Browsing by Author "Martins, João"
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- A acção pública do trabalho de formar no âmbito da iniciativa novas oportunidades: lógicas de acção, sentidos da medida e modos de apropriação localmente produzidosPublication . Martins, JoãoPretende-se com este artigo estimular a reflexão sociológica em torno dos modos de produção da acção pública na sociedade portuguesa a partir de uma investigação de doutoramento em curso sobre o programa de políticas públicas designado por Iniciativa Novas Oportunidades. São as lógicas de acção levadas a cabo pelos formadores de adultos e pelos técnicos de RVCC 21 e os sentidos que os mesmos atribuem à medida, no momento da sua implementação nos terrenos, aquilo que nos propomos compreender. A produção de sentidos em torno dos modos de produção e de apropriação da acção pública a partir deste analisador não segue assim as clássicas abordagens implementacionistas em que as políticas públicas são apreendidas analiticamente, numa visão a partir de cima centrada no aparelho do Estado, mas segue, pelo contrário, uma abordagem bottom-up, que orienta o seu olhar para a construção colectiva da acção pública. Seguiu-se, do ponto de vista metodológico, uma lógica de investigação qualitativa. A recolha dos dados teve como principal instrumento de suporte as entrevistas semi-estruturadas e a sua produção foi feita a partir da análise estrutural de conteúdos. Ao nível dos resultados da investigação sugere-se que a orientação do Estado, na fabricação da acção pública, se faz numa lógica procedimental e que os modos de produção da acção pública, ao nível da sua implementação, fabricam-se a partir de múltiplos actores que levam a cabo lógicas de acção múltiplas e por vezes de sentido contraditório.
- Das políticas às práticas de educação de adultos: lógicas de acção, sentidos e modos de apropriação localmente produzidosPublication . Martins, JoãoA investigação científica em torno do conceito de acção pública tem vindo a ganhar uma relevância acrescida nas sociedades ocidentais contemporâneas à medida que o Estado deixa de ser o actor central e hegemónico na implementação das políticas públicas e novos actores intervêm na arena pública produzindo uma reconfiguração das políticas no sentido de uma construção colectiva dos modos de produzir a acção pública. Esta obra é assim um contributo a partir da perspectiva sociológica para a inteligibilidade social da produção das políticas públicas na sociedade portuguesa a partir de um analisador privilegiado, o programa de política educativa designado por Iniciativa Novas Oportunidades. A análise desta medida de política pública permite-nos dizer que o Estado contemporâneo passa por uma reconfiguração na forma de produção da acção pública em que as suas finalidades instrumentais/poiéticas se sobrepõem claramente às suas finalidades éticas. Constrangido por cima por actores multinacionais e transnacionais (de que a Troika é um bom exemplo) nas suas decisões, acções e recursos, o Estado que deixa de poder pôr em prática as políticas públicas por si só passa a agir numa lógica procedimental mobilizando para o cumprimento das suas finalidades os múltiplos "parceiros" da sociedade dita civil. A acção pública assim produzida resulta do trabalho poiético que os múltiplos actores no terreno diferencialmente posicionados são capazes de produzir articulando lógicas de acção múltiplas e não poucas vezes contraditórias.
- Das políticas às práticas de educação de adultos: lógicas de acção, sentidos e modos de apropriação localmente produzidosPublication . Martins, João; Casimiro Manuel Marques BalsaA investigação científica em torno do conceito de acção pública tem vindo a ganhar uma relevância acrescida nas sociedades ocidentais contemporâneas à medida que o Estado deixa de ser o actor central e hegemónico na implementação das políticas públicas e novos actores intervêm na arena pública produzindo uma reconfiguração destas últimas no sentido de uma construção colectiva dos modos de produzir a acção pública. Pretende-se com esta dissertação de doutoramento contribuir para o debate e a reflexão sociológica em torno dos modos de produção da acção pública na sociedade portuguesa a partir dum analisador privilegiado, o programa de políticas públicas designado por “Iniciativa Novas Oportunidades” . Como primeiro grande objectivo estruturante da narrativa da pesquisa propusemo-nos compreender a acção pública do trabalho de formar adultos pouco escolarizados no contexto da sociedade portuguesa. Tratou-se de perceber a partir dos modos de apropriação do trabalho dos formadores de adultos e dos técnicos de RVCC as mutações das políticas públicas ditas de “activação” (Vrancken e Macquet, 2006:83) num contexto hegemónico das políticas neoliberais (Jobert, 1994) e em simultâneo pensar a própria metamorfose do Estado contemporâneo na sua relação intrínseca com a implementação da acção pública (Lascoumes e Les Galès, 2010). Como segundo grande objectivo procurou-se compreender os modos de individuação (Martuccelli, 2006) do ser formador de educação e formação de adultos a partir dos sistemas de provação que têm que levar a cabo face ao trabalho de formar. Tratou-se agora de perceber no momento da apropriação da medida de política pública emanada da Iniciativa “Novas Oportunidades” as múltiplas formas individuadas pelas quais os formadores fazem frente ao enorme desafio de contribuir com o seu trabalho para a elevação da qualificação da população portuguesa definida oficialmente como “adulta” . E por fim, como terceiro grande objectivo, procurou-se perceber as dinâmicas, os sentidos e as lógicas de acção (Sarmento, 1997) que organizam a acção colectiva do trabalho de formar no âmbito dos cursos EFA e nas práticas de reconhecimento e validação de competências levadas a cabo nos Centros Novas Oportunidades. Seguiu-se do ponto de vista metodológico uma lógica de investigação qualitativa. A recolha de dados teve como principal instrumento de suporte as entrevistas semi-estruturadas e a sua produção foi feita a partir da análise estrutural de conteúdos. Os principais resultados da investigação sugerem que a orientação do Estado na fabricação da acção pública se faz numa lógica procedimental, que o Estado contemporâneo conduz a sua acção secundarizando as suas finalidades éticas em detrimento do agir poiético e que em paralelo com os constrangimentos que obrigam o Estado a agir predominantemente no seu modo Poiético ele não deixa nunca de se autoproduzir numa lógica autopoiética que tem como finalidade última o controlo social e a manutenção do poder pelo poder. Neste sentido, pressupõe-se que ele não abandona nunca a sua finalidade política, no sentido dado por Maquiavel na sua análise do Estado Moderno.
- Os efeitos da Iniciativa Novas Oportunidades na vida dos indivíduos: o caso da região do AlgarvePublication . Martins, João; Salvado, BernardoA Iniciativa Novas Oportunidades foi um dos programas de política pública educativa de maior dimensão na sociedade portuguesa nas últimas décadas. Pretende-se com este artigo sistematizar, a partir de alguns resultados da investigação já realizada sobre esta problemática, alguns dos principais efeitos desta Iniciativa. Os impactos do programa serão analisados a partir de três dimensões de análise consideradas fundamentais. Uma dimensão mais intersubjectiva centrada no reconhecimento e na valorização dos indivíduos. Uma dimensão centrada na análise dos impactos do programa não só do ponto de vista individual mas também no interior das suas famílias e uma terceira dimensão centrada sobre os impactos na empregabilidade e na vida profissional. A imersão nos estudos já realizados permitiu perceber que esta medida de política pública produz efeitos ao nível do reconhecimento social dos indivíduos e da confiança institucional em si; das competências reconhecidas e produzidas e das disposições para a aprendizagem no interior das famílias. Discute-se também os impactos ao nível da empregabilidade defendendo-se a necessidade de aprofundar este debate e o alargar dos estudos neste domínio.
- Identidades e culturas profissionais dos formadores na era da informaçãoPublication . Carreira, Teresa Pires; Martins, JoãoDo ponto de vista epistemológico a temática das identidades tem sido objecto de estudo das mais diversas disciplinas das ciências sociais. A psicologia, a psicossociologia, a sociologia, as ciências da educação. Cada campo científico tem desenvolvido a problemática das identidades do seu ponto de vista específico.
- Modos de reconfiguração da ação pública num contexto de subida das incertezas : uma reflexão a partir das políticas de educação básica de adultosPublication . Martins, JoãoFaz-se neste artigo uma relexão sobre a reconiguração da ação pública na sociedade portuguesa a partir da análise da implementação de um programa de políticas públicas de educação de adultos com incidência nos sentidos e nos modos como os atores encarregues de o colocar em prática dele se apropriam e o reinterpretam. Os resultados da investigação aqui mobilizada permitem dizer que a produção da ação pública é atravessada por lógicas de ação múltiplas e não poucas vezes de sentido contrário entre si, o que é revelador das tensões, ambivalências e contradições pelas quais são atravessadas as políticas e as práticas de educação de adultos num contexto contemporâneo de subida de múltiplas incertezas. A produção da ação pública é hoje o resultado da intervenção de uma multiplicidade de atores com características marcadamente diferenciadas numa ação construída coletivamente a múltiplos níveis.
- Modos individuados de relação ao trabalho dos formadores de adultos na sociedade portuguesa: a fabricação de identidades híbridas e incertas num contexto hegemónico do novo precariado flexívelPublication . Martins, JoãoCom este texto pretende-se divulgar os resultados parciais de uma investigação de doutoramento em Sociologia realizada na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa em que uma das dimensões em análise esteve directamente relacionada com os modos individuados de relação ao trabalho dos formadores de educação básica de adultos no âmbito do programa de políticas públicas Iniciativa Novas Oportunidades. Tendo como um dos olhares teóricos centrais a sociologia da individuação e procurando a investigação compreender em profundidade os modos de apropriação desta medida de política educativa a partir da perspectiva dos actores que têm a responsabilidade de a implementar, foi possível constatar que os modos individuados de relação ao trabalho dos formadores de adultos estão marcados socialmente pela fabricação de identidades híbridas e incertas e pelo modelo hegemónico da precariedade flexível. Este modelo que é claramente dominante da condição face ao trabalho dos formadores está em consonância com as exigências do novo espírito do capitalismo. Instalados na precariedade, a maior parte destes indivíduos querem-se adaptáveis, flexíveis, disponíveis a todo o momento para as necessidades do mercado da formação e estão socialmente marcados por uma identidade projecto.
- As políticas de educação básica de adultos à prova da Sociologia: uma avaliação da herança do programa de políticas públicas iniciativa Novas OportunidadesPublication . Martins, JoãoA iniciativa Novas Oportunidades resultou de um forte voluntarismo governamental que teve como grande objectivo a elevação da qualificação da população portuguesa e o reconhecimento e a certificação dos adquiridos experienciais que as pessoas adultas desenvolvem ao longo das suas vidas. Esta medida teve uma enorme visibilidade social em Portugal, gerando inclusivamente uma forte controvérsia na arena pública, com os seus crentes defensores a posicionarem a INO ao serviço da “batalha da qualificação”; e no pólo oposto, os cépticos, a defenderem a ideia de que a INO mais não fez do que “certificar a ignorância”. Torna-se assim da maior importância indagar a partir da produção cientificamente sustentada pelos cientistas da educação quais foram afinal os efeitos da INO na qualificação da população portuguesa. Mobilizando alguns dos principais estudos que se fizeram em Portugal procura-se contribuir para uma visão mais objectiva da herança deste programa governamental. Os resultados permitem-nos desde logo encontrar efeitos de sentido positivo no desenvolvimento de competências de literacia; no uso das competências de TIC; no reforço das disposições para continuar a aprender e procurar mais educação; até ao reforço de competências de cidadania, hoje cruciais para a vivência num mundo social de enorme complexidade e incerteza. Podemos ainda também constatar que um dos efeitos esperados das finalidades do programa menos conseguido foi ao nível da empregabilidade dos indivíduos e aqui é preciso em nosso entender desmistificar as versões funcionalistas da educação que fazem depender a empregabilidade quase única e exclusivamente da aposta no investimento em educação.
- As políticas públicas de educação de adultos em mutação: uma reflexão a partir de uma sociologia política da acção públicaPublication . Martins, JoãoProcura-se com este texto pensar as transformações das políticas públicas de educação de adultos na actualidade a partir de um modelo analítico inspirado na sociologia política da acção pública. Os modelos teóricos de análise das políticas públicas sofreram uma evolução nas suas propostas de compreensão da realidade à medida que as próprias políticas sofriam as suas transformações. De uma primeira leitura muito inspirada nas Policy Sciences e centrada na implementação de políticas a partir do topo do Estado caminhamos hoje para a descoberta de uma leitura sociológica inspirada no conceito de acção pública, o que abre espaço para pensar a complexidade do modo de produção das políticas a partir de uma abordagem predominantemente a partir de baixo, sem deixar de ter em conta a interpenetração dos diferentes níveis onde as políticas públicas produzem os seus efeitos. Defendemos a ideia de que as políticas de educação e formação de adultos na sociedade portuguesa são um terreno empírico de excelência para pensar os modos de produção da acção pública na contemporaneidade e em simultâneo para perceber as transformações no papel do Estado. É isso que procuramos demonstrar a partir da análise do caso português neste século XXI.
- As provações do trabalho dos formadores de adultos pouco escolarizados: Uma reflexão a partir da Sociologia da IndividuaçãoPublication . Martins, JoãoProcura-se com esta comunicação fazer uma reflexão em torno das principais provações e desafios que se colocam aos formadores de adultos no seu trabalho quotidiano com adultos pouco escolarizados. Partindo de uma investigação empírica sobre as políticas e as práticas de educação e formação de adultos em Portugal que privilegiou a lógica da descoberta e o estudo em profundidade do trabalho dos formadores e enquadrada a pesquisa por uma sociologia da individuação e pelo conceito de épreuve, os resultados apontam como principais provações destes trabalhadores do social o terem que trabalhar com e sobre um público percepcionado como “difícil”; o desafio de mudar os comportamentos dos destinatários da formação; a gestão de uma ordem social potencialmente conflitual, a gestão da diferença associada a um público sentido como heterogéneo e marcado por um baixo nível de literacia e a prova da incerteza e da imprevisibilidade, traços marcantes e estruturantes do seu ofício.
