Browsing by Author "Gil, Francisco Baptista"
Now showing 1 - 10 of 22
Results Per Page
Sort Options
- As Artes Visuais na educação pré-escolar: O que pensam as futuras educadoras?Publication . Ferreira, Cátia Cristina Mangas; Gil, Francisco Baptista; Rocha, Rute Cristina Correia daCom este trabalho pretendeu-se conhecer o que as futuras educadoras em Educação Pré-Escolar pensam sobre a integração das artes visuais nas atividades educativas com crianças.
- As artes visuais na educação: das habilidades às estratégias de conhecimentoPublication . Gil, Francisco BaptistaNeste texto propõem-se uma reflexão sobre a educação artística, mais concretamente da expressão plástica e visual e algum dos seus principais problemas a nível teórico e prático. Começando por analisar o percurso do ensino e aprendizagem ao longo da história, questionamos hoje, as suas práticas, entre o ensino tradicional e a necessidade de encontrar caminhos alternativos, adequados a um mundo em permanente mudança. Tenta-se perceber a conceção de arte, de onde partimos e a sua importância nas práticas educativas, bem como a influência da conceção filosófica do ser humano por parte dos professores e educadores, em relação à forma como abordam as propostas educativas que desenvolvem.
- Club Farense: uma associação cultural centenáriaPublication . Gil, Francisco BaptistaO Club Farense, associação cultural centenária (fundada em 1863) tem, desde a sua criação, grande relevo na sociedade farense, organizando algumas importantes atividades culturais. É na sua sede actual, no Solar dos Pantojas (Séc. XVII) edifício classificado, situado no centro da centro da cidade de Faro, que nos últimos anos o Club tem intensificado a sua ação cultural, com uma atividade regular de eventos diversificados. Nesta entrevista a Augusto Miranda, presidente da direção, procuramos conhecer um pouco melhor a ação cultural desenvolvida, o contexto onde se desenvolve e as suas inquietações entre públicos, artistas e programadores.
- Conhecimento declarado sobre as práticas em Expressão Plástica e VisualPublication . Viegas, Patrícia; Pereira, Mónica; Gil, Francisco BaptistaNeste trabalho procura aceder-se ao conhecimento declarado sobre as práticas e desafios que se colocam aos professores e educadores nas atividades de expressão plástica e visual no Ensino Básico em Portugal. Estando hoje a formação dos professores, organizada em dois ciclos de estudos superiores: um primeiro ciclo de formação inicial em educação básica e um segundo ciclo de formação especializada com ênfase nas práticas de ensino supervisionada, procurámos estudar alguns relatórios dessas práticas, realizados para a obtenção do grau de mestre.
- Demitimos o fotógrafo? Uma discussão a propósito do advento dos smartphones e das selfiesPublication . Sousa, Fábio de Abadia de; Gil, Francisco BaptistaEles são os profissionais que trouxeram a eternidade para nossas vidas. Com suas câmeras e químicos insalubres e um bom conhecimento sobre o aproveitamento da luz, eles fizeram com que as nossas feições únicas ficassem registadas para os séculos vindouros. No entanto, agora, com o advento da fotografia digital nos smartphones e a moda do selfie, parece que a sua função ficou meio esquecida. Será? É uma resposta a esta pergunta o que provoca a discussão que fazemos neste texto.
- Didáctica del podcast en el programa PMAR. Una experiencia de aula en la Comunidad de MadridPublication . González Conde, María Julia; Prieto González, Hugo; Gil, Francisco BaptistaEste artículo desarrolla un análisis de tipo experimental, transversal y descriptivo en el que se plantea la ‘didáctica del podcast’. Cuenta con una estructura monográfica de acuerdo con la contextualización, diagnóstico y justificación de un proyecto educativo, como una posible solución práctica a un problema real en alumnos de 2º de Secundaria, acogidos a PMAR (Programa de Mejora del Aprendizaje y del Rendimiento) y matriculados en un Instituto de Educación Secundaria de la Comunidad de Madrid (España). Un programa oficial que se concibe como una medida de atención a la diversidad, con una metodología y programación académica específica. Para ello, se optó por una investigación cualitativa, de acción participativa y dialógica, que tiene como base las perspectivas y acciones de los participantes a través del sistema podcasting. Esto ayudó a comprender y profundizar en el fenómeno específico de este estudio, cuyo fin es presentar un análisis de resultados y una serie de conclusiones. Se emprendió para ello un proceso práctico desarrollado con estos estudiantes, en el ámbito sociolingüístico, que nos permita determinar sus avances cognitivos y emocionales, y en qué medida los docentes utilizamos materiales didácticos innovadores, como estrategia lúdica, adecuada, en el proceso de enseñanza-aprendizaje.
- Difficulties encountered by vocational training students in distance learningPublication . Bettioui, Rachid El; Gil, Francisco Baptista; Alves, Paulo; Alves, PauloThe paper mainly consisted of studying the difficulties of the distance learning applied by Moroccan Vocational Training Department. An online questionnaire was completed by 286 trainees studying in the Moroccan Specialized Institutes of Applied Technology. A Multiple Correspondence Analysis (MCA), using SPSS Statistics, was conducted to analyze the pattern of relationships of model’s variables. Also, the Chi-Square test of independence was used to determine if there is a significant relationship between the nominal variables. The findings revealed that many institutes’ students find serious difficulties in following and understanding theirs professional training from homes. They do not attend their virtual classrooms in some distance learning’s platforms such as Microsoft Teams, which need a high cost of internet connection’s fees and a previous training and support program.
- Educação Artística e Visual: Que modelos para os novos paradigmas?Publication . Moita, Matilde; Conceição, Jacinta; Gil, Francisco BaptistaNeste texto propõe-se uma reflexão sobre a educação artística e visual e o seu desenvolvimento em Portugal a partir de meados do século XIX. Um percurso histórico, onde se analisa os modelos predominantes de ensino- -aprendizagem e a sua contextualização no meio sócio-cultural. A dicotomia entre um ensino artístico para a formação de artistas e uma educação artística para a formação geral e desenvolvimento integral das crianças e jovens, continua a merecer uma reflexão cuidada perante os princípios educacionais que professores e educadores tentam implementar nas suas práticas profissionais. Referimos também alguns constrangimentos na formação docente em artes visuais, com base na sua formação inicial como artistas-professores e os desafios que se colocam na educação pela arte em contexto da educação à distância.
- Educación en Artes: en busca de nuevos modelos de enseñanza y aprendizajePublication . Gil, Francisco Baptista; Alves, Paulo; Alves, PauloEste artículo propone una reflexión sobre la educación artística y visual y su desarrollo en Portugal desde mediados del siglo XIX. Un recorrido histórico en el que se analizan los modelos de enseñanza-aprendizaje predominantes y su contextualización en el entorno sociocultural. La dicotomía entre una educación artística para la formación de artistas y una educación artística para la formación general y el desarrollo integral de los niños y jóvenes sigue mereciendo una cuidadosa reflexión a la vista de los principios educativos que los profesores y educadores intentan implementar en sus prácticas profesionales. También nos referimos a algunas limitaciones en la formación de los docentes en artes visuales, a partir de su formación inicial como artistas-docentes y a los desafíos que enfrenta la educación a través del arte en el contexto de la educación a distancia.
- Estratégias de utilização das tecnologias de informação e comunicação em contexto educativo: Um estudo com professores do ensino secundárioPublication . Gil, Francisco BaptistaTemos assistido nos últimos anos a um intenso programa de apetrechamento informático das escolas, acompanhado por um não menos importante investimento na formação contínua dos professores a nível das tecnologias da informação e comunicação (TIC). A introdução das TIC na escola permite-lhe acompanhar a modernização tecnológica que ocorre à sua volta e ao mesmo tempo criar novos desafios na função educativa. As TIC poderão dar contributos interessantes para a construção de ambientes não convencionais de ensino–aprendizagem. Contributos para a mudança e para a implementação de outras práticas pedagógicas. É nessa perspectiva que pretendemos desenvolver um estudo de utilização das TIC em contexto educativo, procurando compreender de que forma os professores gerem os novos desafios colocados pela necessidade de integrar as TIC na sua prática lectiva, nunca perdendo de vista as especificidades de cada elemento envolvido: meioescola-professor-aluno.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »