ESE4-Vários
Permanent URI for this collection
Outras publicações de divulgação científica, técnica, cultural e artística
- Artigos ou capítulos de livros
- Materiais multimédia
- Livros
Browse
Browsing ESE4-Vários by resource type "conference object"
Now showing 1 - 10 of 13
Results Per Page
Sort Options
- 1ª Jornadas do Teatro do Oprimido, 13 e 14 de abril 2017Publication . Baião, Ana; Alves, Paulo; Correia, Raquel AlmeidaAs I Jornadas do Teatro do Oprimido nos dias 13 e 14 de abril, na Escola Superior de Educação e Comunicação, têm como objetivo a divulgação, a difusão, a partilha e a reflexão desta poética teatral, que produz: participação através de um diálogo horizontal entre pessoas, independentemente da sua raça, género, credo, classe, orientação sexual; consciencialização de um sentido crítico face ao modo como se aceita e se conhece o mundo; valorização das várias vozes e suas histórias de vida como conhecimento; intenção na tensão que promove entre minorias e maiorias e modos alternativos de se ser em sociedade; questionação de um status quo que transgride cânones sociais, culturais, educativos, teatrais e económicos. Com estas Jornadas pretendemos congregar pessoas diferentes, de diversas valências sociais, de diferentes zonas do país e fora de portas também, num debate enriquecedor sobre experiências em Teatro do Oprimido como (trans)formador de pessoas que procuram acima de tudo um mundo mais justo e equitativo. O Teatro do Oprimido foi criado por Augusto Boal em países da América Latina em 1971 aquando do seu exílio. Em 1978 fixou-se em Paris e fundou o Centro de Teatro do Oprimido (CTO)- Paris. O Teatro do Oprimido existe há 46 anos espalhado pelos cinco continentes e segundo o CTO – Rio é praticado em mais de setenta países.
- Apresentação do Nº 1 da Revista FoliumPublication . Anica, AuríziaRevistas históricas de municípios ou de arquivos históricos municipais Algarve, 50º aniversário da Revolução de Abril.
- As condições sociais das mulheres no século XIXPublication . Anica, AuríziaCom esta comunicação pretende-se demonstrar que a emergência do sufragismo em Portugal compreende-se num processo de «civilização dos costumes» que remonta ao período da monarquia liberal em que mulheres e homens têm um papel ativo. Neste processo as alterações são visíveis a partir de meados do século XIX, acelerando no último quartel do século. Só tornando visíveis as estratégias de resistência à dominação masculina e a modernização da cultura e das relações de género na longa duração é possível compreender a emergência do sufragismo feminista republicano do princípio de novecentos.
- Ensino superior na sala de aula do ensino básico: experiência de formação em matemáticaPublication . Guerreiro, António; Veia, LucianoA melhoria de condições de ensino e aprendizagem da matemática e a valorização dos professores nesta disciplina constitui um desafio para todos os países, para todos os governos e para todas as instituições de ensino superior, particularmente para as instituições de formação de educadores (crianças dos 3 aos 5 anos) e de professores do ensino básico (estudantes dos 6 aos 15 anos) e do ensino secundário (estudantes dos 16 aos 18 anos). Tendo em vista o reforço do conhecimento matemático dos professores dos primeiros anos de escolaridade, o governo português decidiu, em 2005, criar um Programa de Formação Contínua e Matemática para professores do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico (estudantes dos 6 aos 12 anos), em todo o país, envolvendo dezoito instituições de Ensino Superior com formação destes ciclos de ensino, de entre os quais a Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve. Nesta comunicação apresenta-se os princípios, os objetivos e a estrutura do programa de formação contínua em matemática, o envolvimento dos professores a nível nacional e regional nos últimos 5 anos de formação e o trabalho desenvolvido pela equipa de formadores da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve com incidência nos materiais produzidos, nos momentos de formação em grupo de professores e na sala de aula dos alunos dos 6 aos 10 anos (1.º ciclo do ensino básico). Relata-se ainda episódios de formação. De sala de aula e de reflexão, no âmbito do conhecimento matemático, didático e curricular.
- Envelhecimento ativo e educaçãoPublication . Anica, AuríziaO envelhecimento humano é um período do ciclo de vida caracterizado pela diversidade, plasticidade e multiplicidade das trajetórias desenvolvimentais, importando que seja «bem-sucedido» ou «ativo», assente na participação social, na saúde e na segurança, âmbitos nos quais é decisiva a educação. A educação ao longo da vida permite neste processo maximizar os ganhos e minimizar as perdas. O envelhecimento, embora universal, ocorre de forma diferenciada, segundo o indivíduo, o género e a cultura, motivos pelos quais a aprendizagem ao longo da vida deve incluir os mais velhos e contemplar uma abordagem biográfica, participativa, contextualizada.
- Estrategias y actividades en la sala de aula con las tecnologías de la información y comunicación: un estudio con profesores de la enseñanza básica y secundária en PortugalPublication . Gil, Francisco BaptistaEn las escuelas portuguesas se han implementado en los últimos años importantes programas de equipamiento y de formación de profesores en Tecnologías de la Información y Comunicación (TIC). La utilización de las tecnologías en contextos educativos, gana todos los días nuevos adeptos entre el profesorado, a pesar de las desconfianzas y de las limitaciones financieras de los centros educativos. La llegada de Internet a la sala de aula, podrá constituir un importante recurso de manera a posibilitar nuevos caminos en la enseñanza y el aprendizaje. Es desde esta perspectiva, que hemos intentado comprender cómo solucionan los profesores los problemas involucrados con la utilización de los nuevos medios que complejizan la sala de aula y con las actividades y estrategias propuestas y realizadas con los alumnos. Cierto es, que continúan a ser casos puntuales, las experiencias hechas por profesores con las TIC en la sala de aula, pero es interesante observar, que a pesar de los esfuerzos en la innovación, continúan a existir asimismo algunas dificultades en adaptar los nuevos medios a las nuevas pedagogías.
- Formação em alimentação e nutrição na pessoa idosaPublication . Mateus, Maria; Meireles, Manuela; Pinto, Ezequiel; Braz, NidiaComunicação onde se apresentou a atividade de formação desenvolvida no âmbito do projeto “Centro Internacional Sobre o Envelhecimento”. Nesta atividade foram criadas sessões de capacitação com o objetivo de sensibilizar e capacitar técnicos, cuidadores e idosos da comunidade para a importância da alimentação como fator promotor de um envelhecimento mais ativo e com mais qualidade e vida. As temáticas abordadas nestas sessões foram as seguintes:” Risco nutricional, necessidades nutricionais no idos e estratégias alimentares”; “Alimentação no idoso com demência, disfagia e hidratação” e “Doenças Metabólicas: Obesidade, Diabetes mellitus, Doenças cardiovasculares e Hipertensão arterial” e “Alimentação saudável”. Nas quais se abordaram as implicações destas situações no estado nutricional e apresentaram-se estratégias alimentares e nutricionais, para uma ingestão alimentar e hídrica adequadas.
- Formação pós-graduada em Gerontologia Social na UALG: balanço e perspetivasPublication . Anica, AuríziaPretende-se traçar as linhas de evolução da oferta formativa da UALG na área da Gerontologia, desde a criação do curso de pós-graduação até à criação do curso de mestrado, caracterizando a evolução da procura de formação na mesma área. Analisa-se seguidamente os resultados obtidos até ao momento, indicando os caminhos da investigação já percorridos e terminando com uma reflexão sobre as perspetivas futuras, no quadro da oferta formativa de 2os ciclos da UALG.
- Humor y estereotipos en los cómics de EdibarPublication . Gil, Francisco BaptistaPartiendo del discurso de Lucio Oliveira, a través de sus cómics y su obra gráfica y humorística en Edibar, este texto pretende analizar los estereotipos sociales desde los supuestos teóricos del Análisis del Discurso. Nuestra intención es comprender cómo se articula el humor en torno a algunos estereotipos de los roles sociales de hombres y mujeres. Sabiendo que los estereotipos son etiquetas sociales, conceptos, ideas o modelos de imagen que se atribuyen a ciertas personas, pretendemos cómo las referencias a unos estándares pueden provocar su refuerzo o su deconstrucción como crítica social.
- Linguagem escrita versus intencionalidade educativa refletidas nos projetos curriculares de grupoPublication . Horta, Maria Helena; Reyes Santana, Manuel; Gonçalves, José AlbertoConscientes de que a abordagem à escrita também faz parte da educação pré-escolar, sendo papel do educador o de facilitar a emergência da linguagem escrita (Ministério da Educação, 1997); que no final da educação pré-escolar se espera que as crianças mobilizem uma série de conhecimentos linguísticos e competências determinantes na aprendizagem da linguagem escrita e no sucesso escolar (Ministério da Educação, 2010); e que a linguagem escrita poderá ser uma condicionante para o sucesso académico das crianças, desde o início da educação pré-escolar, pretendemos desenvolver um estudo com o objectivo de conhecermos como se aborda a aprendizagem da linguagem escrita na fase final da educação pré-escolar nos jardins de infância da rede pública do Ministério da Educação, na região do sotavento algarvio.