FCH1-Teses
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCH1-Teses by Title
Now showing 1 - 10 of 1652
Results Per Page
Sort Options
- "À conversa com a Ansiedade Social": Resultados de um estudo piloto sobre uma Intervenção inovadora para o aumento da LiteraciaPublication . Antunes, André Bastos; Rós, AntóniaA Perturbação de Ansiedade Social (PAS) é um dos quadros psicopatológicos mais prevalentes (4% - 12%) contudo, menos de 5% desta população procura ajuda profissional e aqueles que procuram, demoram cerca de 16 anos. Na base da reduzida procura de ajuda parecem encontrar-se baixos níveis de literacia. Torna-se assim necessário dispormos de intervenções viáveis e aceitáveis com demonstrada capacidade para aumentar os níveis de literacia das populações acerca desta perturbação. Uma vez testadas, estas intervenções poderão ser aplicadas com segurança evitando o desperdício de recursos, a desmotivação e saturação com eventual efeito contrário ao desejado nas comunidades alvo destes programas. Propusemo-nos, neste estudo, conceber e comparar a viabilidade e eficácia, num estudo piloto, de duas intervenções online inovadoras destinadas ao aumento da literacia na PAS. Participaram no estudo 104 indivíduos portugueses com idades compreendidas entre os 18 e 81 anos. Foi pedido aos participantes que escutassem um podcast de 5 episódios, em função da condição experimental: (a) Programa literacia PAS com episódio sobre barreiras à procura de ajuda na fase inicial; (b) Programa literacia PAS com episódio sobre barreiras à procura de ajuda na fase final; e (c) Controlo. Os resultados da comparação entre os programas revelaram que a apresentação progressiva e sequencial da informação, em que a reestruturação das barreiras se produz no fim foi mais eficaz para o aumento de conhecimento e intenção de procura de ajuda. A diminuição a curto e médio prazo do estigma pareceu beneficiar, no entanto, do programa em que a reestruturação das barreiras à procura de ajuda foi abordada na fase inicial da intervenção. Apesar da elevada mortalidade da amostra em especial dos participantes com menos intenções de procura de ajuda no pré-teste, a aceitabilidade e compreensão de ambos os programas foram excelentes. Concluímos que, num programa de aumento de literacia em PAS, a seleção e progressão de conteúdos, poderá ser realizada em função das variáveis, que integram o construto da literacia (conhecimento, estigma, atitudes, intenção e comportamento de procura de ajuda) e se propõe alterar. Os resultados do nosso estudo poderão ser replicados em ensaios clínicos controlados.
- A disponibilidade emocional parental e o stress e o burnout académicos: o papel mediador da regulação emocional e da autoeficácia em estudantes universitáriosPublication . Sousa, Bárbara Helena Rodrigues; Almeida, Ana SusanaTendo em consideração o crescente número de alunos que sofrem de stress e burnout académico e atendendo à necessidade de combater os efeitos que estes problemas causam, considerou-se relevante explorar possíveis ligações entre estes problemas e variáveis que possam ser manipuladas, por forma a evitar ou diminuir as consequências negativas. Neste sentido, a presente investigação tem como principal objetivo a exploração da relação entre a disponibilidade emocional parental percecionada e o stress e o burnout académico, sendo esta relação mediada pelas crenças de autoeficácia e pela regulação emocional. Participaram neste estudo 357 alunos do ensino superior, com idades compreendidas entre os 18 e os 59 anos. A recolha de dados foi feita a partir de um formulário online composto por: (a) um questionário para recolha de dados sociodemográficos; (b) a Lum Emotional Availability of Parents, para a avaliação da disponibilidade emocional parental percecionada; (c) a Escala de Dificuldades de Regulação Emocional, para avaliar a regulação emocional; (d) a Perceived Stress Scale para avaliar os níveis de stress; (e) o Inventário de Burnout de Maslach para estudantes, para avaliar os níveis de burnout; (f) a Escala de Avaliação da Autoeficácia Geral, para avaliar as crenças de autoeficácia; e a (g) Escala de Desejabilidade Social de 20 itens, para avaliar a desejabilidade social, que serviu como variável de controlo. Os resultados sugerem que: (1) a disponibilidade emocional parental encontra-se negativamente associada às dificuldades de regulação emocional; (2) as dificuldades de regulação emocional encontram-se positivamente associadas ao stress e ao burnout académicos; (3) o stress encontra-se positivamente associado ao burnout académico; (4) a autoeficácia encontra-se negativamente associada ao burnout académico; (5) a disponibilidade emocional parental relaciona-se com o stress académico, através da mediação das dificuldades de regulação emocional; (6) a disponibilidade emocional parental associa-se ao burnout através do efeito mediador da autoeficácia e das dificuldades de regulação emocional. São apresentadas as limitações e as mais-valias, teóricas e práticas, deste estudo para a comunidade científica.
