ESS3-Livros (ou partes, com ou sem arbitragem científica)
Permanent URI for this collection
Livro científico ou capítulo de livro científico ou obra que resulte de investigação
a) livro científico, com arbitragem científica, ou exposição com carácter individual e com comissariado ou direcção de trabalho performativo, com relatório avaliadob) capítulo de livro científico, com arbitragem científica, ou exposição em evento colectivo com comissariado ou participação em trabalho performativo, com relatório avaliado
c) livro científico, sem arbitragem científica, ou exposição com carácter individual e com comissariado ou direcção de trabalho performativo, sem relatório avaliado
d) capítulo de livro científico, sem arbitragem científica, ou exposição em evento colectivo com comissariado ou participação em trabalho performativo, sem relatório avaliado
Browse
Browsing ESS3-Livros (ou partes, com ou sem arbitragem científica) by Author "Almeida, Rui"
Now showing 1 - 10 of 24
Results Per Page
Sort Options
- Advancing Precision in Physical Education and Sports SciencePublication . Lobo, Manuel Duarte; Tavares, Sérgio Miravent; Garcia, Manuel B.; Almeida, RuiThis chapter provides an overview of the current state of medical imaging methods in body composition analysis. It advocates a holistic approach that combines the strengths of different approaches and addresses their limitations. We discuss the importance of using standardized protocols to improve the accuracy of body composition studies across populations and settings. By examining the capabilities and limitations of imaging modalities such as DEXA, MRI, CT, and ultrasound, we emphasize the need for a multidimensional approach to obtain body composition emphasis on complete understanding.
- Autonomia profissional das novas profissões da saúde em Portugal - Os técnicos superiores de radiologiaPublication . Abrantes, António; Almeida, Rui; Ribeiro, Luís Pedro; Vicente, Bianca; Azevedo, Kevin; Silva, Carlos Alberto da; Miranda, DulceO presente documento aborda os principais resultados e conclusões de um estudo sobre a autonomia dos técnicos superiores de radiologia, em Portugal. O estudo teve como objetivo principal, compreender e verificar o nível de autonomia dos técnicos superiores de radiologia, em Portugal, considerando o clima organizacional no qual, habitualmente, desempenham as suas funções. Para a concretização deste objetivo, foi realizado um estudo descritivo, através da aplicação de um inquérito por questionário aos técnicos superiores de radiologia de cinco unidades hospitalares públicas portuguesas. Para a análise e a interpretação dos resultados foram enquadrados reconhecidos contributos da sociologia das profissões, nomeadamente dos trabalhos de Larson, Maurice, Parson, Hughes, entre outros. Os principais resultados deste estudo verbalizam a ideia de um certo esvaziamento da autonomia funcional dos técnicos superiores de radiologia, verificando-se a inexistência de uma relação entre a sua autonomia e a satisfação profissional. Ressaltam igualmente nas conclusões que a autonomia dos técnicos superiores de radiologia pode ser conquistada no consagrado espaço profissional, maximizando as disputas entre as responsabilidades clínicas e as técnicas. Contudo, se a autonomia deste grupo profissional for entendida como a capacidade de realizar perfeitamente as funções a si já pertencentes, sem qualquer tipo de supervisão, aplicando o melhor do conhecimento teórico à prática mais correta, então os técnicos superiores de radiologia podem conquistar autonomia, e por sua vez mais poder profissional, explorando mais as suas tarefas que não se restringem às delegações médicas.
- Bem estar subjetivo em pacientes com Artrite Reumatóide: Uma revisão da literaturaPublication . Gaudêncio, Nélia; Almeida, RuiA Artrite Reumatoide (AR) afeta cerca de 0,5% a 1% da população mundial. Esta patologia causa fortes implicações na vida do individuo, nomeadamente, mudança no quotidiano, privação de determinadas atividades e alteração, por vezes profunda, de objetivos a cumprir. A nível físico está associada a dor, desfiguração do corpo, perda ou alteração de certas funções corporais. O Bem-Estar Subjetivo (BES) é um construto composto fundamentalmente pela satisfação com a vida e pelos afetos positivos e negativos, que se afirmou cientificamente nos anos noventa, e que pela investigação desenvolvida em populações com patologias crónicas, em diferentes estágios de evolução da doença e grupos de controlo, aparenta ter um poder explicativo sobre as diferenças encontradas a nível psicossocial e, até clínico, em pacientes com o mesmo grau de evolução da doença. Tais associações sugerem que a intervenção ao nível destas variáveis potenciará um estado psicológico positivo que, conforme as evidências têm demonstrado, estará estreitamente associado à melhora de sintomas físicos, uma perceção de saúde atual mais positiva e melhores expectativas futuras.
- Bone density and fall risk screening in Algarve: A preliminary studyPublication . Ribeiro, Luís Pedro; Pinheiro, João; Abrantes, António; Ribeiro, A.M.; Vicente, Bianca I. C.; Almeida, Rui; Gonçalves, Tânia; Ferreira, M. A. G. A.; Farinha, Maria Conceição; Azevedo, KevinOsteoporosis is a major cause of morbidity and mortality around the world and is a silent disease characterized by low bone strength that results in an increased risk of fracture. The benefits of being physically active in advanced ages to reduce the loss of bone mineral density (BMD) and improve functional capacities are well known. Quantitative ultrasound (QUS) is a peripheral bone densitometry technique that is rapidly gaining in popularity for the assessment of skeletal status, along with fall risk assessment. This chapter consists of a brief review of the literature on osteoporosis and describes ongoing activities on bone density and fall risk prevention in Algarve, Portugal as part of EIP AHA´s action group on fall prevention with the presentation of a preliminary study. This study aimed to demonstrate that the postmenopausal female seniors who adhere to the recommendations for the regular program of physical activity after osteoporosis screening one year later show a slower decrease in BMD.
- Digital health in the context of healthcare workers' education and trainingPublication . Silva, Carlos Alberto da; Almeida, Rui; Carvalheira, Francisca; Caldeira Lagem Abrantes, António Fernando; Miranda, Dulce Lourenço; Costa Vicente, Bianca Isabel; Ramos, Magda; Mestre, Tatiana Filipa SilvaDigital technologies are reshaping healthcare practices, influencing patient information-seeking behavior, and impacting ethical considerations. The emergence of eHealth, mHealth, and advanced technologies like artificial intelligence, machine learning, and robotics hold promise for improving healthcare quality. However, in Portugal, digital health literacy is underexplored, particularly in healthcare education. This chapter scrutinizes curricula at higher education health schools, revealing that while health technologies are integrated, digital health is often confined to specific modules. Portuguese institutions must reconsider curricula to equip healthcare professionals with essential digital skills. The significance of this chapter lies in its critical analysis and recommendations for reform. It underscores the urgent need for comprehensive integration of digital health in healthcare education, highlighting the gap in current curricula and advocating for a more comprehensive approach. Recommendations include implementing ongoing training to enhance digital health literacy.
- Effective integration of artificial intelligence in medical educationPublication . Garcia, Manuel B.; Arif, Yunifa Miftachul; Khlaif, Zuheir N.; Zhu, Meina; Almeida, Rui; Almeida, Raquel Simões de; Masters, KenWith the increasing popularity of artificial intelligence (AI) applications in medical practices, the integration of AI technologies into medical education has garnered significant attention. However, there exists a noticeable research gap when it comes to providing comprehensive guidelines and recommendations for its successful integration into this domain. Addressing this research gap is crucial as the responsible and effective incorporation of AI in medical education not only ensures that current and future healthcare professionals are well-prepared for the demands of modern medicine but also upholds ethical standards, maximizes the potential benefits of AI, and minimizes potential risks. The objective of this chapter is to fill this gap by offering practical tips and actionable insights for incorporating AI into medical education, encompassing practical, ethical, pedagogical, and professional implications. Consequently, it equips medical educators and learners alike with the knowledge and tools necessary to navigate the evolving landscape of medical education in the age of AI.
- Emerging trends in ultrasound education and healthcare clinical applicationsPublication . Manuel Duarte Lobo; Miravent, Sérgio; Almeida, RuiIn this chapter, the authors explore the transformation of ultrasound training in the digital era of higher education. As the digital landscape redefines access to information and learning modalities, this chapter critically examines the integration of innovative digital tools in ultrasound education. The authors focus on leveraging technologies like extended realities and simulations, alongside the practicality of mobile applications, to enhance the learning experience. The chapter underscores the importance of evolving educational systems to actively engage students in these advanced learning frameworks. It aims to stimulate a comprehensive discussion on effectively incorporating these technologies at the undergraduate level, evaluating their impact on student learning outcomes, and preparing future healthcare professionals for a technology-driven medical landscape. This review offers a forward-looking perspective on integrating cutting-edge digital tools in ultrasound education, signifying a shift towards more interactive, immersive, and effective learning experiences.
