Browsing by Author "Carvalho, Ana Alexandra Mendonça Seabra da Silva Andrade de"
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- Aspectos da poética da indecidibilidade do sentido em Claude CrébillonPublication . Carvalho, Ana Alexandra Mendonça Seabra da Silva Andrade deEvocação da obra narrativa de Claude Crébillon sob o prisma do espírito do jogo da sedução como duplo projeto autoral, ético e estético, tanto de desmascaramento do artifício da retórica da sedução amorosa quanto do jogo de sedução, provocação e poder envolvendo o leitor.
- Aventuras d' escrita(s). Estudos de poética e retóricaPublication . Carvalho, Ana Alexandra Mendonça Seabra da Silva Andrade de; Carvalho, João Carlos Firmino Andrade deAventuras d’escrita(s). Estudos de Poética e Retórica tem uma primeira parte que gira em torno de aspectos de teorização literária e de retórica, cujo título – Revisitando os séculos XIX-XX, deixa perceber um regresso parcial ao passado da teorização retórico-literária, marcado pelas experiências e visões pessoais dos dois autores deste livro. Depois de um capítulo inicial de autoria conjunta, em que se apresenta uma breve sinopse dos estudos literários no período referido, surge um capítulo sobre a narratologia francesa, da responsabilidade de Ana Alexandra Seabra de Carvalho, seguindo-se-lhe um terceiro capítulo sobre o percurso de três teóricos franceses marcado entre a fase do desejo de cientificidade e a fase do problema da interpretação, da responsabilidade de João Carlos Firmino Andrade de Carvalho, que é ainda o autor do capítulo final sobre as marcas da retórica, da poética e da simbólica nos lugares de intersecção da arte e da ciência. Numa segunda parte (toda da responsabilidade de Ana Alexandra Seabra de Carvalho), intitulada Aventura no País do Romance, surgem estudos sobre estratégias de persuasão e sedução romanescas, sobre a auto-reflexividade e sobre a problematização dos códigos narrativos no romance clássico francês (embora não exclusivamente). Numa terceira e última parte (toda da responsabilidade de João Carlos Firmino Andrade de Carvalho), intitulada Aventura da Escrita / Escrita da aventura, surgem estudos diversos sobre a tipologia do Encontro Civilizacional e construção das identidades europeias, no âmbito da literatura de viagens dos séculos XVI, XVII e XVIII; sobre manifestações exóticas e teratológicas e sua retórica; sobre a retórica de discursos e saberes tipologicamente diferenciados (exemplo: discurso literário e discurso científico).
- Claude Crébillon e a reinvenção da cortesiaPublication . Carvalho, Ana Alexandra Mendonça Seabra da Silva Andrade deNeste estudo, sintetizamos o modo como Claude Crébillon (1707-1777) se faz herdeiro da cortesia enquanto código retórico-amoroso que pontifica no discurso literário francês desde as suas origens trovadorescas, a molda e a reinventa, tendo em conta o contexto da libertinagem galante que caracteriza o seu tempo.
- Claude Crébillon, chroniqueur du libertinage chez la bonne compagniePublication . Carvalho, Ana Alexandra Mendonça Seabra da Silva Andrade deDans cet article je propose une lecture des récits de Claude Crébillon (1707-1777) comme une suite de chroniques du libertinage de « la bonne compagnie » du temps de la Régence de Philippe d’Orléans et du règne personnel de Louis XV. Injustement traité de licencieux, frivole, voire libertin, « Girgiro, l’entortillé », épithète que l’auteur doit à la tortuosité de son style, entreprend dans tous ses récits, d’un oeil fin et ironique, une sorte de voyage philosophique à travers les différents jeux de pouvoir et de séduction, en présentant à son lecteur une chronique du libertinage mondain de son époque, dont il dévoile la fausseté dans tous ses états.
- Claude Crébillon: a sedução do romancePublication . Carvalho, Ana Alexandra Mendonça Seabra da Silva Andrade deA escolha da temática deste I Colóquio de Literaturas Românicas colocou-o "sob o signo do Jogo", ou melhor, do "Jogo no Jogo", sugerindo, à partida, três pistas interpretativas, possíveis entre muitas outras: divertimento, experimentalismo, problematização do literário.