- A fauna malacológica do Poço Antigo (Cacela-a-Velha): aproveitamento e gestão pelas comunidades medievais islâmicasPublication . Cabral, Daniela Maria Frias; Valente, Maria João de Sá Viana Sampaio e MeloEsta dissertação visa aprofundar o conhecimento das dinâmicas socioculturais das comunidades medievais islâmicas no Garb al-Andalus, através da análise do conjunto malacológico do sítio do Poço Antigo (Cacela-a-Velha). Além disso, pretende-se contextualizar a importância desse estudo no âmbito da arqueologia islâmica e história da região, proporcionando outras perspetivas sobre os hábitos alimentares, atividades económicas e interações sociais destas comunidades ao longo do tempo. Assim sendo, serão apresentados os resultados da análise dos moluscos e outros invertebrados recolhidos nas campanhas arqueológicas de 2018 e 2019. Na sua maioria, os materiais foram depositados durante a ocupação Almóada (séculos XII-XIII) do bairro situado na zona externa às muralhas de Cacela-a-Velha (Fase I) ou num momento já de abandono do bairro com ocupações esporádicas do mesmo (Fase II). O estudo incidiu na identificação taxonómica dos materiais (+45 kg), processos tafonómicos mais evidentes e integração ecológica. Foram determinados mais de 27 mil restos e a lista taxonómica obtida é muito vasta, com mais de 50 espécies. A maioria seriam bivalves com uso alimentar, como é o caso do Donax trunculus (conquilha), da Ruditapes decussatus (amêijoa-boa), da Cerastoderma edule (berbigão) e da Ostrea edulis (ostra plana europeia). Algumas outras espécies terão tido utilizações diferentes, como as Glycymeris spp. (castanholas) e o Pecten maximus (vieira) que possivelmente foram utilizadas como recipientes. Em relação aos gastrópodes, estes apresentam-se em menor número, a sua utilização pode ter sido tanto alimentar como decorativa ou até mesmo intrusões no contexto arqueológico. A coleção está em moderado estado de preservação, com fragmentação significativa. Os poucos indícios de carbonização, sugerem um processamento rápido dos alimentos, consumidos em cru ou passados levemente pelo fogo. A presença de restos de moluscos ocorre regularmente em contextos arqueológicos do Garb al-Andalus, o que atesta o seu consumo regular e a utilização das suas conchas para propósitos não-alimentares.
- A fragmentação do corpo, a sua reconstrução e a sua relação com o inconsciente na criação artísticaPublication . Doré, Maria Emília Santos da Silva Custódio; Tavares, Mirian; Martinelli, PaulaNo contexto do Mestrado em Processos de Criação, propus a realização de um projeto intitulado A fragmentação do corpo, a sua reconstrução e a sua relação com o inconsciente na criação artística. A minha ideia é apresentar um trabalho artístico, bem como uma reflexão sobre o mesmo e os meus processos, usando como base a autoetnografia e/ou autobiografia. Para criar uma genealogia e o enquadramento do meu processo artístico dentro do campo das artes, irei analisar alguns processos de artistas que trabalharam sobre o corpo, ou com o corpo, na produção das suas obras. Analiso algumas obras criadas durante a pré-história, sem, no entanto, debruçar-me sobre uma cronologia exaustiva. A complexidade e a disparidade dos pensamentos aliados às pesquisas de trabalhos artísticos integram-se nas teorias de Cecília Salles em obras como Redes da criação: A construção da obra de arte (2008) e Gesto inacabado: Processo de criação artística (2012). Para Salles, qualquer que seja a forma de expressão escolhida, ela pode sempre se alterar e evoluir em diversas direções. Na tentativa de comunicar as ideias e conceitos que norteiam a minha criação artística, irei enfatizar a importante ligação do inconsciente com a criação que emerge através das metáforas, da materialidade e do objeto/obra selecionado para transmitir os conceitos e as ideias que permeiam cada criação.
- A fusão cognitiva como fator mediador na relação entre o bem-estar espiritual e a gestão da dor crónicaPublication . Sousa, Paula Cavalcante de; Giger, Jean-Christophe Henri François AntoineA dor crónica representa um importante problema de saúde pública mundial, pela sua alta prevalência e impactos, tanto para o sujeito quanto para a sociedade. A condição dolorosa exerce impactos multidimensionais na vida do indivíduo, interferindo em todas as esferas, tanto física, psicológica, social ou profissional. Vários estudos mostraram que a espiritualidade era associada com uma melhor gestão das doenças crónicas. Contudo, as razões dessa associação não são identificadas. Portanto, este estudo tem como objetivo investigar o papel da fusão cognitiva associada à dor como mediador na relação entre a espiritualidade e gestão da dor crónica. Para tal, 77 pessoas que vivenciam a dor crónica há pelo menos 1 ano, responderam a um questionário online. Os resultados indicam que o “bem-estar existencial” (uma de duas subdimensões do bem-estar espiritual) e a fusão cognitiva eram predictores da autoeficácia da dor crónica e que a fusão cognitiva era um mediador da relação entre o bem-estar existencial e a autoeficácia. As implicações práticas também são discutidas.
- A gratidão e o otimismo como fatores protetores na prevenção de sintomas depressivos em jovens universitáriosPublication . Luz, Rute Isabel Figueira da; Carmo, CláudiaA depressão é uma das patologias mais prevalentes entre os estudantes universitários, impactando negativamente o seu desempenho académico e qualidade de vida. A Psicologia Positiva, ao explorar virtudes como a gratidão e o otimismo, apresenta-se como uma abordagem eficaz na promoção da saúde mental. Este estudo teve como objetivo investigar o papel protetor da gratidão e do otimismo na sintomatologia depressiva dos jovens universitários. O estudo exploratório envolveu uma amostra de 341 estudantes universitários, com idades compreendidas entre os 18 e 35 anos. Todos os participantes responderam a um protocolo de avaliação online, composto por um questionário de avaliação sociodemográfica e os instrumentos Inventário de Depressão de Beck (BDI-II), o Teste de orientação para a vida revisto (LOT-R) e o Questionário da Gratidão (GQ-6). Os resultados indicaram que tanto a gratidão como o otimismo atuam como preditores importantes da depressão, ou seja, maiores índices de gratidão e de otimismo estão associados a menores índices de sintomatologia depressiva. Além disso, cada um deles exerce uma influência mediadora sobre o outro na relação com a depressão. O otimismo, especificamente, é um mediador forte na relação entre a gratidão e a depressão, enquanto a gratidão também desempenha um papel mediador na relação entre otimismo e depressão. Adicionalmente, verificou-se que o mecanismo do efeito combinado da gratidão x otimismo sugere evidências empíricas de como os dois construtos, de forma independente e interativa atuam na redução da depressão, sugerindo que intervenções focadas no fortalecimento que combinem essas virtudes podem auxiliar na prevenção da depressão. Conclui-se que quer a gratidão, quer o otimismo, de forma independente, mas sobretudo quando combinadas poderão constituir fatores protetores da sintomatologia depressiva. Evidencia-se a relevância da implementação de programas preventivos no contexto universitário que visem o desenvolvimento dessas características positivas.
- A iconografia de África na cartografia portuguesa no início da Idade Moderna (sécs. XV e XVI)Publication . Firmino, Henrique Borges Rosa e Costa; Araújo, Renata Klautau Malcher deA Cartografia tem sido alvo de inúmeros estudos, investigações e debates ao longo dos séculos, seja pela sua história ou pela influência que teve em momentos marcantes da Humanidade. Durante os Descobrimentos, a cartografia foi uma das ferramentas de orientação das navegações, e consequentemente, um meio de expressão das novas descobertas. No impulsionar da Era dos Descobrimentos, a imagem passou a ter um peso intrínseco às cartas, uma vez que estas representavam, geralmente, interesses político-religiosos, interesses nacionais, ou interesses de cariz social. A iconografia, por sua vez, na forma de iluminuras e miniaturas pintadas nos pergaminhos com as partes do mundo se queria representar já desenhada, foi recorrente na cartografia medieval e manteve-se até à Modernidade, muitas vezes evidenciando as novas descobertas, mas quase sempre interpretativa num dado contexto ou espaço geopolítico, evidenciando uma linha unilateral e uma leitura enviesada dos mapas. Simultaneamente, a empresa dos descobrimentos portugueses auxiliou-se da cartografia para mapear, representar e ilustrar as terras e povos recém-descobertos, exaltando cada vez mais a conquista de territórios antes desconhecidos. A presente tese pretende demonstrar como a cartografia quinhentista serviu para legitimar as conquistas e empresas ao longo da costa africana, mas também para dar a conhecer ao Ocidente uma parte até então pouco conhecida. O objetivo será estudar o caso africano recorrendo às imagens, mitos e iluminuras presentes na cartografia portuguesa, enquanto elementos de expressão artística, mas também de representação socio-político-religiosa da África subsaariana, na ótica europeia.
- A Igreja de Nossa Senhora da Luz de LagoaPublication . Santos, Bárbara Isabel Jacinto; Malcher, Renata Klautau; Correia, José Eduardo HortaO tema da presente dissertação incide sobre a Igreja de Nossa Senhora da Luz de Lagoa e a problemática da sua reconstrução após o terramoto de 1 de novembro de 1755. Esta igreja localizada no centro histórico da cidade de Lagoa é o resultado de uma longa campanha de reconstrução que se iniciou ainda no século XVIII (1759) e se prolongou até 1823, terminando nesse ano com a conclusão da torre sineira. Após a reconstrução a igreja constituiu-se como um edifício de três naves com cobertura em madeira, composto por onze capelas e respetivos retábulos, batistério, coro alto, sacristia e outros anexos. A problemática que envolve este templo e que se pretende explorar nesta dissertação prende-se com a necessidade de esclarecer algumas questões que até então continuavam em aberto. Entre elas a autoria do projeto de reconstrução, que é atribuído à oficina de Diogo Tavares, que tipologia de reconstrução foi aplicada ao caso de Lagoa, como se processaram os trabalhos e quem foram as entidades responsáveis pela execução deste projeto.
- A influência do território nos processos criativos de uma trilogia de curtas-metragensPublication . Simão, Diogo Miguel Alberto; Valente, António Manuel Dias Costa; Salles, Cecília AlmeidaEsta dissertação pretende estudar o processo criativo multidisciplinar da trilogia composta pelas curtas-metragens A internet matou o Chester Bennington, Aunque es de noche e Sofia e o Gajo do Fogo. Tendo como base metodológica os conceitos de crítica genética, explorados por Cecília Almeida Salles e Vincent Colapietro, e de auto-etnografia aplicada à criação de cinema, esta análise partirá da perspetiva do realizador relativamente à realidade sociocultural e histórico-geográfica da região do Algarve, onde duas das três curtas-metragens foram filmadas. Com o objetivo de enquadrar os processos criativos nas especificidades dos territórios em que se localizaram, serão citadas entrevistas a profissionais da área residentes na região. Serão contextualizadas abordagens teórico-metodológicas do processo criativo da ideia inicial até à estreia da trilogia e, também, citadas entrevistas a cocriadores da trilogia, de forma a abranger diferentes perspetivas sobre os processos criativos. Serão articuladas as particularidades da construção da equipa técnica e elencos, os constrangimentos provocados pela Covid-19 e as limitações temporais, a evolução do trabalho dramatúrgico e a influência teatral nos processos. Por último, serão sugeridas conclusões acerca dos processos criativos e da realidade cinematográfica no Algarve, de acordo com recomendações de boas-práticas a nível nacional, europeu e mundial.
- À procura da terceira coisa: experimentação de uma não atriz no processo de criação do espectáculo Tem Dói-Dói?Publication . Afonso, Anabela Custódio; Branco, AntónioO presente relatório teve como objetivo documentar o processo de criação enquanto atriz de uma pessoa sem qualquer experiência prévia da representação, através do seu envolvimento na criação de um espetáculo de teatro, construído com base nos pressupostos de uma conceção que encontra a sua origem na experiência da atriz Manuela de Freitas e nos conhecimentos que ela adquiriu ao longo da sua vida artística e do contato com os seus mestres Fernando Amado e Adolfo Gutkin. Este relatório pretendeu, ainda, contribuir para o projeto “Teatro e Linhagem: um caso austríaco-argentino-português”, coordenado pelo Prof. Doutor António Branco, através da construção de quatro entradas lexicais relativas a conceitos considerados nucleares na “linhagem teatral” que é objeto do referido projeto de investigação (a saber: Ética, Confiança, Resistência e Racional), e às quais se chegou a partir da aplicação desses mesmos conceitos ao contexto prático que envolveu a participação da autora no processo de criação do espetáculo Tem Dói-Dói?. Daqui resultou o relato da experiência de uma não atriz, testemunhando de que forma a criação teatral construída a partir de uma determinada escola teatral (que se define por defender uma ideia de teatro enquanto uma técnica que é uma ética que é uma estética) pôde, de facto, fornecer instrumentos e técnicas de trabalho que lhe permitiram chegar à construção de uma personagem, descobrindo nesse processo uma das dimensões mais relevantes do que significa “fazer teatro”. Efetivamente, neste percurso de experimentação a autora foi confrontada com a questão de saber como é que, partindo apenas de si e do objeto escolhido para trabalhar, neste caso o conto «O Cesto», de Mia Couto, poderia, com os restantes elementos do grupo, construir um espetáculo de teatro e chegar a essa «terceira coisa» que é a personagem.