- Exposição à radiação secundária na realização de estudos radiológicos a pacientes intransportáveisPublication . Abrantes, António; Sousa, Patrick; Ribeiro, Luís; Rodrigues, Sónia Isabel do Espírito Santo; Rebelo, Carina; Azevedo, Kevin; Almeida, Rui; Pinheiro, JoãoObjetivo: Considerando que numa unidade hospitalar existem serviços onde estão internados pacientes que não se podem deslocar, sendo-lhes frequentemente prescritos estudos radiológicos, o objetivo deste trabalho consistiu em quantificar a exposição à radiação secundária na realização de radiogramas a doentes intransportáveis. Desta forma, pretendeu-se compreender, de acordo com a legislação em vigor e o state-of-art, que medidas devem ser adotadas/corrigidas no sentido de proteger adequadamente os profissionais, os pacientes que se submetem ao exame e também aqueles que inevitavelmente têm de permanecer na sala onde é realizado o exame. Metodologia: Foi efetuado o levantamento das condições técnicas utilizadas no exame em doentes intransportáveis numa amostra de 199 exames, o que possibilitou a determinação dos parâmetros de referência. Estes parâmetros foram também utilizados no controlo de qualidade do equipamento móvel de Radiologia Convencional, efetuado com um detetor semicondutor. Posteriormente, e uma vez que a radiologia utiliza radiação ionizante, o que condiciona todo e qualquer estudo experimental no ser humano, procedemos à simulação, e medição da radiação dispersa, reproduzindo as condições registadas no levantamento prévio, para a incidência ântero-posterior do tórax e para a incidência tangencial do abdómen (por serem as mais realizadas), com um fantôma antropomórfico de corpo inteiro em decúbito dorsal e semi-sentado. Mediu-se a radiação dispersa em função da voltagem e do produto corrente-tempo com um dosímetro de radiação X e gama. Fixando esses parâmetros, mediu-se a radiação dispersa em função do ângulo, altura e distância do dosímetro, para as incidências do tórax. A variação da radiação dispersa em função do ângulo foi também medida para a incidência do abdómen. Resultados: Para distâncias inferiores a 1 m, o Limite de dose estabelecido pela legislação para os trabalhadores expostos não é ultrapassado (12 mSv/ano) mas para os membros do público já será (2 mSv/ano). Os trabalhadores expostos devem utilizar dosímetro individual e no alcance do feixe primário devem usar medidas de proteção e posicionar-se atrás da ampola do equipamento móvel. De acordo com as três configurações utilizadas, resultantes do levantamento das características do feixe conjugadas com a tipologia de exames mais solicitados, obtivemos curvas de isodose que nos permitem determinar as distância e localização mais seguras, bem como, determinar o tipo de proteção radiológica que devemos utilizar nos indivíduos expostos. Conclusão: É fundamental utilizar medidas de proteção radiológicas para não ultrapassar os limites de dose e cumprir com o princípio ALARA, para melhor proteger os profissionais, os pacientes e o público em geral, entenda-se, outros pacientes que inevitavelmente têm de permanecer no mesmo espaço.
- Handbook of research on improving allied health professions education: advancing clinical training and interdisciplinary translational researchPublication . Almeida, RuiHumans are living longer now than ever as a result of advances in the medical field. Having the tools available to train knowledgeable and ethical future generations of doctors and medical researchers is essential to continuing to advance our understanding of the human body and develop new ways of treating and curing sickness and disease. The Advances in Medical Education, Research, and Ethics (AMERE) book series highlights publications pertaining to advancements in pedagogical practice for developing future healthcare professionals, research methods, and advancements in the medical field, as well as moral behavior and practice of healthcare professionals, students, and researchers. Featuring research-based book publications that are highly relevant to the healthcare community, this series is ideally designed for library inclusion at medical universities and research institutions as well as personal use by medical professionals, researchers, and upper-level students entering the field.
- Influência das redes sociais na formação escolarPublication . Abrantes, António; Ribeiro, Luís; Silva, Carlos; Rodrigues, Sónia; Almeida, Rui; Azevedo, Kevin; Reis, Mónica; Madeira, MélanieA formação académica, enquanto processo histórico e social de formação humana, permite a aquisição dos conhecimentos essenciais para o desempenho profissional, assim como as ferramentas que permitem a construção da identidade profissional dos indivíduos. No meio escolar a formação centra-se em referências teóricas/abstratas, pelo que o ingresso no meio laboral obriga muitas vezes a uma redefinição dos valores dos estudantes de modo a poder responder à necessidade de ações e práticas concretas. De acordo com Bourdieu, as instituições na sua tarefa de formar os sujeitos sociais, não é neutra, mas exerce um papel político nesta formação, no sentido de seu comprometimento – do ponto de vista da reprodução ideológica – na formação dos sujeitos.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »