a disponibilidade emocional parental relaciona-se com o stress académico, através da mediação das dificuldades de regulação emocional; (6) a disponibilidade emocional parental associa-se ao burnout através do efeito mediador da autoeficácia e das dificuldades de regulação emocional. São apresentadas as limitações e as mais-valias, teóricas e práticas, deste estudo para a comunidade científica.
- A iconografia de África na cartografia portuguesa no início da Idade Moderna (sécs. XV e XVI)Publication . Firmino, Henrique Borges Rosa e Costa; Araújo, Renata Klautau Malcher deA Cartografia tem sido alvo de inúmeros estudos, investigações e debates ao longo dos séculos, seja pela sua história ou pela influência que teve em momentos marcantes da Humanidade. Durante os Descobrimentos, a cartografia foi uma das ferramentas de orientação das navegações, e consequentemente, um meio de expressão das novas descobertas. No impulsionar da Era dos Descobrimentos, a imagem passou a ter um peso intrínseco às cartas, uma vez que estas representavam, geralmente, interesses político-religiosos, interesses nacionais, ou interesses de cariz social. A iconografia, por sua vez, na forma de iluminuras e miniaturas pintadas nos pergaminhos com as partes do mundo se queria representar já desenhada, foi recorrente na cartografia medieval e manteve-se até à Modernidade, muitas vezes evidenciando as novas descobertas, mas quase sempre interpretativa num dado contexto ou espaço geopolítico, evidenciando uma linha unilateral e uma leitura enviesada dos mapas. Simultaneamente, a empresa dos descobrimentos portugueses auxiliou-se da cartografia para mapear, representar e ilustrar as terras e povos recém-descobertos, exaltando cada vez mais a conquista de territórios antes desconhecidos. A presente tese pretende demonstrar como a cartografia quinhentista serviu para legitimar as conquistas e empresas ao longo da costa africana, mas também para dar a conhecer ao Ocidente uma parte até então pouco conhecida. O objetivo será estudar o caso africano recorrendo às imagens, mitos e iluminuras presentes na cartografia portuguesa, enquanto elementos de expressão artística, mas também de representação socio-político-religiosa da África subsaariana, na ótica europeia.
- À procura da terceira coisa: experimentação de uma não atriz no processo de criação do espectáculo Tem Dói-Dói?Publication . Afonso, Anabela Custódio; Branco, AntónioO presente relatório teve como objetivo documentar o processo de criação enquanto atriz de uma pessoa sem qualquer experiência prévia da representação, através do seu envolvimento na criação de um espetáculo de teatro, construído com base nos pressupostos de uma conceção que encontra a sua origem na experiência da atriz Manuela de Freitas e nos conhecimentos que ela adquiriu ao longo da sua vida artística e do contato com os seus mestres Fernando Amado e Adolfo Gutkin. Este relatório pretendeu, ainda, contribuir para o projeto “Teatro e Linhagem: um caso austríaco-argentino-português”, coordenado pelo Prof. Doutor António Branco, através da construção de quatro entradas lexicais relativas a conceitos considerados nucleares na “linhagem teatral” que é objeto do referido projeto de investigação (a saber: Ética, Confiança, Resistência e Racional), e às quais se chegou a partir da aplicação desses mesmos conceitos ao contexto prático que envolveu a participação da autora no processo de criação do espetáculo Tem Dói-Dói?. Daqui resultou o relato da experiência de uma não atriz, testemunhando de que forma a criação teatral construída a partir de uma determinada escola teatral (que se define por defender uma ideia de teatro enquanto uma técnica que é uma ética que é uma estética) pôde, de facto, fornecer instrumentos e técnicas de trabalho que lhe permitiram chegar à construção de uma personagem, descobrindo nesse processo uma das dimensões mais relevantes do que significa “fazer teatro”. Efetivamente, neste percurso de experimentação a autora foi confrontada com a questão de saber como é que, partindo apenas de si e do objeto escolhido para trabalhar, neste caso o conto «O Cesto», de Mia Couto, poderia, com os restantes elementos do grupo, construir um espetáculo de teatro e chegar a essa «terceira coisa» que é a personagem.
- A relação entre self-esquemas sexuais, self-consciência e self-regulação e a coerção sexual subtil: um estudo correlacional com adultos portuguesesPublication . Pereira, Mónica Santos; Gomes, AlexandraA coerção sexual é uma forma de violência sexual que pode ser definida como o uso de táticas não físicas perante a recusa de envolvimento numa relação sexual por um dos parceiros. A presente investigação pretende estudar a relação entre os self-esquemas sexuais, a self-consciência e self-regulação com a coerção sexual subtil através de um estudo correlacional com população adulta portuguesa. Foi criado um questionário sociodemográfico, com o intuito de recolher informação relativa à idade, género, estado civil dos participantes. Utilizou-se ainda a versão portuguesa da Escala de Self-esquemas sexuais de Andersen e Cyeanowski (1994) para mulheres e da escala para homens de Andersen (1999), intitulada “Descreva-se a si próprio”, a Escala de Self-consciência de Scheie e Carver (1997), a Escala de Self-regulação de Schwarzer, Diehl e Schmitz (1999) e as Escalas de Coerção Sexual do Perpetrador e da Vítima de Mathes e McCoy (2011). A amostra foi composta por 218 participantes, 130 mulheres e 88 homens, com idades compreendidas entre os 18 e os 71 anos. Os resultados deste estudo não se revelaram significativos, de modo que não nos foi possível o estabelecimento de um modelo teórico explicativo da coerção sexual.
- A(s) chaminé(s) do AlgarvePublication . Santos, Lydia Leonor Koorengevel Soeiro dos; Costa, Miguel ReimãoCom a presente investigação pretende-se caracterizar a chaminé algarvia nas suas diversas formas, procurando deste modo enriquecer o conhecimento atual da arquitetura tradicional do Algarve e simultaneamente desmistificar algumas ideias sobre este elemento arquitetónico. A primeira parte deste trabalho centra-se na descrição da chaminé, partindo da bibliografia disponível sobre o tema, focando os elementos que a compõem, os seus processos de execução, o modo como é caracterizada por diferentes autores e investigadores, bem como o papel de representatividade que detém na arquitetura tradicional do Algarve. A segunda parte desta dissertação centra-se nas diferentes tipologias de casa tradicional algarvia, caracterizando-as dentro das diferentes subunidades geográficas e registando presença ou ausência da chaminé em cada uma delas. Juntamente com a sua relação com casas de forno ou fornos de pão que frequentemente surgiam associadas às habitações rurais da região. A terceira e última parte desta dissertação compreende a descrição das diferentes tipologias de chaminé incluídas na arquitetura tradicional da região. Este capítulo parte dos dados recolhidos no trabalho de campo feito, que nos permitem traçar algumas conclusões (ainda que preliminares) quanto à distribuição, caracterização e evolução da chaminé no Algarve.
- Abandono no processo de RVCC: o caso do CNO de CubaPublication . Rocha, Anabela de Sousa Pratas; Nico, José Bravo; Quintas, HelenaA presente investigação, no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação/Área de especialização em Formação de Adultos, assumiu, como principal objetivo, conhecer as causas e as consequências do abandono do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) ocorrido no CNO de Cuba, no período 2006-2010. Para a realização deste projeto de intervenção, foi adotada uma metodologia de caráter qualitativo baseada nas informações obtidas através da aplicação de entrevistas semiestruturadas. Por conseguinte, realizaram-se entrevistas a nove adultos que desistiram do processo de RVCC, no período 2006-2010, do Centro Novas Oportunidades de Cuba. O trabalho de projeto está dividido em duas partes: uma parte que sustenta os principais contributos teóricos, centradas na Educação Permanente/Educação de Adultos/Aprendizagem ao Longo da Vida/Abandono/Processo de RVCC em Portugal – perspetiva histórica e na contextualização da pesquisa; uma parte prática, que comporta o desenho da investigação, análise e interpretação da informação recolhida. A análise dos resultados permitiu-nos concluir que foram várias as razões para a não conclusão do processo. No entanto, as que mais se destacaram foram: o horário em que decorriam as sessões, que não era compatível com os horários profissionais, o desagrado com a forma como o processo se desenvolvia e, também, as questões pessoais e profissionais.
- A abordagem à escrita na educação pré-escolar: representações das educadoras de infância cooperantesPublication . Horta, Maria Helena; Gonçalves, José Alberto MendonçaEstudos desenvolvidos por diferentes especialistas revelam que a confrontação tardia da criança com a linguagem escrita (com intencionalidade educativa subjacente) é tida como a principal responsável pelo insucesso na aprendizagem e no desenvolvimento das competências linguísticas. No entanto, vários factores têm contribuído para dificultar o processo de combate a este insucesso, especialmente as questões que se prendem com a definição clara do papel do educador neste domínio, as representações dos agentes educativos envolvidos e o modo como os contextos se têm organizado. No presente estudo, de natureza essencialmente qualitativa, procurámos identificar e compreender as representações das vinte e oito educadoras de infância cooperantes da Prática Pedagógica I, do 3.º ano da Licenciatura em Educação de Infância da Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve, no ano lectivo de 2004/2005, face à abordagem à escrita na educação pré-escolar. Era igualmente nosso objectivo identificar algumas das actividades desenvolvidas pelas educadoras cooperantes que possam favorecer o desenvolvimento das concepções sobre a escrita em crianças em idade pré-escolar, bem como identificar os benefícios que estas educadoras perspectivam sobre a abordagem à escrita na educação pré-escolar e, ainda, compreender se a sua posição, relativamente à importância que atribuem à apropriação da escrita pelas crianças se modificou após a publicação das Orientações Curriculares. Em síntese, o estudo indica-nos que nas práticas das educadoras se encontra, ainda, muito enraizada, a necessidade do desenvolvimento de “pré-requisitos” na abordagem à escrita e que consideram o desenvolvimento deste domínio competência a ser desenvolvida (essencialmente) no 1.º ciclo.