- Ensaios & outros escritosPublication . Carvalho, João Carlos Firmino Andrade de; Carvalho, Ana Alexandra Mendonça Seabra da Silva Andrade deOs catorze trabalhos aqui reunidos em livro, uns inéditos outros dispersos em publicações científicas, possibilitam agora ao Leitor o contacto com autores e temas diversos da Literatura e Cultura Portuguesas e Francesas, bem como da Literatura e Cultura Comparadas. Por opção dos autores, os referidos trabalhos surgem dispostos de acordo com um critério cronológico e em função da natureza do texto. Assim, a abordagem de autores e textos literários inicia-se no século XVI e prossegue até aos nossos tempos (Camões, Fernão Mendes Pinto, Chassignet, Prévost, Crébillon, Mallarmé, Perec). (...) Confluem neste livro antológico algumas amostras quer do resultado do trabalho de investigação levado a cabo pêlos seus dois autores enquanto investigadores do Centro de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade do Algarve, quer do resultado do trabalho relacionado com a actividade docente enquanto professores de Literaturas e Culturas Portuguesas e Francesas, bem como de Literatura Comparada, na referida Universidade.
- Estrangeiro a si próprio. O duplo e a fobia da loucura em algumas narrativas fantásticas de Gautier e MaupassantPublication . Carvalho, Ana Alexandra Mendonça Seabra da Silva Andrade deOn propose ici l’analyse d’un aspect particulier de la représentation du concept de l’étranger, « l’étranger à soi-même », dans le contexte de la littérature fantastique française du XIXe siècle. Le héros du récit, un sujet aussi normal que son lecteur, est soudain frappé de l’image de son double. Il en devient profondément troublé, se sentant de plus en plus comme s’il avait été transformé en un étranger, en un inconnu face à son épouvantable double, dont la monstrueuse origine est perçue soit comme diabolique (chez Gautier), soit comme hallucinatoire voire extraterrestre (chez Maupassant). Il s’agira, selon les différents récits étudiés, des effets d’une possession diabolique, du vampirisme, du magnétisme et de la suggestion, du dérèglement de la raison par lequel le personnage subit un dédoublement de personnalité, une déperdition, où le Moi se déchire et se regarde du dehors, dépossédé de soi par un « autre soimême » agissant en toute l’étrangeté d’un double négatif.
- Fantástico e onírico em Urbano Tavares Rodrigues: o caso de "Filipa Nesse Dia”Publication . Carvalho, Ana Alexandra Mendonça Seabra da Silva Andrade deNo romance Filipa Nesse Dia de Urbano Tavares Rodrigues, o funcionamento dos elementos insólitos (sejam eles reais, sobrenaturais, sonhados ou imaginários) prenuncia o desfecho trágico, evocando a simbologia iniciática do conto maravilhoso e fazendo com que a personagem e o leitor hesitem entre a sua natureza real ou fantasmagórica (sendo que este fantasma tanto pode ser sobrenatural como onírico, fruto do sonho ou da alucinação). O romance instaura esta ambiguidade interpretativa desde o início, mantendo-a até ao fim.
- A figura de Schah-Baham nos contos orientais de Claude CrébillonPublication . Carvalho, Ana Alexandra Mendonça Seabra da Silva Andrade deNeste artigo, analisa-se a figura do sultão Schah-Baham, personagem de duas narrativas de perfume oriental da autoria do francês Claude Crébillon (1707-1777), Le Sopha e Ah, quel conte!. Apresentado como neto do par nuclear das Mil e Uma Noites, Schah-Baham caracteriza-se pela idiotice. O seu interesse pelos contos que escuta resume-se aos pormenores eróticos e vulgares, revelando-se um auditor ingénuo, apressado, mas tirano. Contudo, não se coíbe de tecer comentários reveladores do seu medíocre entendimento dos sentidos profundos das histórias narradas, mostrando-se fascinado pelos aspetos superficiais dos contos. Os dislates do sultão servem, porém, de alerta ao leitor relativamente a pistas interpretativas falsas, quer no que diz respeito à desvalorização literária dos contos orientais e do género romanesco, quer a uma crítica psicológica, social e política de alto risco, uma vez que o idiota aqui representado constitui uma figuração do próprio soberano absolutista, o rei Luís XV, e da corte francesa.
- Figurações do feminino em Printemps et Autres Saisons de J.-M.G. Le ClézioPublication . Carvalho, Ana Alexandra Mendonça Seabra da Silva Andrade deTendo-se estreado literariamente em 1963 com Le Procès-Verbal, um romance que problematiza o código romanesco em sintonia com as propostas teóricas do nouveau roman herdadas da década anterior, e que lhe valeu o prémio Renaudot, Le Clézio mostrar-se-á doravante não apenas um escritor prolífico, mas, acima de tudo, constantemente em busca de novos objectos de observação e de novas formas de escrita. Servindo-se da escrita como meio de autoconhecimento e de tentativa de compreensão dos outros e do universo, viajará de uma estética próxima do nouveau roman para uma outra que, a pouco e pouco, recupera o romanesco, o maravilhoso, o mitológico, o histórico, etc., transfigurando, contudo, os códigos narrativos do passado. A composição de Printemps et autres saisons revela cinco figuras femininas, que podem ser vistas como símbolos de transformação, de errância, de renascimento para o amor e a vida.