ESS3-Livros (ou partes, com ou sem arbitragem científica)
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Livro científico ou capítulo de livro científico ou obra que resulte de investigação
a) livro científico, com arbitragem científica, ou exposição com carácter individual e com comissariado ou direcção de trabalho performativo, com relatório avaliadob) capítulo de livro científico, com arbitragem científica, ou exposição em evento colectivo com comissariado ou participação em trabalho performativo, com relatório avaliado
c) livro científico, sem arbitragem científica, ou exposição com carácter individual e com comissariado ou direcção de trabalho performativo, sem relatório avaliado
d) capítulo de livro científico, sem arbitragem científica, ou exposição em evento colectivo com comissariado ou participação em trabalho performativo, sem relatório avaliado
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- Qualidade em radiologia: análise da percepção da qualidade e satisfação em dois serviços de radiologia distintos, segundo os utentes da consulta externaPublication . Almeida, Rui; Silva, Carlos; Ribeiro, Luís; Abrantes, António; José, Helena; Ribeiro, AnabelaA elaboração deste trabalho deveu-se à necessidade de avaliar a qualidade percebida e a satisfação dos utentes/doentes de dois serviços de Radiologia distintos, sendo um deles certificados pelas normas ISO 9001:2000 e outro não certificado. O principal objectivo consistiu em avaliar o desempenho desses serviços de Radiologia e verificar se, na prática, um serviço com o sistema de gestão da qualidade (SGQ) implementado, se traduzia numa maior qualidade e satisfação dos serviços prestados, na perspectiva dos utentes/doentes. É um estudo quantitativo de natureza comparativa e descritivo-correlacional e a metodologia utilizada teve por base um questionário dirigido aos utentes da Consulta Externa baseado numa escala SERVPERF modificada - um instrumento usado para medir a qualidade dos serviços na perspectiva dos utilizadores, baseado nas dimensões dos atributos da qualidade. Os resultados obtidos não confirmaram as dimensões originais da escala SERVPERF, sendo que a qualidade dos serviços de Radiologia foi explicada com base em 5 de 6 novas dimensões. De relevar que os níveis de percepção da Qualidade e da Satisfação, em termos gerais, dos serviços estudados, apresentam-se mais influenciadas pelos atributos relacionados com a “Atenção personalizada em termos gerais” e com as situações de ausência de “Rigor do Serviço de Radiologia”, nos aspectos formais e informais. Não foram encontradas diferenças significativas nos níveis de percepção entre os dois hospitais pelo que se pode concluir que a implementação de um SGQ, não se traduziu num aumento da qualidade e satisfação dos utentes.
- Patient´s knowledge about radiation and radiological protectionPublication . Pinheiro, João; Ribeiro, Luís; Rodrigues, Sónia Isabel do Espírito Santo; Abrantes, António; Silva, Carlos; Almeida, RuiPurpose: To obtain and analyse patient´s knowledge and perceptions regarding radiation exposure, from both natural and man-made radiation of medical procedures and interventions. Verify if patients worry about their exposure when undergoing medical exams, are aware of associated risks and means of radiological protection and if their knowledge on medical radiation exposure affects their own decisions. Methods and Materials: On a medical environment a self-applied questionnaire was used as instrument and assigned to patients who would undergo medical imaging exams involving ionising radiation. A total of 300 valid questionnaires were interpreted and statistically analysed through descriptive statistics and Phi & Cramer´s V correlation tests. Results: 44.3% of patients believe most of their exposure derives from electronic appliances and 25% from medical imaging exams, while patient´s with higher education levels tend to consider is comes from the environment. The great majority of patients (95%) consider that only certified personnel should operate medical imaging equipment, but 74% never ask for their qualifications. 66.3% of patients claim that Technologists have more education on radiological protection and about 60% of patients rarely or never worry about radiation exposure when undergoing medical imaging exams. Conclusion: Patients overestimate the risks of industrial radiation exposure while they underestimate the associated risks of medical radiation exposure and the Technologist´s ability to reduce the inherent radiation exposure of medical imaging exams. Patient´s knowledge on radiation and radiological protection is based more on perceptions and beliefs, rather than factual knowledge.
- Exposição à radiação secundária na realização de estudos radiológicos a pacientes intransportáveisPublication . Abrantes, António; Sousa, Patrick; Ribeiro, Luís; Rodrigues, Sónia Isabel do Espírito Santo; Rebelo, Carina; Azevedo, Kevin; Almeida, Rui; Pinheiro, JoãoObjetivo: Considerando que numa unidade hospitalar existem serviços onde estão internados pacientes que não se podem deslocar, sendo-lhes frequentemente prescritos estudos radiológicos, o objetivo deste trabalho consistiu em quantificar a exposição à radiação secundária na realização de radiogramas a doentes intransportáveis. Desta forma, pretendeu-se compreender, de acordo com a legislação em vigor e o state-of-art, que medidas devem ser adotadas/corrigidas no sentido de proteger adequadamente os profissionais, os pacientes que se submetem ao exame e também aqueles que inevitavelmente têm de permanecer na sala onde é realizado o exame. Metodologia: Foi efetuado o levantamento das condições técnicas utilizadas no exame em doentes intransportáveis numa amostra de 199 exames, o que possibilitou a determinação dos parâmetros de referência. Estes parâmetros foram também utilizados no controlo de qualidade do equipamento móvel de Radiologia Convencional, efetuado com um detetor semicondutor. Posteriormente, e uma vez que a radiologia utiliza radiação ionizante, o que condiciona todo e qualquer estudo experimental no ser humano, procedemos à simulação, e medição da radiação dispersa, reproduzindo as condições registadas no levantamento prévio, para a incidência ântero-posterior do tórax e para a incidência tangencial do abdómen (por serem as mais realizadas), com um fantôma antropomórfico de corpo inteiro em decúbito dorsal e semi-sentado. Mediu-se a radiação dispersa em função da voltagem e do produto corrente-tempo com um dosímetro de radiação X e gama. Fixando esses parâmetros, mediu-se a radiação dispersa em função do ângulo, altura e distância do dosímetro, para as incidências do tórax. A variação da radiação dispersa em função do ângulo foi também medida para a incidência do abdómen. Resultados: Para distâncias inferiores a 1 m, o Limite de dose estabelecido pela legislação para os trabalhadores expostos não é ultrapassado (12 mSv/ano) mas para os membros do público já será (2 mSv/ano). Os trabalhadores expostos devem utilizar dosímetro individual e no alcance do feixe primário devem usar medidas de proteção e posicionar-se atrás da ampola do equipamento móvel. De acordo com as três configurações utilizadas, resultantes do levantamento das características do feixe conjugadas com a tipologia de exames mais solicitados, obtivemos curvas de isodose que nos permitem determinar as distância e localização mais seguras, bem como, determinar o tipo de proteção radiológica que devemos utilizar nos indivíduos expostos. Conclusão: É fundamental utilizar medidas de proteção radiológicas para não ultrapassar os limites de dose e cumprir com o princípio ALARA, para melhor proteger os profissionais, os pacientes e o público em geral, entenda-se, outros pacientes que inevitavelmente têm de permanecer no mesmo espaço.
- O papel das redes sociais na orientação clínica em estudantes de licenciaturaPublication . Abrantes, António; Ribeiro, Luís; da Silva, Carlos; Rodrigues, Sónia; Reis, Mónica; Azevedo, Kevin; Almeida, Rui; Madeira, M.A formação académica, enquanto processo histórico e social de formação humana, permite a aquisição dos conhecimentos essenciais para o desempenho profissional, assim como as ferramentas que permitem a construção da identidade profissional dos indivíduos. No meio escolar a formação centra-se em referências teóricas/abstratas, pelo que o ingresso no meio laboral obriga muitas vezes a uma redefinição dos valores dos estudantes de modo a poder responder à necessidade de ações e práticas concretas. De acordo com Bourdieu, as instituições na sua tarefa de formar os sujeitos sociais, não é neutra, mas exerce um papel político nesta formação, no sentido de seu comprometimento – do ponto de vista da reprodução ideológica – na formação dos sujeitos. O presente estudo pretendeu avaliar se as competências e características que os estudantes percecionam como adquiridas no final do curso superior vão ao encontro das exigências sociais e científicas ditadas pelos padrões da sua atividade profissional. A profissão estudada engloba dois momentos de formação, sendo um percurso escolar e um outro mais curto denominado de ensino clínico. É, portanto, neste último momento de tirocínio que se constrói uma “Rede de trabalho ou consulta”, que sendo uma rede informal é detentora de informações técnicas que facilitam o cumprimento dos objetivos organizacionais. Com recurso a um inquérito por questionário, aplicamos o instrumento a profissionais atualmente em exercício, assim como aos alunos do 4º ano do Curso de Licenciatura em Estágio Clínico. A estes últimos, concomitantemente, foi ainda aplicado um instrumento psicométrico denominado “Escala de Perceção Pessoal de Competências Profissionais”. No meio escolar a formação centra-se em referências teóricas/abstratas, pelo que, na perspetiva de Dubar, o ingresso no meio laboral obriga muitas vezes a uma redefinição dos valores dos estudantes de modo a poder responder à necessidade de ações e práticas concretas. A imagem que o individuo detém de si mesmo e a forma como este se considera relativamente ao seu grupo de pertença, bem como o mesmo se define relativamente ao meio profissional circundante, demonstra a sua identidade profissional. Através da atividade exercida diariamente, do conjunto de interações profissionais em que a competência, a formação e a validação dos conhecimentos é posta à prova, criando assim diferentes formas de atuar e estar. Conclui-se que existe uma descontinuidade entre os processos de socialização escolar e os processos de socialização profissional, podendo-se considerar que o culminar de ruturas entre os pressupostos profissionais e as competências efetivas adquiridas pelos estudantes no final do Curso advém das poucas oportunidades de exercício prático oferecidas durante o processo de formação superior.
