Escola Superior de Educação e Comunicação
Permanent URI for this community
News
a definir... (ESE)
http://www.ese.ualg.pt/
Browse
Browsing Escola Superior de Educação e Comunicação by advisor "Baptista, Ana Catarina"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Comunicação, linguagem e fala: realidades e desafios de Educadores de Infância e Professores de 1.º Ciclo do Ensino Básico em contexto educativoPublication . Inácio, Susana Isabel Martins; Baptista, Ana Catarina; Horta, Maria Helena Martins da CruzAs Dificuldades de Comunicação Linguagem e Fala têm impacto a nível pessoal, social e ao longo do percurso educativo de crianças/alunos. Estas dificuldades devem ser identificadas precocemente. Educadores de Infância e Professores de 1º Ciclo do Ensino Básico desempenham um papel importante na identificação e no acompanhamento ao nível da sala de atividades/sala de aula, sendo fundamental a adoção de práticas de trabalho colaborativo entre estes profissionais. Este estudo tem como objetivo conhecer a realidade e os desafios de Educadores de Infância e Professores de 1.º Ciclo do Ensino Básico relativamente a crianças/alunos com Dificuldades de Comunicação, Linguagem e Fala em contexto educativo. Pretende-se conhecer a frequência com que Educadores de Infância e Professores de 1.º Ciclo do Ensino Básico se deparam com crianças/alunos com Dificuldades de Comunicação, Linguagem e Fala, a importância que atribuem a fatores de risco, conhecer os sinais de alerta mais frequentes, averiguar se o nível de ensino influencia a frequência com que se deparam com crianças/alunos com Dificuldades de Comunicação, Linguagem e Fala, conhecer os principais intervenientes no encaminhamento de crianças com Dificuldades de Comunicação, Linguagem e Fala para terapia da fala e, por fim, conhecer a perceção dos Educadores de Infância e Professores de 1.º Ciclo do Ensino Básico relativamente às práticas dos Terapeutas de Fala em contexto educativo. Neste sentido, foi elaborado um questionário para divulgação online. Os resultados indicam que Educadores de Infância e Professores de 1.º Ciclo do Ensino Básico se deparam frequentemente com crianças com Dificuldades de Comunicação, Linguagem e Fala. Os sinais de alerta mais referidos por Educadores de Infância estão relacionados com questões articulatórias e os sinais de alerta mais referidos por Professores de 1.º Ciclo do Ensino Básico relacionam-se com dificuldades nas áreas da leitura e escrita. Para a realização de encaminhamentos, recorrem ao conhecimento adquirido ao longo da prática profissional e a troca de informação com o Terapeuta da Fala e consideram importante a implementação de modelos colaborativos.
- Evolução das competências do brincar numa criança com necessidades educativas específicas: estudo de casoPublication . Silva, Isabel Cristina Canelas de Freitas; Baptista, Ana Catarina; Rodrigues, SusanaO presente estudo centra-se na importância do brincar livre no desenvolvimento e aprendizagem da criança, direcionando o estudo para a análise da evolução das competências do brincar da criança em estudo, através de um ambiente lúdico, com materiais desafiantes, permitindo um brincar livre, de modo a estimular e contribuir para o desenvolvimento global da criança com necessidades educativas especificas e na sua interação em contexto de uma educação inclusiva. Para a realização desta investigação optou-se por um estudo de caso, com metodologia quantitativa, através da utilização da Escala Pré-Escolar de Knox – revisada, aplicada em três momentos diferentes e qualitativa, através de questionários a alguns dos intervenientes diretos na vida quotidiana da criança com necessidades educativas especificas e de notas de campo, nas quais constam as atividades e dinâmicas desenvolvidas ao longo de toda a investigação como forma de potencializar e estimular as competências e o desenvolvimento global da criança inerente na investigação. O ambiente e os materiais que foram dispostos à criança, na sua interação, exploração e estruturação contribuíram para estimular e promover as competências do brincar da criança e através da observação e análise dos resultados obtidos. Constatou-se que a modificação e enriquecimento do ambiente lúdico e das atividades realizadas contribuíram para a evolução das competências do brincar, nos seus diferentes domínios e para o seu desenvolvimento global, realçando ao nível da integração sensorial, da participação e da interação e comunicação entre os pares, num ambiente livre e espontâneo, que promoveu e criou um ambiente muito mais inclusivo. A investigação revelou-se como um projeto dinâmico e de interação, no qual contribuiu para um brincar muito mais livre e espontâneo, com mais interação e rico em materiais e sensações, surgindo espaços de maior qualidade e muito mais inclusivos.
- A importância da deteção precoce da perda auditiva no desenvolvimento comunicativo de uma criança: estudo de casoPublication . Martins, Carla Sofia Aires de Mendonça Correia; Baptista, Ana CatarinaO presente trabalho foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Especial com o intuito de perceber qual a importância da deteção precoce da perda auditiva no desenvolvimento comunicativo de uma criança e consequente intervenção. Pretendeu-se compreender qual contributo da deteção precoce da perda auditiva no desenvolvimento comunicativo de uma criança. Sabemos que os primeiros anos de vida da criança são particularmente vitais para o seu desenvolvimento posterior e a forma como a criança irá conseguir ultrapassar as suas dificuldades. Para a realização desta investigação optou-se por um estudo de caso. Recorreu-se a uma metodologia quantitativa através da aplicação dos seguintes instrumentos: escala de inteligibilidade em contexto (Lousada, 2015); Checklist do desenvolvimento linguístico de Rigolet (2000) e ainda o Teste de Identificação das Competências Linguísticas – TICL (Viana et al., 2004). Tratou -se de um estudo longitudinal com dois momentos de recolha – antes e depois da aplicação de um conjunto de atividades de enriquecimento linguístico. Privilegiando sempre a inclusão, tornou-se assim necessário determinar qual a importância que uma intervenção precoce adequada e sistemática no contexto escolar que na promoção do desenvolvimento linguístico de uma criança com perda auditiva. Foi igualmente importante a participação ativa da família no processo educativo da criança.