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Browsing ESE1-Teses by Subject "2.º ciclo do ensino básico."
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- A importância das atividades práticas de Ciências Naturais no processo de ensino e de aprendizagem de alunos do 2.º ciclo do ensino básico: o caso das trocas nutricionais entre o organismo e o meio, nas plantasPublication . Serra, Inês Branco; Gonçalves, Carla Alexandra L. D. R. DionísioO presente estudo decorreu durante a Prática de Ensino Supervisionada (PES), no decorrer do segundo ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), com uma turma de 20 alunos do 6.º ano de escolaridade. O estudo que aqui se apresenta foi realizado no ano letivo 2020/2021, durante um período singular: a pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2. Pretende-se, com este estudo, averiguar quais as competências que as atividades práticas e/ou experimentais, no âmbito da Educação em Ciências, permitem desenvolver nos alunos do 2.º CEB, em particular no que concerne à temática das trocas nutricionais entre o organismo e o meio, nas plantas. Para atingir este pressuposto, utilizou-se uma metodologia de cariz qualitativo, com orientação interpretativa e descritiva. De acordo com as questões de investigação e com os objetivos estabelecidos, os dados foram recolhidos através da observação participativa, do inquérito por questionário e do inquérito por entrevista, aos alunos participantes no estudo, bem como através de uma entrevista semiestruturada à professora cooperante. Também foi efetuada uma intervenção pedagógica com os alunos, tendo sido delineadas e realizadas três atividades práticas e/ou experimentais no decurso das aulas de Ciências Naturais. A análise dos resultados obtidos permitiu perceber as inúmeras potencialidades do trabalho prático e/ou experimental, como recurso didático para a Educação em Ciências, tendo, as atividades implementadas, mostrado o envolvimento dos alunos, a aquisição de aprendizagens significativas e o desenvolvimento de outras competências científicas, tais como: aprimorar a linguagem científica; desenvolver atitudes positivas face à Ciência; incrementar a motivação nas aulas; promover o trabalho cooperativo; e, entre outras, fomentar o gosto pelas Ciências Naturais.
- O uso da gamificação em contexto de sala de aula, como fator motivador para aprendizagem de inglês, língua estrangeira, no 2º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Calvinho, Marta Agostinho; Orega, Maria Isabel MendonçaO presente estudo incide na utilização da gamificação em sala de aula como uma estratégia motivadora na aprendizagem de Inglês, no 2º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo deste estudo é mostrar que ao utilizar uma aula mais prática e dinâmica, como o uso da gamificação, é um fator motivador que ajuda o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Pretendemos mostrar que este tipo de aula promove a motivação para a aprendizagem da língua e é, também, uma estratégia para fugir ao tipo de aula tradicional a que os alunos estão habituados e que já não os motiva. Então, é necessário criar estratégias que continuem a suscitar interesse e entusiasmo por aprender. Neste estudo foram recolhidos dados através de registo de observações por parte da docente e por aplicação de questionários a uma turma de 5.º ano do 2.º Ciclo durante a Prática de Ensino Supervisionada. Com a aplicação destes questionários conseguimos perceber que a utilização do jogo em sala de aula é, efetivamente, motivadora e faz despertar efeitos positivos no interesse, autonomia e desenvolvimento dos alunos a longo prazo. A gamificação pode constituir um recurso impulsionador da motivação dos alunos e que está de acordo com as suas necessidades.