- O Prato Certo - Receitas e dicas para comer bem e pouparPublication . Guerreiro, Abílio; Mateus, Maria; Vasconcelos, CatarinaReceitas fáceis, deliciosas e equilibradas ao estilo mediterrânico. Ao longo do livro apresentam-se receitas de carne e ovos, pescado e leguminosas, acessíveis preparadas com alimentos locais e da época. Apresentam-se também sugestões saudáveis de pequenos-almoços, sopas e cremes, lanches e sobremesas. A alimentação saudável e o planeamento semanal de refeições equilibradas e acessíveis complementam este livro.
- Influência das redes sociais na formação escolarPublication . Abrantes, António; Ribeiro, Luís; Silva, Carlos; Rodrigues, Sónia; Almeida, Rui; Azevedo, Kevin; Reis, Mónica; Madeira, MélanieA formação académica, enquanto processo histórico e social de formação humana, permite a aquisição dos conhecimentos essenciais para o desempenho profissional, assim como as ferramentas que permitem a construção da identidade profissional dos indivíduos. No meio escolar a formação centra-se em referências teóricas/abstratas, pelo que o ingresso no meio laboral obriga muitas vezes a uma redefinição dos valores dos estudantes de modo a poder responder à necessidade de ações e práticas concretas. De acordo com Bourdieu, as instituições na sua tarefa de formar os sujeitos sociais, não é neutra, mas exerce um papel político nesta formação, no sentido de seu comprometimento – do ponto de vista da reprodução ideológica – na formação dos sujeitos.
- The influence of school education on the professional identity of healthcare professionals: the formalization of knowledge transfer in schools and clinical environmentsPublication . Abrantes, António; Azevedo, Kevin; da Silva, Carlos; Ribeiro, Luís; Almeida, RuiThe purpose of this chapter is to discuss the influence of school education on the formation of professional identity of radiology professionals.
- Alimentos e suas aplicações culinárias - 1ª Parte: alimentos da Dieta MediterrânicaPublication . Carvalho, Ana PaulaInformação sistematizada sobre cada alimento, organizada nos capítulos: Hortícolas; Leguminosas; Frutos e Frutos secos; Produtos do Mar; Carne; Ervas aromáticas; Especiarias e Cereais. Apresentam-se calendários de produção/consumo para hortícolas e frutos. Para cada alimento, identificado pelo nome comum e cientifico, apresenta-se informação sobre origem/produção/variedades; época; Características; Características nutricionais; observações e utilizações, bem como duas receitas.
- Melhoria da qualidade como ferramenta potenciadora de implementação de boas práticas e de otimização da imagem radiológicaPublication . Almeida, Rui; Gama, Zenewton; Saturno-Hernandez, Pedro; Silva, CarlosO acesso aos serviços de saúde aumentou em todo o mundo, mas a qualidade da assistência prestada ainda é um desafio de saúde global (Scott, Phil & Jha, 2014). Neste campo, é de salientar o trabalho desenvolvido na década de 60 por Avedis Donabedian, na transposição dos modelos da qualidade do sector industrial para um modelo unificado no sector da saúde, o qual teve um contributo considerável para a construção conceptual dos diversos modelos de sistemas da qualidade atualmente existentes (Cabral, Colaço & Guerreiro, 2001; Macedo & Rodrigues, 2009). Entre estes, salientam-se alguns comumente adotados pelas organizações de saúde, que são os modelos da EFQM (European Foundation for Quality Management), ISO (International Organization for Standardization), JCAHO (Joint Commission on Accreditation of Health Care Organisations) e King’s Fund Organisational Audit (Cabral, Colaço & Guerreiro, 2001).
- A violência nas organizações dos Serviços de Saúde: Dilemas da vivência dos Técnicos de Radiologia em Portugal. In Caballero, E. (Dir.). Sociedades y Fronteras: Actas del IX Congresso Andaluz de SociologíaPublication . Abrantes, António; da Silva, Carlos; Sequeira, Bernardete; Ribeiro, Luís Pedro; Azevedo, Kevin; Almeida, RuiA problemática da violência está na ordem do dia. Rost & Kathleen constataram que a violência sobre os profissionais de saúde nas sociedades ditas desenvolvidas está a atingir limites preocupantes, constituindo na atualidade um grave problema de saúde pública.