- A abordagem da escrita na aula de inglês: um estudo de casoPublication . Gorjão, Vitória Eugénia Baptista Ligeiro; Cabral, Maria de LurdesO presente estudo teve como objectivo analisar a forma como os professores estagiários conduzem O processo de ensino-aprendizagem da escrita, nas aulas de Inglês língua estrangeira. Os sujeitos do estudo foram duas professoras estagiárias, da Universidade do Algarve, no quinto ano da licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, as quais se encontravam a efectuar o seu estágio integrado numa Escola Secundária do distrito de Faro, tendo cada uma a seu cargo uma turma de Inglês de décimo ano. A nossa metodologia inscreve-se no quadro da investigação qualitativa em educação e o método de investigação foi o estudo de caso. A colheita de dados foi efectuada através de observação participante, da qual resultaram notas de campo; de inquérito, consubstanciado em questionários e entrevistas; de análise documental dos documentos expressamente produzidos para a investigação, assim como de outros documentos, nomeadamente as planificações de unidades didácticas e O programa de inglês do ensino secundário. A análise de dados incluiu a análise de conteúdo e a quantificação da frequência de ocorrências de unidades de registo. Os resultados sugerem que a prática das jovens estagiárias é muito mais condicionada pelas suas próprias experiências de aprendizagem, principalmente a nível do ensino secundário, do que pelo input mais teórico fornecido nas disciplinas de Didáctica, da licenciatura. Podemos mesmo verificar que, por um lado, as estagiárias põem em prática exercicios e estratégias, aos quais atribuíram uma conotação negativa, enquanto alunas. Por outro lado, negligenciam, na sua prática, estratégias que conhecem da sua formação académica e que valorizam no seu discurso.
- Abordagem motivacional à exploração vocacional e à tomada de decisão de carreiraPublication . Paixão, Olímpio Manuel Lino Brás; Gamboa, Vítor Manuel PachecoO trabalho desenvolvido nesta tese de doutoramento assenta numa linha de investigação que procura analisar o lugar que os processos motivacionais ocupam nas teorias e modelos explicativos da carreira. Com base na teoria da autodeterminação, os três estudos empíricos que compõem este trabalho procuram articular e operacionalizar variáveis motivacionais e da carreira, com o intuito de enriquecer a discussão relativa à importância de se contemplar o estudo da qualidade da motivação e o seu impacto na explicação dos comportamentos vocacionais. O primeiro estudo procura alargar o trabalho de validação da escala de autonomia para a tomada de decisão de carreira, recorrendo à técnica de análise fatorial confirmatória, numa amostra de alunos de ensino secundário. Globalmente, os resultados revelam valores de ajustamento sofríveis, apesar de não apresentarem problemas a nível dos pesos fatoriais e da variância explicada e suportando a estrutura de quatro dimensões que representam os quatro tipos de motivação propostos pelo modelo teórico. O segundo estudo testa um modelo integrativo que explora a capacidade preditora da motivação autónoma e controlada na indecisão de carreira, considerando os efeitos de mediação dos comportamentos de exploração vocacional. O modelo final apresenta bons valores de ajustamento, tendo sido encontrados dois mediadores e três efeitos indiretos significativos. Por fim, no terceiro estudo recorremos à elaboração de agrupamentos (análise de clusters), com base em perfis motivacionais, analisando como se diferenciam relativamente aos níveis de suporte parental percebido, exploração vocacional e indecisão de carreira. Foram encontrados três perfis motivacionais: alunos autodeterminados, não-autodeterminados e externamente regulados. No geral, a teoria da autodeterminação apresenta qualidades que contribuem para o enriquecimento da explicação das razões subjacentes ao envolvimento nas atividades relacionadas com a tomada de decisão, bem como para a organização de intervenções de carreira que têm como objetivo a internalização dos processos vocacionais.